ESG ainda é desafio aos conselhos, mostra pesquisa

Embora metas e métricas no tema sejam cada vez mais incorporadas, repensar estruturas é escolha de cerca de 33% dos conselhos

  • 06/05/2022
  • Gabriele Alves
  • Você sabia?

Relatório divulgado pela Spencer Stuart e pelo Diligent Institute aponta que 71% dos conselhos das empresas estão levando em consideração os objetivos e metas ESG em sua estratégia de negócio, mas relativamente poucas empresas têm estruturas de governança para atuar em metas ESG. Mesmo com os acionistas e outras partes interessadas aumentando o foco no tema, os entrevistados que dizem que suas organizações estão considerando repensar suas estruturas e práticas ESG compõem 33% da amostra.

A pesquisa coletou as respostas de 590 conselheiros para obter insights sobre como a alta gestão está estruturando a supervisão das questões ESG, como está se ajustando para abordá-las e como orientam a gestão a cumprir suas responsabilidades à medida que as demandas evoluem e se expandem. Além disso, o relatório considera que o conselho se tornou um ator central na supervisão e integração de riscos e oportunidades ESG em suas organizações.

No entanto, apesar do crescente interesse, juntamente com uma tendência para modelos de governança mais centrados nas partes interessadas, os conselhos geralmente não têm experiência e habilidades para abordar essas questões de frente. A pesquisa foi promovida globalmente, mas a maior parte da amostra é caracterizada por empresas de capital aberto (78%) e sediadas nos EUA (72%). O resumo com algumas descobertas da pesquisa mostram que:

- A pandemia acelerou as discussões ESG na sala de reuniões. Antes da pandemia, cerca de 20% dos entrevistados disseram que raramente ou nunca discutiam ESG. Dois anos depois, esse número caiu para 4%. Enquanto isso, a porcentagem que diz discutir ESG em todas ou quase todas as reuniões mais que dobrou, de 15% para 34%.

- Apenas uma parte das empresas possui estruturas de governança para trabalhar proativamente em suas metas ESG. Cerca de 33% dos entrevistados disseram que suas organizações estão repensando suas práticas ESG. As metas e métricas ESG são cada vez mais incorporadas a outros elementos do negócio. 71% dos entrevistados estão incorporando metas e métricas ESG em sua estratégia geral da empresa. Enquanto isso, 52% estão incorporando ESG na gestão integrada de riscos, 48% nos critérios para nomeação de conselheiros e 46% na remuneração dos executivos.

- Ao mesmo tempo, os conselhos estão desenvolvendo sua competência ESG. A maioria dos entrevistados (85%) está tomando alguma medida para aumentar a competência e a fluência do conselho em relação a ESG, com 42% trazendo consultores externos e 38% engajados em educação e aperfeiçoamento de diretores.

Fontes consultadas: Relatório Sustainability in the Spotlight: Board ESG Oversight and Strategy

Confira as últimas notícias do Blog IBGC