Inscrições para a Turma 7 estão encerradas

Programa Diversidade em Conselho (PDeC)

O Programa Diversidade em Conselho (PDeC) foi criado em 2014. Atualmente, contamos com o apoio de quatro entidades: B3, Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), International Finance Corporation (IFC) e WomenCorporateDirectors (WCD) Foundation.

Além das quatro entidades organizadoras, o Programa conta também com a participação de diversos profissionais de mercado que atuam como membros voluntários.

O PDeC tem como objetivo promover a diversidade em conselhos das empresas e outras entidades brasileiras, de modo a fortalecer e incentivar a participação de mulheres nesses colegiados para contribuir com a longevidade e com os resultados das organizações. Dessa forma, queremos contribuir de forma efetiva para que a governança corporativa e o desempenho das empresas brasileiras sejam melhores. Incentivamos a diversidade para que as organizações tenham bons resultados e, consequentemente, maior longevidade.

O Programa, que está em sua 6ª edição, se desenvolve por meio de três pilares: uma mentoria realizada com conselheiros formadores de opinião do ecossistema de conselhos; um curso online sobre governança corporativa e mercado de capitais; eventos e debates, além de outras ações de networking.

Desde a sua primeira edição, 139 mulheres já participaram do PDeC, 64% delas assumiram assentos em conselhos ou comitês e 33 foram selecionadas e estão participando da turma atual, cujo início aconteceu em março de 2022.

Público

O PDeC É destinado a mulheres que ocupam ou tenham ocupado posições de liderança como executivas C-level, empresárias, investidoras e consultoras com experiências profissionais e competências comportamentais relevantes para atuação em conselhos.

Participam da iniciativa profissionais que almejam iniciar a carreira em conselhos e aquelas que já estão no início da jornada.

Atualmente, o programa está em sua 6ª edição, cuja turma é formada por 33 mulheres.

Cronograma

  • 07 de novembro a 25 de novembro: Período de inscrições
  • 26 de novembro a 22 de janeiro: Análise das inscrições
  • 23 de janeiro a 07 de fevereiro: Envio resultados da 1ª fase do processo seletivo
  • 08 a 28 de fevereiro: Fase de entrevistas
  • Até 10 de março: Envio dos resultados do processo seletivo
  • 24 de março: Abertura da Turma 7

