Jornada Técnica Internacional - Canadá 2020

Os associados passarão por Toronto e Montreal em duas turmas; 31 de maio a 5 de junho e 14 a 19 de junho

A Jornada Técnica (JT) do IBGC consiste em uma viagem internacional de imersão em temas de governança corporativa. Com uma programação desenvolvida para ampliar a compreensão do assunto em um universo empresarial cada vez mais globalizado, o evento é voltado exclusivamente para associados do IBGC e conta com o networking do instituto com entidades internacionais para o desenvolvimento e organização do programa.

A 11ª Jornada será realizada no Canadá, país com mercado de capitais avançado, empresas familiares que geram 35% do PIB,  e um dos expoentes no ecossistema de startups, sendo o 5º maior país em concentração de startups de inteligência arfiticial e o 3º país em que os venture capitals mais confiam. 

Além da oportunidade de conhecer a governança corporativa do Canadá e seu ecossistema de startups e inovação, esta JT foi desenhada para que os jornadeiros tenham acesso a outros eventos que acontecem “back to back”: ICGN Annual Conference, um dos eventos mundiais mais importantes em governança corporativa  e o Collision, o maior evento de tecnologia do Canadá.

A programação completa da viagem será divulgada em breve. Acompanhe nossos canais de comunicação!

backgroundImageAlt1

Os destaques da economia canadense

Um mercado de capitais extremamente desenvolvido e o país-sede de algumas das maiores seguradoras do mundo. Essas são apenas duas das muitas vocações de sucesso corporativo do Canadá.

Eleito como destino da jornada técnica do IBGC em 2020 por seu profissionalismo na gestão da governança corporativa, o país é conhecido internacionalmente também como destaque no setor de mineração, em ações de inovação, engajamento do ambiente acadêmico e forte envolvimento com empresas familiares, que representam importante fatia da economia local.


Semelhante à experiência brasileira, 90% das empresas canadenses são pequenas e desempenham um grande papel na criação líquida de emprego, sendo responsáveis por 80% das vagas do setor privado.


No setor de mineração, o Canadá concentra 75% das empresas de mineração do mundo. A lei canadense faz com que tanto a listagem em bolsa das empresas de mineração quanto o cumprimento de regulamentos federais sejam menos onerosos do que em outros centros financeiros, incluindo Londres e Nova York.


Os canadenses têm uma cultura favorável para o empreendedorismo, considerado no país uma opção de carreira. O corredor Waterloo-Toronto, na região de Ontário, por exemplo, concentra atualmente mais de 15 mil empresas de tecnologia, 5,2 mil startups e 200 mil profissionais da área de tecnologia da informação.


Confira mais sobre o Canadá na entrevista de Ricardo Lamenza, coordenador do grupo de estudos que antecede a jornada. Clique aqui.

Confira por onde a JT já passou

O IBGC promove a Jornada Técnica Internacional desde 1998. Confira por onde nossos associados já passaram