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Programa Diversidade em Conselho (PDeC)

O Programa Diversidade em Conselho (PDeC ou Programa) é uma iniciativa do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), que conta com o apoio institucional da Bolsa de Valores do Brasil (B3), Egon Zehnder, International Finance Corporation (IFC) e WomenCorporateDirectors (WCD). Além das quatro organizações apoiadoras, o Programa conta também com a participação de diversos profissionais de mercado que atuam como membros voluntários.

O PDeC tem por objetivo promover e fortalecer a diversidade em conselhos de administração, conselhos consultivos, deliberativos ou fiscais e comitês de assessoramento ao conselho de empresas e outras entidades brasileiras, com foco na diversidade de gênero, incentivando a inclusão e o aumento da participação de mulheres nesses colegiados.

O Programa, que está em sua 8ª edição, se desenvolve por meio de três pilares: 

  • curso elaborado pelo IBGC exclusivamente para o PDeC no formato semipresencial (aulas online e presenciais);
  • mentoria realizada com conselheiros(as) formadores(as) de opinião do ecossistema de conselhos;
  • eventos e workshops que visam a promoção de networking.


Desde a sua primeira edição, 207 mulheres já participaram do PDeC e 63% delas assumiram assentos em conselhos ou comitês. Para a 8ª Edição do Programa serão selecionadas até 35 participantes, dentre elas até 5 bolsistas. O Programa não assume a obrigação de preencher todas as 35 vagas, caso não existam candidatas que atendam a todos os requisitos.

Público

O PDeC é destinado a mulheres que tenham qualificação, experiência profissional e competências comportamentais relevantes para agregar valor aos conselhos de administração, fiscais, consultivos ou deliberativos e comitês de assessoramento aos conselhos, e com interesse e disponibilidade imediata para essa atuação, ou que estejam em fase inicial em suas carreiras como conselheiras.

Cronograma 2024

  • 15/01/2024 - Abertura das Inscrições
  • 15/01 a 26/01 - Fase de Inscrição
  • 29/01 a 23/02 - Fase 1 - Análise das Inscrições e classificação inicial com base no formulário preenchido
  • 26/02 a 01/03 - Fase 1 - Envio de e-mail para as candidatas não-classificadas e classificadas e agendamento das entrevistas para a Fase 2 junto as candidatas classificadas
  • 04/03 a 29/03 - Fase 2 - Entrevistas com candidatas classificadas
  • 08/04 a 12/04 - Fase 2 - Envio de e-mail para as candidatas selecionadas e não-selecionadas
  • 18/04/2024 - Evento de Abertura + Aula inaugural do curso (Participação presencial obrigatória para as participantes do Programa das 8h30 às 18h00)

Perguntas

Sim. O PDeC é destinado a mulheres que tenham qualificação, experiência profissional e competências comportamentais relevantes para agregar valor aos conselhos de administração, fiscais, consultivos ou deliberativos e comitês de assessoramento aos conselhos, e com interesse e disponibilidade imediata para essa atuação, ou que estejam em fase inicial em suas carreiras como conselheiras.
Não há restrições para pessoas que trabalham nas organizações apoiadoras do PDeC. Porém, para garantir isenção no processo seletivo, todos os membros do Programa que participam como entrevistadores devem sinalizar, antecipadamente, se há qualquer tipo de conflito de interesse com as candidatas que irão avaliar. Quando há indicação de algum conflito, a candidata é remanejada para outro grupo de entrevistadores.
  • C-Level ou equivalente (CEO, Vice-Presidente ou Diretora sênior; empresária/empreendedora acima de 250 funcionários ou R$10 M de faturamento; sócia de escritório de advocacia ou consultoria acima de 100 funcionários, etc.);
  • Mínimo de 10 anos de experiência profissional em cargos de alta liderança (Diretor ou superior);
  • Sólida formação acadêmica;
  • Interesse e disponibilidade imediata para ingressar em Conselhos; • Conhecimento sobre governança corporativa.
  • Desejável experiência acadêmica ou profissional em diferentes geografias e/ou internacionalmente
  • Desejável ter concluído curso para conselheiros de administração ministrado pelo IBGC ou curso equivalente ministrado por outra entidade
Não. Na Fase 1 do processo seletivo serão analisados todos os dados enviados através do formulário de inscrição, bem como o respectivo perfil do LinkedIn. O processo leva em consideração os critérios estabelecidos no Edital que está disponível na página  do Programa.
As candidatas classificadas para a Fase 2 serão notificadas de forma individual, via e-mail em nome do PDeC ([email protected]), para:
a) participarem de entrevista online e realizada em grupo;
b) encaminharem, via email,  o certificado de conclusão do curso para conselheiros de administração (caso tenha concluído) e carta de recomendação.