Perguntas

O PDeC ajuda a dar visibilidade às mulheres com perfil para atuar em conselhos ao aproximá-las de conselheiros que atuam em grandes empresas e outros players importantes nesse universo. O Programa não garante, porém, a entrada de participantes em conselhos ou comitês.
Sim, o PDeC entregará às participantes de cada Edição um certificado para quem atingir 75% de presença nos eventos e fóruns de discussão, além da realização de um mínimo de 6 (seis) sessões de mentoria. 
Sim. Na primeira fase do processo seletivo é feita a análise dos currículos e formulários enviados pelas candidatas. O processo leva em consideração os critérios estabelecidos no Edital e Regulamento do Programa. As candidatas selecionadas nessa primeira fase receberão um e-mail em nome do PDeC convidando-as a participar da segunda fase, com o agendamento da respectiva entrevista, feita em grupo com outras candidatas por membros do Comitê de Seleção.
As selecionadas para a fase de entrevistas receberão uma comunicação individual. O Programa divulgará publicamente apenas a lista das candidatas aprovadas. 
Sim, todas as candidatas receberam um e-mail informando se foram ou não selecionadas para participar do Programa.
Conforme descrito no Edital, as candidatas são avaliadas com base nos seguintes critérios principais: experiência relevante em posições seniores (C-Level ou equivalente: empresárias, empreendedoras, sócias de escritório de advocacia, investidoras, consultoras, etc); ter no mínimo de 10 anos de experiência profissional; ter interesse e disponibilidade para ingressar em conselhos imediatamente e ter conhecimento sobre governança corporativa. Experiências com inovação e/ou transformação digital em seu setor de atuação serão valorizadas e envolvimento com causas sociais também serão levadas em consideração. Infelizmente, não é possível dar um feedback individualizado para cada candidata. 
Geralmente, os eventos do PDeC acontecem em São Paulo, na sede do IBGC, da KPMG  ou em outros lugares estabelecidos. Os encontros individuais entre mentores e mentoradas devem ser agendados por iniciativa da mentorada em datas e locais a serem acordados com o respectivo mentor ou respectiva mentora.
O Curso é mandatório para todas as participantes.
Para quem quiser entender melhor sobre governança corporativa e sobre as atuais demandas dos conselhos no Brasil, recomendamos que procurem o IBGC. O Instituto oferece uma série de cursos que poderão te ajudar tanto na sua formação como na ampliação de networking.
O Curso para Conselheiros de Administração do IBGC busca preparar os conselheiros de administração para o atual cenário de negócios, bem como para a próxima geração de negócios e consumidores. O curso oferece aulas expositivas com especialistas; discussões entre pares; simulações de reuniões de conselho, que integram conteúdo teórico e questões comportamentais; material de apoio diversificado e atualizado; e depoimentos de experientes conselheiros e presidentes de conselho.
O PDeC se desenvolve por meio de três pilares: uma mentoria realizada com conselheiros formadores de opinião do ecossistema de conselhos; um curso online sobre governança corporativa e mercado de capitais; eventos e debates, além de outras ações de networking. O PDeC tem como objetivo promover a diversidade em conselhos das empresas e outras entidades brasileiras, de modo a fortalecer e incentivar a participação de mulheres nesses colegiados para contribuir com a longevidade e com os resultados das organizações.
Para participar do Programa não é necessário ter feito curso de conselheiros no IBGC ou em outra instituição, mas ter a certificação pode contribuir na classificação, de acordo com os critérios estabelecidos no EDITAL.
Sim. O programa é destinado a executivas sêniores que almejam atuar em conselhos ou que estão em fase inicial em suas carreiras como conselheiras.
Não há restrições nesse sentido. As candidatas não selecionadas podem se inscrever novamente nos anos seguintes, desde que atendam aos critérios estabelecidos no Edital. 
Todas as candidatas que possuem uma experiência relevante em posições seniores (C-Level ou equivalente: empresárias, empreendedoras, sócias de escritório de advocacia, investidoras, consultoras, etc);  e competências comportamentais para atuação em conselhos podem se inscrever. Os perfis serão avaliados individualmente e serão selecionadas as candidatas que obtiverem melhores avaliações de acordo com os critérios estabelecidos no EDITAL, entre eles ter no mínimo de 10 anos de experiência profissional; ter interesse e disponibilidade para ingressar em conselhos imediatamente e ter conhecimento sobre governança corporativa. Experiências com inovação e/ou transformação digital em seu setor de atuação serão valorizadas e envolvimento com causas sociais também serão levadas em consideração.
Sim. Todas as candidatas que possuem uma experiência relevante em posições seniores (C-Level ou equivalente: empresárias, empreendedoras, sócias de escritório de advocacia, investidoras, consultoras, etc); e competências comportamentais para atuação em conselhos podem se inscrever. 
Os perfis serão avaliados individualmente e serão selecionadas as candidatas que obtiverem melhores avaliações de acordo com os critérios estabelecidos no Edital, entre eles, ter no mínimo 10 anos de experiência profissional; ter interesse e disponibilidade para ingressar em conselhos imediatamente e ter conhecimento sobre governança corporativa. Experiências com inovação e/ou transformação digital em seu setor de atuação serão valorizadas e envolvimento com causas sociais também serão levadas em consideração.
Sim. Idade não será impeditivo. Todas as candidatas que possuem uma experiência relevante em posições seniores (C-Level ou equivalente: empresárias, empreendedoras, sócias de escritório de advocacia, investidoras, consultoras, etc); e competências comportamentais para atuação em conselhos podem se inscrever. Os perfis serão avaliados individualmente e serão selecionadas as candidatas que obtiverem melhores avaliações de acordo com os critérios estabelecidos no Edital, entre eles ter no mínimo 10 anos de experiência profissional; ter interesse e disponibilidade para ingressar em conselhos imediatamente e ter conhecimento sobre governança corporativa. Experiências com inovação e/ou transformação digital em seu setor de atuação serão valorizadas e envolvimento com causas sociais também serão levadas em consideração.
Não há restrições para pessoas que trabalham nas organizações apoiadoras do PDeC. Porém, para garantir isenção no processo seletivo, todos os membros do Programa que participam como avaliadores indicam antecipadamente se há qualquer tipo de conflito de interesse com as candidatas que irão avaliar. Quando há indicação de algum conflito, a candidata é remanejada para outro grupo de avaliadores.
Desde 2020, com a introdução do curso "Temas Relevantes em Governança Corporativa e Mercado de Capitais”, as participantes passaram a fazer um investimento no Programa (preço de custo do curso). O curso foi criado exclusivamente para o PDeC com base nas experiências com as Edições anteriores, visando o melhor aproveitamento das participantes no processo de mentoria e o melhor embasamento de conceitos essenciais para suas futuras trajetórias em conselhos. 
Para a 6ª Edição, seguindo o fluxo de amadurecimento e aprimoramento constantes do PDeC, o curso foi revisado e atualizado, contemplando um espectro mais amplo. Com o incremento do conteúdo e aumento da carga horária, o curso  ̶ agora chamado: “Governança Corporativa e Visão de Longo Prazo” ̶ , também terá seu valor  atualizado (para mais informações, vide edital). A partir desta nova turma, haverá também uma contribuição das participantes ao PDeC, destinada à manutenção da sua estrutura operacional.
Desde o início, a condução do PDeC é feita por membros das entidades organizadoras e por profissionais de mercado – inclusive mentores e mentoras - que atuam pro bono pela causa da diversidade em conselhos. No entanto, com o amadurecimento do Programa e da própria agenda de diversidade no mercado, tornou-se inevitável a criação de uma estrutura mais robusta de apoio aos voluntários, de forma a manter a qualidade na entrega de todas as iniciativas do PDeC. 
O PDeC continuará sendo um Programa sem fins lucrativos, com contribuição pro bono das entidades organizadoras e participação voluntária de profissionais de mercado. A prestação de contas sobre o destino das contribuições será feita de forma regular, e transparente.
A opção de concorrer a uma das 5 (cinco) vagas do PDeC com bolsa (100% gratuidade) deverá ser feita na primeira fase de inscrição, ao preencher o formulário. O processo de seleção seguirá com os mesmos critérios descritos no EDITAL e, caso seja selecionada para participar do Programa, ao final da segunda etapa, será solicitado à candidata o envio de uma auto declaração de hipossuficiência financeira assinada.
O PDeC possui um e-mail disponível para receber dúvidas : [email protected] e um número de Whatsapp +55 11 3185-4293 que não recebe ligações, apenas mensagens.


