Criação de valor em uma empresa e o diálogo com normas contábeis

“A estimativa e o crescimento do valor da empresa estão sempre alinhados às decisões estratégicas financeiras”

  • 17/01/2024
  • Oscar Malvessi
  • Artigo

É fato: a análise da geração de valor de boa parte das companhias abertas brasileiras ainda parte de métodos lançados há mais de meio século e que, infelizmente, ainda estão atrelados, basicamente, a normas contábeis e regulatórias, que, por sua vez, dizem mais respeito ao cumprimento de exigências legais (bastante necessárias, registre-se) do que, propriamente, à mencionada geração de valor para acionistas, investidores e para o mercado de maneira geral.

Na nossa avaliação, é hora de rever esses conceitos, avaliando os resultados das companhias vis-à-vis, o custo de oportunidade para esses acionistas e investidores.

Nesta breve reflexão, apresento quatro pontos que aprofundo em meu quinto e mais recente livro, "Como Criar Valor na sua Empresa - Método VEC", sobre o tema:

1 - Criação de valor não é o mesmo que lucro contábil
Ponto de partida desta nossa discussão. Demonstrações contábeis, como acabamos de mencionar, dizem respeito à apuração de tributos e demais contribuições no caso das empresas em geral. O lucro reportado pela contabilidade segue os princípios e normas internacionais de contabilidade. Sua finalidade é predominantemente fiscal, tributária e societária, não havendo preocupação com o retorno ao acionista. A metodologia de criação de valor, por sua vez, adota o conceito de lucro econômico, que leva em consideração, entre outros fatores, o custo de oportunidade do capital investido pelos acionistas na empresa. Afinal, a empresa está gerando valor para esse acionista?

2-  Criação de valor diz respeito a custo de oportunidade
Um desdobramento do primeiro item. Como acabamos de explicar, o custo de oportunidade é um ponto central. A riqueza do acionista ocorre quando a valorização dessa mesma empresa no mercado é superior ao patrimônio líquido. O mercado, portanto, reconhece a criação de valor na forma da valorização dos papéis. A criação de valor acontece quando a rentabilidade das operações da empresa supera seu custo de oportunidade. Logo, o objetivo do Método VEC é melhorar, de forma contínua, a geração de caixa, o nível da criação de valor e aumentar a riqueza da empresa, com visão do impacto do custo de oportunidade dos negócios.

3- O valor de mercado de uma companhia aberta é um “termômetro” da criação de valor
O valor de mercado de uma empresa listada em Bolsa é, como o distinto leitor provavelmente sabe, um dos principais indicadores de criação de valor. E, para aumentar esse valor, é fundamental conhecer os indicadores que impactam positivamente os resultados operacionais, a geração de caixa e responder a questões que a análise financeira tradicional, realizada a partir dos balanços, não se preocupa em abordar. Aqui, trago alguns deles: ROIC (Retorno sobre o Capital Investido), que avalia o retorno do capital investido e responde sobre a qualidade do uso e retorno dos ativos operacionais; LOLIR (lucro operacional após IR); o VEC® (Valor Econômico Criado), que mede a criação de valor da empresa e o VAM (Valor Adicionado pelo Mercado), que avalia a riqueza percebida pelo mercado ao comparar o valor de mercado da empresa com seu patrimônio líquido - apenas para as empresas de capital aberto; o fluxo de caixa livre, que mede a geração de caixa da empresa, sendo o principal driver para medir seu valor através do valuation gerencial.

4- Conselheiros, gestores e os próprios acionistas devem se envolver no processo de criação de valor
O método VEC de criação de valor pode ser uma importante ferramenta para apoiar conselheiros e gestores na compreensão do negócio, monitorando as ações da gestão com um olhar voltado para o futuro e um foco constante na valorização da empresa. É importante, por exemplo, que diretores de diferentes áreas e unidades de negócio compartilhem uma visão comum, promovendo a gestão integrada das decisões. Essa integração de esforços, por sua vez, possibilita melhorar diversas áreas da empresa, incluindo atividades, unidades de negócio, produtos e processos. Toda empresa existe com o objetivo de aumentar seu valor de mercado. Se ela vale, suponhamos, R$ 200 milhões, por que não poderia valer R$ 300 milhões, R$ 400 milhões ou até mais? A questão é por que determinadas empresas, no mercado, valem menos do que o patrimônio investido pelos acionistas?

O método VEC permite o acompanhamento da criação de valor em tempo real na empresa, logo os conselheiros e gestores da empresa conseguem ver se os resultados estão adequados aos objetivos e metas definidas na estratégia. O valuation gerencial, por exemplo, é uma ferramenta introduzida pelo método VEC, que reporta como as estratégias adotadas podem criar valor na empresa. Esse é um processo contínuo e que possibilita o acompanhamento e a evolução dos resultados ao longo do tempo. Dessa forma, a estimativa e o crescimento do valor da empresa estão sempre alinhados com as decisões estratégicas financeiras e o objetivo de aumentar a criação de valor.


Sobre o autor: Oscar Malvessi é professor da EAESP-FGV e ex-coordenador do caderno de Monitoramento Empresarial do IBGC.

Este artigo é de responsabilidade dos autores e não reflete, necessariamente, a opinião do IBGC.

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