JT Canadá confirmada para junho de 2022

Diante da pandemia da Covid-19, a Jornada Técnica do Canadá, que aconteceria em 2020, foi remarcada para junho de 2022

Sobre a edição

A 11ª Jornada Técnica Internacional do IBGC levará 60 associados ao Canadá, destino de uma jornada em governança e inovação.

A proposta da agenda é visitar empresas familiares, universidades, órgãos reguladores, bolsa de valores, centros de inovação, institutos de governança locais, entre outros agentes que compõem os temas de governança e inovação no contexto do país.

Tudo foi pensado tendo como ponto de partida os pilares fundamentais da jornada:

  • Finanças
  • Academia
  • Privado/ESG
  • Tecnologia
  • Legal

Na programação, fatores como diversidade, ESG, casos de inovação, educação, políticas públicas, aspectos jurídicos e o futuro dos conselhos serão alguns dos tópicos contemplados em 5 dias de visitas técnicas nas cidades de Toronto e Montreal.

Tem interesse e ainda não se inscreveu?

Turma 1: De 31 de maio a 8 de junho de 2022

Turma 2: De 8 a 16 de junho de 2022

Caso as vagas tenham acabado no ato da inscrição, o associado ou associada do IBGC entrará, automaticamente, para uma lista de espera da JT e podem ser chamados se houver desistência de outras candidaturas. 

Clique aqui e confira o regulamento da JT.

Informativo

Local: Toronto e Montreal, Canadá

Datas:
Turma 1: de 31 de maio a 8 de junho
Turma 2: de 8 de junho a 16 de junho

Valor: USD 3.000

*O que está incluído nesse valor?

O valor de USD 3.000 é a inscrição na jornada com benefícios exclusivos aos jornadeiros: apoio da Câmara de Comércio Brasil-Canadá na curadoria da programação e apoio antes e durante a jornada, encontros e eventos prévios à jornada, curadoria de conteúdo, visitas técnicas nas organizações da programação, almoço em pelo menos 3 dias da programação de visitas, jantar de abertura da JT, evento de encerramento e transporte terrestre (transfer) nos dias de visitas.

Não estão incluídos neste valor de inscrição as passagens aéreas dos jornadeiros (internacionais e locais), hospedagem, alimentação (com exceção do jantar de abertura e os almoços acima mencionados), seguro de viagem, visto canadense, passeios turísticos fora da programação oficial, transportes terrestres entre cidades, aeroportos ou fora da programação oficial.

Fique por dentro da Jornada Técnica ao Canadá 2022
Iniciativa exclusiva para associados do IBGC, adiada em 2020 em virtude da pandemia, é retomada considerando protocolos e dinâmica do novo contexto
Para conhecer as etapas de trabalho ao longo do tempo e entender os motivos, benefícios e diferenciais que direcionam esta jornada ao Canadá, o Blog IBGC conversou com Ricardo Lamenza – um dos coordenadores da JT.

Leia a matéria completa

Jornada Técnica Internacional Canadá

A Jornada Técnica (JT) do IBGC consiste em uma viagem internacional de imersão em temas de governança corporativa. Com uma programação desenvolvida para ampliar a compreensão do assunto em um universo empresarial cada vez mais globalizado, o evento é voltado exclusivamente para associados do IBGC e conta com o networking do instituto com entidades internacionais para o desenvolvimento e organização do programa.

A 11ª JT está prevista para ser realizada no Canadá, país com mercado de capitais avançado, empresas familiares que geram 35% do PIB e um dos expoentes no ecossistema de startups, sendo o quinto maior país em concentração de startups de inteligência artificial e o terceiro país em que os venture capitals mais confiam. 

Os destaques da economia canadense

Um mercado de capitais extremamente desenvolvido e o país-sede de algumas das maiores seguradoras do mundo. Essas são apenas duas das muitas vocações de sucesso corporativo do Canadá.

Eleito como destino da jornada técnica do IBGC em 2020 por seu profissionalismo na gestão da governança corporativa, o país é conhecido internacionalmente também como destaque no setor de mineração, em ações de inovação, engajamento do ambiente acadêmico e forte envolvimento com empresas familiares, que representam importante fatia da economia local.

