De Trump para Biden: recomeço para a governança corporativa?

Artigo publicado no site do ICGN identifica tendência de mais foco em aspectos éticos, refletindo-se nas empresas

  • 19/02/2021
  • equipe IBGC
  • Pelo Mundo

A transição da administração Trump para a presidência de Joe Biden pode ser presságio de uma nova direção política em uma série de frentes nos Estados Unidos, incluindo governança corporativa. É o que defende recente artigo publicado no site do ICGN (International Corporate Governance Network). 

O artigo ressalta que embora ainda não se possa garantir que a agenda Biden seja detalhada em relação à governança corporativa, é possível antecipar mudanças importantes no cenário corporativo nos Estados Unidos. Muitas das quais devem ser bem-vindas a investidores institucionais e profissionais de governança. 

Plano de Ética 

Após a posse de Trump em 2017, ICGN publicou um ponto de vista sobre como a agenda de Trump contrastava com as posições do ICGN em uma variedade de questões importantes, incluindo risco sistêmico e mercados financeiros, risco climático e ambiental, comércio e protecionismo, impostos política e, mais amplamente, ética nos negócios e influência política.

Segundo o ICGN, o histórico ético de Biden durante seu tempo como vice-presidente na administração Obama é encorajador e está em nítido contraste com os anos de Trump. O Plano de Ética da Equipe de Transição Biden-Harris sinalizou a intenção da nova administração de adotar os “mais altos padrões éticos”, incluindo um código de ética robusto que muitos funcionários da administração Trump, incluindo o próprio Trump, não alcançariam.

Para investidores com participações nos EUA, isso é promissor e, esperançosamente, abrirá o terreno para um novo tom no topo. O que será relevante para o governo dos EUA, bem como para as empresas americanas.

Confira as últimas notícias do Blog IBGC