Mais informações: [email protected] ou + 55 11 3185-4293(WhatsApp)

Clique e conheça nossas redes sociais
Linkedin
Instagram

Assessoria de Imprensa PDeC

Cris Comunicação Inteligente 
telefone:(11) 3641-1266

Saiba mais sobre o programa

Mentores e mentoradas que passaram pelo programa

Edição 2019

Mentoradas:
Adriana CavalcantiAna Carolina Freire Gentil
Ana Paula de Assis BógusAna Silvia Matte
Andrea Maria Meirelles de MenezesCamila Rocha Tafarello Securato
Carla Alessandra TrematoreCristina Lucia Duarte Pinho
Cristina Ribeiro Sobral SarianElise da Silva Romeu
Elvira Baracuhy Cavalcanti PrestaFlavia kortas kalil issa cevasco
Gabriela Onofre EditoreGal Barradas
Giselia da SilvaGrazielle Tallia Parenti
Helena Kerr do AmaralJurema Aguiar de Araujo
Lavinia HollandaLeticia Reichert Vieira
Luciana Doria WilsonMaria Cecilia Saraiva Mendes Gonçalves
Maria Cristina Capocchi RicciardiMaria Mazzarello Pereira Veloso
Marise BarrosoMonica Orcioli
Rosangela dos SantosRosemarie Setubal
Sheynna Hakim RossignolSimone Petroni Agra
Tarsila CarvalhoVivianne Cunha Valente


