Produção e curadoria de conteúdo

A geração de conhecimento é primordial no modelo de atuação do IBGC em seu processo de disseminação das melhores práticas de governança corporativa. O instituto atua na elaboração de pesquisas, no desenvolvimento de publicações e na difusão de conteúdo produzido por parceiros.

Código das Melhores Práticas de Governança Corporativa

backgroundImageAlt1

Sobre o Código

Principal referência sobre governança corporativa no Brasil, o Código foi construído coletivamente por profissionais e especialistas. Apresenta recomendações das melhores práticas de governança com o objetivo de contribuir para a evolução do tema nas empresas e em demais organizações atuantes no Brasil.

Acesse aqui

FAQ – 6ª Edição do Código das Melhores Práticas de Governança Corporativa

O Código é um documento pioneiro em Governança Corporativa no Brasil, lançado em 1999, que estimula o uso consciente e efetivo dos instrumentos de governança a fim de contribuir com o desenvolvimento sustentável das organizações do país. O Código é construído coletivamente, buscando refletir as necessidades da sociedade e garantir a sua legitimidade. A adesão aos princípios e práticas do código é voluntária.
O Código traz recomendações de governança que se aplicam à maioria das organizações. Seu uso deve ser adaptado a depender do estágio de maturidade da governança corporativa, tipo de organização, porte e arcabouço regulatório a que estão sujeitas.
O Código é revisado periodicamente desde seu lançamento. Os processos de revisão e atualização do documento, ao longo dos anos, são realizados para situar o documento e, consequentemente, as organizações que farão uso dele, no contexto das tendências em governança corporativa e avanços de demandas de mercado e da sociedade.
Esta edição dá continuidade ao propósito do documento em apresentar as melhores práticas de governança corporativa e está ainda mais inclusiva, principiológica e menos prescritiva. Iniciamos o Código tratando da ética como fundamento da governança corporativa e destacamos a importância do propósito das organizações como guia para a tomada de decisões.
1) Destaque ao longo de todo o Código para a interdependência entre as organizações e as realidades econômica, social e ambiental em que elas estão inseridas. 2) Maior ênfase à governança de stakeholders. 3) Importância da diversidade e pluralidade de perspectivas nas organizações e em seus órgãos de governança. 4) Consolidação do tema de conflitos de interesses e a necessidade das organizações terem práticas para identificá-los e tratá-los Nova seção sobre área de governança e a atuação do governance officer. 5) Temas da Agenda Positiva de Governança refletidos ao longo de todo o documento (ética/integridade, diversidade/inclusão, ambiental/social, inovação/transformação, transparência/prestação de contas e conselhos do futuro)"

Iniciamos o Código destacando a Ética como fundamento da governança corporativa e destacamos a importância do propósito como guia para a tomada de decisões. Os princípios da governança corporativa tiveram sua redação e denominação aperfeiçoadas, para sua melhor comunicação e entendimento pelos usuários. Foi incluído também um novo princípio, o da Integridade.

Os 5 princípios são:

1) Integridade (novo princípio)

2) Transparência

3) Equidade

4) Responsabilização (redação aperfeiçoada - antes Prestação de contas – Accountability)

5) Sustentabilidade (redação aperfeiçoada - antes Responsabilidade Corporativa)

Governança corporativa é um sistema formado por princípios, regras, estruturas e processos pelo qual as organizações são dirigidas e monitoradas, com vistas à geração de valor sustentável para a organização, para seus sócios e para a sociedade em geral. Esse sistema baliza a atuação dos agentes de governança e demais indivíduos de uma organização na busca pelo equilíbrio entre os interesses de todas as partes, contribuindo positivamente para a sociedade e para o meio ambiente.
O Código está disponível no formato PDF para download gratuito no Portal do Conhecimento do IBGC. Para acessar, clique neste link aqui

Audiência pública

O IBGC abre processo de audiência pública para colher avaliações, críticas e sugestões de suas partes interessadas em relação às publicações que desenvolve. O processo de consulta considera contribuições às publicações, que podem ser feitas por meio de pessoa física e jurídica via e-mails. 

Veja quais são os processos de audiência pública abertos.


Clique aqui

Vídeos

Agenda Positiva de Governança

Medidas para uma governança que inspira, inclui e transforma. 

Saiba mais

Isso é IBGC

Conheça a nova marca do instituto. Um lugar para debater e transformar.

Saiba mais

Programa de Certificação IBGC

Atualmente o Instituto oferece três certificações: Certificação para conselheiro de administração, para conselheiro fiscal e para membros de comitê de auditoria.

Saiba mais

O que é governança corporativa

Governança corporativa é um sistema formado por princípios, regras, estruturas e processos pelo qual as organizações são dirigidas e monitoradas, com vistas à geração de valor sustentável para a organização, para seus sócios e para a sociedade em geral. Esse sistema baliza a atuação dos agentes de governança e demais indivíduos de uma organização na busca pelo equilíbrio entre os interesses de todas as partes, contribuindo positivamente para a sociedade e para o meio ambiente.

Gerenciar preferências de consentimento

Para saber mais, leia o nosso Aviso de Cookies IBGC
;