"Semelhante à experiência brasileira, 90% das empresas canadenses são pequenas e desempenham um grande papel na criação líquida de emprego, sendo responsáveis por 80% das vagas do setor privado.

No setor de mineração, o Canadá concentra 75% das empresas de mineração do mundo. A lei canadense faz com que tanto a listagem em bolsa das empresas de mineração quanto o cumprimento de regulamentos federais sejam menos onerosos do que em outros centros financeiros, incluindo Londres e Nova York.

Os canadenses têm uma cultura favorável para o empreendedorismo, considerado no país uma opção de carreira. O corredor Waterloo-Toronto, na região de Ontário, por exemplo, concentra atualmente mais de 15 mil empresas de tecnologia, 5,2 mil startups e 200 mil profissionais da área de tecnologia da informação."

Patrocinador - Edição Canadá 2022

Viagem técnica de imersão em governança corporativa

Desde o seu início, em 1995, o IBGC recebeu apoio significativo de líderes do mundo corporativo global. Sir Adrian Cadbury, Ira Millstein, Robert Monks, Mats Isaksson e Philip Armstrong compartilharam suas experiências nos eventos promovidos pelo IBGC. Atento à necessidade de conhecer práticas internacionais in loco, o IBGC começou a promover viagens de estudo internacionais, exclusivas para associados, como meio de prepará-los para os desafios do mercado brasileiro. Assim, em 1998, foi realizada a primeira Jornada Técnica (JT), com destino a Boston, onde os associados visitaram a Harvard Business School, e Nova York. No ano seguinte, o IBGC esteve em Londres e Paris. Em 2008, 28 associados participaram da conferência anual da National Association of Corporate Directors (NACD), em Washington, iniciando uma sequência constante de viagens. Desde então, a Jornada Técnica Internacional foi realizada em intervalos de no máximo dois anos; em 2018, foi criada a Jornada Técnica Nacional.

Por onde passamos

  • 2019: Israel - 25 a 31 de maio | 1 a 7 de junho | 16 a 22 de novembro 
  • 2018: Estados Unidos (Vale do Silício) – 13 a 17 de agosto
  • 2017: Singapura e Hong Kong – 30 de maio a 7 de junho
  • 2015: Alemanha – 16 a 24 de junho
  • 2013: Austrália – 10 a 15 de fevereiro
  • 2011: Suécia e Finlândia (Estocolmo e Helsinque) – 23 a 31 de maio
  • 2010: Inglaterra e França  (Londres e Paris) – 27 de abril a 5 de maio
  • 2008: Estados Unidos (Washington DC) – 19 a 24 de outubro
  • 1999: Inglaterra e França (Londres e Paris) – 17 a 21 de maio
  • 1998: Estados Unidos (Boston e Nova Iorque) – 18 a 22 de maio

Jornada Técnica Brasil - Recife

A primeira edição da Jornada Técnica Brasil foi realizada em 30 e 31 de outubro de 2018, em Recife. 
A capital pernambucana reúne empresas familiares tradicionais e duradouras, além de abrigar um robusto ecossistema que fomenta a inovação em diferentes setores sociais. 
A programação incluiu visitas aos projetos Porto Digital e Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (CESAR), pitchs de startups e visitas a empresas de controle familiar como Grupo Cornélio Brennand, Grupo Moura e MV Sistemas.

Acesse o documento completo

Jornada Técnica Israel 2018

Veja como foi a JT Israel, em 2018, nesse documentário exclusivo feito pelo IBGC.

Diante do segundo maior ecossistema de inovação do mundo, a programação preparada pelo IBGC contemplou visitas a autoridade de inovação local (Israel Innovation Authority), a bolsa de valores de Tel Aviv, ao instituto de tecnologia Technion, ao instituto de ciência Weizmann, além de startups, consultorias e empresas israelenses tais como Our Crowd (venture capital), Incubit (incubadora), Netafim (de sistemas de irrigação), KPMG e Meitar Liquornik Geva Leshem Tal (escritório de advocacia).

Clique aqui e assista o documentário completo