Mentores:
Alberto CamõesAndré Gerdau
Antonio PipponziAntonio Quintella
Carlos TakahashiCassio Casseb
Charles KrieckDavid Feffer
Débora VieitasDebora Wright
Eduardo GuardiaFernando Borges
Fernando BusoFernando Goes
Hector Gomez AngHenrique Luz
Janete VazJoão Cox
José BerenguerLuiz Marcatti
Marcelo SilvaNelson Sirotsky
Nicola CalicchioOsvaldo Barbosa de Oliveira
Patrick LarragoitiPaulo Caputo
Pedro ParenteNelson Carvalho
Roberto DagnoniRomero Rodrigues
Silvio GinesiniThomas Brull

Edição 2018

Mentoradas:
Adriana Muratore Ana Siqueira
Angela Seixas Carla Leal
Cátia Tokoro Cibele Castro
Claudia Braga Cynthia Hobbs
Daniela Cachich Danielle Bibas
Denise Casagrande da Rocha Edith Bertoletti
Elaine Schulze Flavia Camanho
Geovana Donella Isabella de Sá
Juliana Buchaim Junia de Sa
Lires Bilibio Luciana Bacci
Luciana Ribeiro Magali Leite
Monica Pires Rachel Maia
Sonia Favaretto Valeria Schmitke
Wilsa Figueiredo


Mentores:
Alberto Camões Alexandre Saigh
Anderson Birman Britaldo Soares
Cassio Casseb David Feffer
Fabio Barbosa Fernando Borges
Fernando Buso Fernando Oliveira
João Cox João Nogueira Batista
José Berenguer José Luiz Majolo
Maria Helena Santana Murilo Passos
Osvaldo Schirmer Pedro Passos
Pedro Paulo Campos Piero Minardi
Raul Calfat Raul Rosenthal
Romeu Domingues Ronaldo Iabrudi
Silvio Genesini Susana Jabra
Vivien Rosso


Edição 2016

Mentoradas:
Ana Cláudia Ferreira Ana Elisa de Siqueira
Andrea F. T. Alvares Andrea Leonel
Angela Martins Bia Galloni
Carla Schmitzberger Cecilia Rossi
Christiane Ache Claudia Pagnano
Cristina Palmaka Heloisa Rios
Iêda Novais Lilian Guimarães
Maria Elena Figueira Mary Mizuno
Paula Lindenberg Paula Nader
Rosana Passos de Pádua Rossana Sadir
Sônia Fanhani Sylvia Leão
Tarcila Ursini


Mentores:
Alexandre Silva Alvaro de Souza
Anderson Birman Britaldo Soares
Celina Carpi Dan Ioschpe
David Feffer Fabio Barbosa
Fabio Schvartsman Helio Magalhães
João Nogueira Batista Letícia Costa
Libano Barroso Lucia Hauptman
Maria Helena Santana Monika Hufenüssler Conrads
Oscar Bernardes Osvaldo Schirmer
Pedro Melo Plínio Musetti
Sonia Hess Suzana Jabra
Vivien Rosso

Edição 2015

Mentoradas:
Adriana Karam Andrea Rolim
Carmen Rodrigues Cláudia Elisa de Pinho Soares
Cristina Betts Deborah Vieitas
Gabriela Baumgart Ivanyra Correa
Leila Loria Luciane Ribeiro
Margaret Groff Maria Regina Navarro
Mariana Tolovi Marielva A. Dias
Sonia Quintela


Mentores:
Alexandre Silva Alvaro de Souza
Dan Ioschpe Eliane Lustosa
Fabio Barbosa Flávia Almeida
Helio Magalhães Letícia Costa
Luiz Spinola Santos Monika Hufenüssler Conrads
Osvaldo Schirmer Pedro Parente
Plínio Musetti Roberto Teixeira da Costa
Romeu Côrtes Domingues Sonia Hess
Vivien Rosso Wolney Betiol

Gerenciar preferências de consentimento

Para saber mais, leia o nosso Aviso de Cookies IBGC
;