O Programa divulgará publicamente apenas a lista das candidatas aprovadas.
Sim. Ao término da Fase 1 e após a conclusão da Fase 2, as candidatas não selecionadas serão notificadas de forma individual em nome do PDeC pelo e-mail: [email protected].
Não. Infelizmente, não é possível dar um feedback individualizado para cada candidata. O processo seletivo leva em consideração os critérios estabelecidos no Edital que está disponível na página do Programa, além de avaliar áreas de conhecimento, setores de atuação, geografia, experiências, atividades,  vivências que possam promover o maior espectro de diversidade da turma, como também a disponibilidade de tempo para dedicar-se ao Programa e a prontidão para assumir imediatamente posições em conselhos.
Sim. A candidata não selecionada pode se inscrever novamente no ano seguinte, sendo recomendável o atendimento dos critérios estabelecidos no Edital.
Sim. Ao final do Programa será entregue o certificado de conclusão para as participantes que tenham cumprido o percentual mínimo de presença de 75% (setenta e cinco por cento) no curso, bem como nos eventos e workshops, além do cumprimento obrigatório de um mínimo de 6 (seis) sessões de mentoria.
Não. O Programa não oferece facilitação, indicação para processo de seleção ou de colocação em Conselhos. Porém, o PDeC promove algumas ações para dar visibilidade às mulheres com perfil para atuar em conselhos ao aproximá-las de conselheiros(as) que atuam em grandes empresas e outros players importantes deste ecossistema
O curso ministrado pelo IBGC é em formato semipresencial, com aulas online e presenciais, que são realizadas na sede do IBGC.  O curso tem calendário fixo, que será disponibilizado no início do Programa. Os eventos do PDeC acontecem na cidade de São Paulo sendo na sede do IBGC ou em outros lugares definidos pela Gestão do Programa e pelos apoiadores institucionais. O formato é híbrido, sendo obrigatória a presença física das participantes do Programa e recomendável para os demais convidados/as. Os eventos tem calendário fixo, que será disponibilizado no início do Programa. Os encontros individuais de mentoria devem ser agendados por iniciativa da participante (mentorada) em datas e locais a serem acordados com o respectivo mentor ou respectiva mentora.

O Curso para Conselheiros de Administração do IBGC possibilita aos participantes,  ter um olhar ampliado e vivência prática sobre a atuação do conselheiro de administração no contexto atual do ambiente de negócios, assim como refletir sobre o conselho do futuro. Para conhecer mais, acesse este link: https://www.ibgc.org.br/cursos/conselheiros-administracao

Já o PDeC é direcionado somente para as mulheres, pois tem como objetivo promover a diversidade em conselhos das empresas e outras entidades brasileiras, de modo a fortalecer e incentivar a participação de mulheres nesses colegiados para contribuir com a longevidade e com os resultados das organizações. Além do curso formulado exclusivamente para o PDeC e ministrado pelo IBGC, as sessões de mentoria e os eventos e workshops formam os três pilares fundamentais do Programa.

Para participar do Programa não é necessário ter feito curso de conselheiros no IBGC ou em outra instituição, mas tê-lo concluído pode contribuir na classificação, de acordo com os critérios estabelecidos no EDITAL.

Sim. A participação no curso é mandatória para todas as participantes, assim como nos eventos e workshops e os encontros de mentoria.
O IBGC oferece uma série de cursos que aborda assuntos de Governança Corporativa e atualidades em conselhos que poderão apoiar tanto na  formação como na ampliação de networking. Para mais informações acesse: www.ibgc.org.br

Desde edições anteriores, o Programa oferece a concessão de créditos de educação continuada para o Programa de Certificação IBGC, pois são um pré-requisito para a manutenção e renovação da Certificação IBGC (selos CCA, CCA+, CCF, CCoAud e CCoAud+). Ao iniciar o PDeC, se a profissional já for Certificada IBGC, ao final do curso receberá automaticamente os créditos de educação continuada conforme a carga horária total.

Na 8ª Edição foram incorporados dois novos benefícios:

1) Plataforma educacional Lifelong Learner: plataforma de responsabilidade do IBGC e que tem como propósito prover atualização contínua a stakeholders-chave de governança e promover networking, através de workshops e curadoria de conteúdos semanais, masterclasses e encontros mensais além de outros benefícios.  Será oferecido às participantes o acesso durante 6 meses após o término do Programa;

2) PDeC como programa credenciado para o Programa de Certificação para Conselheiro de Administração IBGC (CCA Exame): após a conclusão do PDeC, a participante, se assim o desejar, e uma vez atendidos os demais requisitos exigidos em edital, poderá aplicar para a etapa de inscrição do referido processo de Certificação. Para mais informações clique aqui. https://www.ibgc.org.br/destaques/oficial-certificacao-certificacao-ca

Assim como acontece desde a 6ª Edição, para a viabilização da 8ª edição será cobrada uma contribuição financeira das participantes, que visa exclusivamente subsidiar os custos operacionais do Programa, incluindo o curso, eventos e workshops, estrutura administrativa e produção de materiais de apoio, divulgação e promoção do PDeC

Para a 8ª Edição, seguindo o fluxo de amadurecimento e aprimoramento constantes do PDeC, o curso foi revisado e atualizado e contemplará um espectro mais amplo, com o incremento de mais conteúdo, aumento de carga horária e mudança de seu formato, agora semipresencial (aulas online e presenciais). Para mais informações, por favor acessar o Edital.

O PDeC continua sendo um Programa sem fins lucrativos, com contribuição pro bono das entidades apoiadoras e participação voluntária de profissionais de mercado. A prestação de contas sobre o destino das contribuições será feita de forma regular, e transparente.

As candidatas que desejam concorrer às vagas de bolsistas deverão se manifestar quando do preenchimento do formulário de inscrição, e assim não poderão concorrer às vagas destinadas às participantes contribuintes e assumirão o compromisso de que não dispõem de recursos para arcar com o valor de contribuição do Programa. As candidatas bolsistas serão avaliadas com base nos mesmos critérios de seleção aplicados a todas as candidatas, conforme descrito no Edital. Caso a candidata seja selecionada para participar do Programa, ao final da Fase 2, será solicitado o envio de uma auto declaração de hipossuficiência financeira assinada.
O PDeC possui um e-mail disponível para receber dúvidas: [email protected] e um número de Whatsapp +55 11 3185-4293 que não recebe ligações, apenas mensagens.

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