4ª edição do Programa de Mentoria Diversidade em Conselho

Segundo a pesquisa Board Index Brasil 2018, realizada pela consultoria Spencer Stuart, houve uma alta de 15% no número de mulheres em posições de conselhos em 2018 em comparação ao ano anterior, mas o índice ainda é extremamente baixo: elas ocupam apenas 9,4% das posições em conselho. Quando consideradas apenas as titulares, as mulheres representam somente 6,6% do total. Pensando nisso, a B3, o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), a International Finance Corporation (IFC) e a WomenCorporateDirectors (WCD) realizam a 4ª edição do programa de mentoria para mulheres executivas que desejam ingressar em conselhos. Em 2019, serão selecionadas 25 participantes.

De 2015 até agora, já passaram pelo programa 68 mentoradas e 47 mentores e mentoras. As duplas se reúnem periodicamente durante 12 meses e têm como base uma metodologia desenvolvida pela coach e consultora Vicky Bloch. Além dos encontros individuais, as duplas de mentores (as) e mentoradas participam de eventos e debates organizados ao longo do ano.

Para participar do programa, a candidata deverá preencher um formulário de inscrição, onde serão avaliados, principalmente, os critérios de diversidade no grupo, tais como função, setor de atuação, imagem e reputação da profissional no mercado, interesse e disposição para assumir imediatamente posições em conselhos.