Dinâmico e atemporal

Mais uma atividade dos nossos espaços colaborativos especialmente para você, associado IBGC. A iniciativa estimula a troca e diálogo entre pares, engajando os associados por meio de debates qualificados e direcionados por um instrutor contratado (um especialista no setor) sobre a governança corporativa em diferentes setores e temas.

Dialoga 2023

Participe da enquete para definir os temas e setores da 6ª edição do IBGC Dialoga

A pesquisa acontece de 2 a 14 de maio. Os temas e setores mais votados farão parte do programa que acontecerá no segundo semestre de 2023.

Clique aqui e faça a sua indicação!

Como funciona?

Sempre no formato online, o IBGC Dialoga é um espaço exclusivo para os associados do IBGC, em qualquer parte do Brasil e do mundo, que proporciona discussões e troca de informação entre profissionais que atuam no setor como agentes de promoção da governança.

Cada grupo conta com um instrutor especialista no tema, e até 30 associados. Cada edição é semestral e composta por quatro encontros: de março a junho e, depois, de agosto a novembro, sempre pela plataforma Zoom.
As datas são previamente definidas e comunicadas na abertura das inscrições.

Pré-requisitos

  • Ser associado IBGC e estar em dia com a taxa de associação;
  • Ter experiência comprovada no setor escolhido - ser ou ter sido nos últimos 10 anos agente de Governança no setor de inscrição; e atender aos requisitos específicos de cada setor (quando houver);
  • Preencher ou atualizar o campo ‘Mini Currículo’ no momento de sua inscrição. Este campo é a única fonte de informações que utilizamos para a análise de seu perfil no Dialoga. Em função do volume de inscrições não há outras pesquisas, portanto informe com clareza qual sua vivência no(s) setor(es) escolhido(s), através de sua experiência profissional no tema do Dialoga desejado. Especifique o nome das organizações onde atua/atuou, com sua posição/cargo e datas;
  • Participar de no máximo dois espaços colaborativos simultaneamente, ou seja, duas Comissões, uma Comissão e um Dialoga ou dois Dialoga. Aqueles que já são membros de duas Comissões não poderão participar do Dialoga;
  • Possuir disponibilidade de agenda para participação de todos os encontros. Os membros que obtiverem 75% de presença ou mais receberão um certificado de participação no Dialoga. Não haverá lista de espera.

Importante

  • A divulgação da data das inscrições será realizada após o encerramento da enquete dos temas e setores;
  • Durante a inscrição, coloque no espaço "Mini Currículo" as organizações que atua/atuou, bem como posição e datas;
  • É importante reforçar que – em função do grande número de inscritos - a avaliação do perfil será feita somente pelos mini currículos, sem acesso a links ou outras plataformas, portanto a qualidade e atualidade dessa informação será determinante para a classificação da aderência do candidato ao perfil do Dialoga escolhido;
  • Participantes das edições do semestre anterior não podem se candidatar para o Dialoga do mesmo setor que acabaram de participar;
  • A inscrição não garante a participação no IBGC Dialoga. Todas as inscrições estão sujeitas a análise.
*Solicitamos a atenção e compreensão de todos os interessados aos pré-requisitos e orientações apresentadas.

Perguntas frequentes

A iniciativa consiste na formação de grupos de debates sobre setores específicos. Cada grupo contará com cerca de 20 a 30 associados. As inscrições poderão ser feitas duas vezes ao ano. O grupo temático contará com 4 encontros a cada semestre (uma reunião por mês com duas horas de duração cada). Cada grupo será conduzido por um instrutor contratado com domínio do tema.
Os grupos têm periodicidade definida de 4 meses de trabalho. Nas comissões, o mandato é de cinco anos. Isso promove uma agilidade para que o debate qualificado seja muito assertivo e o networking proativo, sem a exigência de tanta disponibilidade de tempo para produção de conteúdo como no caso dos membros de Comissões.  

Os espaços colaborativos contam com duas frentes: Comissões Temáticas e o IBGC Dialoga. O associado do instituto pode participar de dois espaços simultaneamente, que podem ser duas Comissões, uma Comissão e um Dialoga ou dois Dialogas.

*Caso o associado já participe de duas comissões, ele será automaticamente desclassificado do processo.  

O Dialoga têm duração de 4 meses. Após o término de uma edição, o associado poderá se inscrever para a próxima, desde que seja para um tema diferente do concluído no semestre anterior.
Os encontros serão realizados virtualmente, normalmente pela plataforma Zoom, com a possibilidade de participação de associados de qualquer estado do Brasil e, também, de outros países.
Não. O relacionamento entre integrantes será organizado entre os mesmos, caso desejem. O instituto estará comprometido em promover o primeiro ponto de contato entre os pares e, dali em diante, o IBGC não terá um papel formal com os demais desdobramentos.
Sim. Os participantes com pelo menos 75% de presença nos encontros receberão o certificado de participação do IBGC Dialoga. Não haverá lista de espera. É importante que o participante esteja presente em todas as reuniões. Atente-se a sua agenda antes de se inscrever.

Saiba mais sobre a 5ª edição do IBGC Dialoga

A edição teve sete grupos escolhidos: Governança Climática, Governança das Famílias Empresárias no Agronegócio, Inovação e Tecnologia, Setor Energia, Setor Financeiro, Sociedade 5.0 e o Futuro do Trabalho e Startups

Inscreva-se para a 5ª edição do programa IBGC Dialoga

Associados interessados em participar do processo seletivo para um dos sete grupos de debates podem se inscrever de 16 a 26 de fevereiro Leia a matéria completa

Participe da enquete da 5ª edição do IBGC Dialoga

De 18/10 a 18/11, todos os associados do instituto podem opinar sobre setores e temas que querem ver na próxima edição Leia a matéria completa

Saiba mais sobre a 4ª edição do Dialoga

A edição passada foi um sucesso e teve sete grupos escolhidos sobre os seguintes temas: Agro, Empresas de Controle Familiar, Energia, Startups, Mudanças Climáticas, Terceiro Setor e Varejo

IBGC Dialoga debate temas essenciais à governança corporativa

09/02/2023

O espaço colaborativo promoveu, em 2022, discussões sobre agronegócio, empresas familiares, educação, finanças e indústria e startups

Leia a matéria completa

Inscreva-se na 4ª edição do IBGC Dialoga

30/06/2022

Exclusiva para associados do instituto, iniciativa receberá inscrições de 30 de junho a 28 de julho. Grupos contam com novos temas, saiba quais são

Leia a matéria completa

Saiba mais sobre a 2ª edição

Acesse o Blog IBGC, o principal canal de comunicação do instituto com associados e demais interessados em notícias sobre governança corporativa.

A primeira edição foi um sucesso e dessa vez teve 6 grupos sobre os seguintes temas:
Conselheiros de Empresas de Controle Familiar, Energia, Esportes, Financeiro, Indústria, e Tecnologia.

Associados já podem se inscrever no IBGC Dialoga

16/07/2021

Com inscrição validada, candidatos serão organizados em grupos de seis diferentes setores. Confira quais são eles.

Leia a matéria completa

Conheça os líderes temáticos da segunda edição do IBGC Dialoga

11/08/2021

Associados já podem conferir o perfil dos especialistas que vão direcionar as atividades em cada grupo

Leia a matéria completa

Dúvidas? Entre em contato com a nossa equipe!