Sobre o curso

Este curso objetiva aprimorar e instrumentalizar a atuação do membro do Comitê de Auditoria, discutindo o papel e responsabilidades do órgão e simulando situações práticas enfrentadas pelos profissionais que o compõem. O Comitê de Auditoria é um dos principais órgãos de assessoramento ao Conselho de Administração e o leque de suas responsabilidades vem sendo ampliado: ele e outros órgãos de fiscalização e controle proporcionam às organizações maior confiabilidade sobre suas demonstrações financeiras, acompanham as auditorias, aprimoram os controles internos e o processo de gerenciamento de riscos, além de somarem à promoção de uma cultura ética e transparente.

Estruturamos esta 2ª edição do curso de Comitê de Auditoria, Fiscalização e Controles, num ambiente impensável de crise sanitária e econômica. Fomos impulsionados a nos tornamos mais atuais e digitais, e o Comitê de Auditoria e seus membros também fazem parte desse momento.  Adaptamos nossas disponibilidades, agendas, reuniões, incluímos novas preocupações e modelos. Assim, buscamos nesta edição incluir esta nova realidade, a começar por encontros à distância e, também possibilitando troca de percepções, informações e novos desafios.


Saiba mais sobre a Trilha da Governança.

Publicações relacionadas a este curso

Principais temas abordados

  • O membro do comitê de auditoria
  • Governança: relacionamentos e processos
  • Papéis e atribuições do comitê de auditoria
  • Seminários setoriais

Público

Conselheiros de administração, membros de comitês de auditoria, conselheiros fiscais, executivos ligados às áreas de finanças, riscos, controles internos, compliance, auditoria interna e auditoria independente.

Objetivos

  • Capacitar e aprimorar a atividade profissional dos que atuam ou pretendem atuar em comitês de auditoria e outros órgãos de fiscalização e controles.
  • Oferecer vivências práticas para estimular a reflexão sobre a atuação diligente dos membros de comitês de auditoria.
  • Conscientizar os participantes sobre as responsabilidades e os deveres dos órgãos de assessoramento ao conselho de administração.

Diferenciais

  • Fóruns sobre os desafios do Comitê de Auditoria em Tempos de Crise
  • Dinâmicas de estudo de caso
  • Relatos de profissionais experientes na área de convivência no mercado
  • Seminários setoriais - Estatais, Instituições Financeiras e Companhias Abertas
  • Requisitos e principais competências pessoais membros do Comitê de Auditoria
  • Simulações de reuniões de comitê de auditoria

Coordenadora do Curso

Maria Elena Cardoso Figueira

Maria Elena Cardoso Figueira, brasileira, sócia proprietária da Figueira Consultoria Econômica, economista pela PUC-RJ, com formação executiva no Brasil (IBGC, Risk University KPMG, FAAP) e no exterior (IESE e IE). Possui larga experiência profissional na área financeira e tributária, atuando desde 2004 como membro de comitês de auditoria e de conselhos consultivos, com passagens por Arthur Andersen, Banco Bilbao Vizcaya, KPMG, Banco Santander (no Brasil e como expatriada na Espanha), HSBC Brasil e CCR. Atualmente é membro independente do Comitê de Auditoria do Banco Santander e das Lojas Americanas e conselheira fiscal da Camil Alimentos S.A.
Concluiu o Curso de Conselheiro de Administração do IBGC em 2006 e desde 2017 é Conselheira em Administração e Fiscal, certificada pelo IBGC. Atua também na Comissão de Governança em Instituições Financeiras, na Comissão da Comunidade de Conselheiros Certificados e no Colegiado Independente Recursal do IBGC. Associada ao WCD e membro do Comitê Estratégico de Governança Corporativa da Amcham São Paulo.

Carga horária

64

30
cci

Comitê de Auditoria, Fiscalização e Controles

Categoria: Governança - Público: Profissionais de Comitê de Auditoria