Veja o resumo da área de Vocalização e Influência

Conteúdos refletem o engajamento do instituto em temas que envolvem equidade racial, métricas e políticas públicas de governança

  • 12/08/2022
  • Angelina Martins, Fernando Damasceno e Lucas Legnare
  • Vocalização e Influência

Os destaques da semana da área de Vocalização e Influência contemplam a promoção de uma audiência restrita para a discussão da agenda de políticas públicas de governança corporativa do instituto, a participação do IBGC em evento do Pacto da Promoção Social e o lançamento da métrica de governança para startups, no Espírito Santo.

Agenda de políticas públicas
No dia 9 de agosto, o IBGC organizou uma reunião de audiência restrita para discutir sua agenda de políticas públicas de governança corporativa. Cerca de 20 profissionais, de diferentes setores de atuação, colaboraram na avaliação de um documento que está sendo elaborado pela gestão do instituto.

Pacto de Promoção da Equidade Racial
No dia 4 de agosto, o coordenador de relações institucionais e governamentais, Renan Perondi, representou o IBGC na primeira reunião do comitê formado por entidades que apoiam a iniciativa. Foram discutidas ações em conjunto para a promoção do Protocolo ESG Racial e a divulgação de um banco de vagas afirmativas.

Métrica de Governança para Startups
No dia 2 de agosto, o Capítulo Rio de Janeiro realizou em Vitória (ES) o primeiro evento presencial na região, com o lançamento da plataforma “Métrica de Governança para Startups do IBGC”. O evento ocorreu no auditório da FUCAPE Business School e contou com mais de oitenta participantes. A curadoria e condução foi do associado Adriano Salvi, membro da coordenação estendida do Capítulo RJ e responsável pelas atividades do instituto na região.

Além da apresentação da métrica, feita por Caio Ramalho, coordenador da Comissão de Startups do IBGC, ocorreram ainda dois painéis de debates, com representantes de startups, academia, hubs de inovação, venture capital e fundos de investimento em startups. Participaram dos painéis Lara Sepulcro, da FUCAPE; Michele Janovik, presidente do hub Base 27; Sávio Caçador, diretor do Banco de Desenvolvimento do Estado do Espírito Santo; Luis Felipe Carvalho, CEO da startup AEVO; e Felipe Carone, head de venture capital da Apex Partners. As moderações ficaram a cargo de Adriano Salvi e Caio Kuster, sócio da Brum-Kuster Marques & Fragoso Advogados.

A agenda em Vitória contou ainda com visitas institucionais. Adriano Salvi e a coordenadora de Capítulos do IBGC, Alessandra Pucci, foram recebidos por Gabriel Feitosa, diretor do Espírito Santo em Ação, organização de articulação entre agentes públicos e privados, e por Pedro Mansur Trés, da TecVitória, incubadora de empresas inovadoras do Espírito Santo.

Confira as últimas notícias do Blog do IBGC

30/09/2022

Acompanhe os destaques de Vocalização e Influência

29/09/2022

CVM exige 20% de conselheiros independentes em companhias listadas

28/09/2022

IBGC lança publicação com orientações jurídicas para administradores

27/09/2022

IBGC apoia Movimento Transparência 100% do Pacto Global da ONU Brasil

26/09/2022

Especialistas debatem o combate à corrupção como pilar do ESG

23/09/2022

Fique por dentro das ações de Vocalização e Influência