Notícias da semana: o novo papel dos conselhos administrativos

Presidente do conselho de administração do IBGC Henrique Luz fala sobre o avanço da relevância da governança após a pandemia.; veja essa e outras notícias

  • 03/07/2020
  • Equipe IBGC
  • Na mídia

O novo papel dos conselhos administrativos

Em reportagem na Revista Lide, o presidente do conselho de administração do IBGC Henrique Luz falou sobre o avanço da relevância dos princípios de governança corporativa após a pandemia. Segundo ele, “um conselho que funcione adequadamente precisa ter um apropriado peso entre estratégia e acompanhamento da operação, com foco maior no primeiro quesito. Do contrário, vira operacional em excesso”. Veja a matéria completa.

Startups: como crescer de maneira sustentável com uma governança corporativa adequada

Em sua série Jornada de Governança Corporativa e Contábil para Startups, o portal SC Inova preparou uma matéria sobre a criação de negócios com potencial de crescimento em escala. A publicação citou as recomendações do guia de Governança corporativa para startups e scale-ups do IBGC. “O empreendedor precisa entender que governança corporativa não é um mal necessário. É um bem necessário“, afirmou um dos empreendedores entrevistados pela reportagem. Leia mais.

CVM institui Comitê de Sandbox Regulatório que conduzirá processos de seleção

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) anunciou essa semana a criação do Comitê de Sandbox (CDS). O colegiado irá receber, analisar e acompanhar os projetos inovadores candidatos a participar do ambiente regulatório experimental, o chamado sandbox regulatório. De acordo com a reportagem, “o comitê poderá interagir com terceiros como universidades, pesquisadores e entidades para selecionar as melhores propostas, bem como monitorar os participantes juntamente com outros órgãos ou autoridades reguladoras de outros países”. Confira.

Neca Setubal: Papel social das empresas não se esgota em filantropia durante a covid 

Para a socióloga e uma das principais acionistas do Itaú Maria Alice Setubal, "as empresas que fizeram grandes doações para combater os efeitos da pandemia precisam levar esse envolvimento social para dentro de seus próprios negócios no pós-covid". Atualmente, ela preside o conselho da Fundação Tide Setubal e do Gife, entidade que reúne 170 fundações empresariais. Para Neca, a pandemia “descortinou um capitalismo que não estava levando em conta as pessoas. Estava muito mais focado em seu próprio desenvolvimento e crescimento e onde as pessoas não tinham lugar central”. As informações são da Capital Reset.

MP que adia assembleias de acionistas é aprovada

O Senado aprovou a Medida Provisória (MP) 931 que possibilita o adiamento de assembleias gerais ordinárias de acionistas em até sete meses após o fim dos exercícios sociais das companhias. O texto considera ainda participação e votação de acionistas a distância em assembleia geral, a depender de regulamentação dos órgãos responsáveis. A MP segue agora para sanção do presidente da República. Saiba mais detalhes em matéria do Valor Econômico.

Confira as últimas notícias do Blog IBGC