Capítulo Ceará prioriza visitas técnicas às empresas da região

“O capítulo é o principal meio de divulgação e de conexão das empresas com o conhecimento acumulado do IBGC”, afirma Ênio Leão

  • 06/05/2024
  • Angelina Martins
  • Bate-papo

O Blog IBGC publica uma série de entrevistas com os coordenadores-gerais de capítulos e núcleos IBGC de todo o Brasil, para que sejam conhecidos os ecossistemas e os principais desafios de governança em suas respectivas áreas de atuação.

Desta vez, o bate-papo é com Ênio Viana de Arêa Leão, coordenador-geral do Capítulo Ceará até o dia 28 de março, quando foi eleito conselheiro de administração do IBGC, após a realização da Assembléia Geral Ordinária. A nova coordenadora-geral do capítulo é a associada Renata Santiago.

Os coordenadores do capítulo são Bruno Ricardo Pena de Sousa, José Marcelo de Castro Filho e Maria Águeda Pontes Caminha Muniz; além dos coordenadores estendidos: Celso Torres, Leonardo Covas e Ândria Tuma. E os estados de abrangência são: Ceará, Amazonas, Maranhão, Pará e Piauí). Acompanhe!

Blog IBGC: Como você enxerga o ecossistema de negócios e os desafios de governança na área de atuação do capítulo?
Ênio Viana de Arêa Leão: O capítulo é muito mais do que o Ceará, abrangemos também os estados do Piauí, Maranhão, Pará e Amazonas. E todos os estados têm crescido fortemente, puxados por empresários locais e estrangeiros, que reconhecem as riquezas naturais únicas que temos.

Destaco o crescimento nos setores de infraestrutura, agropecuária, turismo e negócios de impacto. Há empresas com diferentes estágios de desenvolvimento da governança, trazendo desafios e oportunidades de troca entre as empresas e os profissionais. Temos empresas locais com governança madura que servem de modelo para outras que estão em forte crescimento.

Quais os desafios de governança na área de atuação do capítulo, para ampliar o seu alcance e a disseminação da governança?
Como em outras regiões do Brasil, temos a predominância de empresas familiares, onde sucessão é um tema que deve ser explorado com atenção. Além disso, temos empresas que crescem em ritmo acelerado. A governança corporativa precisa acompanhar este ritmo para que as empresas se perenizem, tenham acesso a capital e mercados internacionais.

Além desses desafios regionais, a governança pode ajudar as empresas em outras esferas, como: gestão de talentos, inovação, digitalização, concorrência internacional, mudanças do consumidor etc..

Como desafio, os diferentes estágios de governança das empresas geram boas discussões e trocas de experiências, mas também estimulam a comunicação diversa, que atenda os diferentes públicos.

Quais as principais agendas a serem priorizadas em 2024?
A principal mudança introduzida este ano é aumento da interação entre os associados dos capítulos do Ceará e Pernambuco e do Núcleo Bahia. Entendemos que as regiões têm desafios parecidos e que, ao unirmos este grupo, encontraremos mais desafios similares e poderemos aprofundar discussões específicas. Além disso, priorizaremos visitas técnicas para entendermos a governança de empresas que podem ser vistas como modelo de governança, a empresa familiar e momentos de confraternização entre os associados.

Como potencializar o papel do capítulo na região?
Divulgar os benefícios de uma boa governança é o principal caminho para que as empresas priorizem este tema e colham os frutos. O IBGC é uma fonte inesgotável de conhecimento para o desenvolvimento da governança e pode ajudar as empresas nessa jornada.

O capítulo é o principal meio de divulgação e de conexão das empresas com o conhecimento acumulado do IBGC.

Como a governança pode gerar valor para os associados e para o ecossistema de negócios da região?
Nossa região, embora tenha crescido muito nos últimos anos, tem muito a se desenvolver. A boa governança é peça fundamental no crescimento e perenidade das empresas para que possamos construir uma sociedade melhor e mais próspera.

Um crescimento responsável proporciona um ambiente mais saudável e com oportunidades para nossos associados e a população em geral. Ficamos muito felizes em poder contribuir com o desenvolvimento da nossa região e do Brasil.


Clique aqui e conheça um pouco mais a área de capítulos do IBGC.


Confira as últimas notícias do Blog IBGC