Como discutir ESG e a remuneração de administradores?

Diferenças nas práticas de remuneração executiva no Reino Unido e nos Estados Unidos são apontadas em estudos internacionais

  • 09/08/2023
  • Angelina Martins
  • Você sabia?

De acordo com o artigo  “As empresas listadas no Reino Unido estão pagando o preço pelo talento executivo?” (Skadden, Arps, Slate, Meagher & Flom LLP), publicado no boletim informativo mensal da Morrow Sodali, The Governance Compass, a remuneração de executivos tem sido fator-chave nas recentes discussões sobre Londres ser apontada como centro do mercado de capitais.

O texto analisa as diferenças nas práticas de remuneração executiva no Reino Unido e nos Estados Unidos e fornece informações sobre os fatores que influenciam a contraposição entre elas. Embora inicialmente a remuneração pareça mais alta nos EUA, a realidade é mais complexa.

De acordo com o texto, as maiores capitalizações de mercado das empresas listadas nos EUA são fator-chave para níveis mais altos de remuneração em comparação com seus pares listados no Reino Unido. Mas tanto em um quanto em outro, empresas maiores geralmente pagam maiores pacotes de remuneração a executivos.

Entre os principais fatores divergentes estão a capitalização de mercado e a inclusão de patrimônio na remuneração. A diferença é provavelmente menor do que pode parecer à primeira vista e, tanto para executivos quanto para empresas, a remuneração será apenas um dos vários fatores considerados nas decisões sobre onde trabalhar ou listar - as empresas listadas no Reino Unido têm sido bem-sucedidas em reter o talento executivo, apesar de pacotes salariais mais baixos.

Ao analisar elementos típicos de remuneração de executivos das duas regiões, o texto reflete que patrimônio é o componente do pacote de remuneração total que influencia significativamente o equilíbrio da remuneração total em favor dos executivos de empresas listadas nos Estados Unidos. Mas, embora alguns CEOs tenham mudado do Reino Unido para empresas dos Estados Unidos e que, como resultado, tenham recebido pacotes de remuneração mais altos, o Reino Unido conseguiu reter executivos, o que sugere que o pagamento principal não representa a remuneração total.

Leia também a 8ª edição da pesquisa IBGC Remuneração dos Administradores, disponível no Portal do Conhecimento.

Confira as últimas notícias do Blog IBGC