IBGC disponibiliza curadoria de conteúdo sobre governança corporativa

Confira análises, estudos e orientações que ajudarão as organizações e a sociedade diante das incertezas causadas pelo coronavírus

Em virtude da pandemia de Covid-19, passamos a refletir ainda mais sobre o papel da governança corporativa em momentos de crise. Por isso, selecionamos a seguir artigos e publicações com o que consideramos de mais completo em análises, reflexões e estudos para enfrentar esse momento de disrupção global. Nossas indicações contemplam publicações do próprio instituto, de parceiros e de entidades de renome nacional e internacional. Essa lista de sugestões é atualizada periodicamente. Outras sugestões podem ser enviadas para conhecimento@ibgc.org.br.

Publicações do IBGC relacionadas à gestão de risco e de crise

Caderno 16 | Governança Corporativa e Boas Práticas de Comunicação
A publicação apresenta boas práticas de comunicação entre agentes de governança e as demais partes interessadas. O caderno traz também recomendações de como manter uma comunicação transparente em períodos de crise. O capítulo três do documento versa especificamente sobre as práticas de comunicação em crises, o que torna a sua leitura bastante pertinente aos profissionais e agentes de governança instados a fortalecer suas práticas de comunicação durante a pandemia, promovendo um dos princípios básicos da governança corporativa: a transparência.

Caderno 19 | Gerenciamento de riscos corporativos: evolução em governança e estratégia
Caderno de orientações e recomendações de boas práticas em gerenciamento de riscos corporativos, voltado a executivos e conselheiros de administração. A partir do capítulo três, o documento apresenta as recomendações de melhores práticas para a adoção de um modelo de gerenciamento de riscos corporativos (GRCorp). As organizações que estruturaram os seus modelos estão mais bem preparadas para navegar durante a pandemia.

Análises & Tendências 4: Gerenciamento de Riscos
Revista digital do IBGC reúne artigos assinados por especialistas em diversos temas relacionados ao gerenciamento de riscos corporativos, com textos especialmente relacionados à gestão de crises. No artigo de número oito, os autores refletem sobre o risco de reputação e enfatizam a necessidade de uma comunicação objetiva e ativa. Já no artigo 29 é ressaltada a importância e o papel do profissional de riscos em contextos de crises econômicas e pandêmicas, como a que o mundo vive atualmente.


Recomendações e panorama internacional

OECD Economic Outlook, Interim Report March 2020
Acompanhe na página especial da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OECD) as previsões dos impactos do novo coronavírus na economia global e as recomendações para os governos. Há vídeos da conferência de imprensa realizada no começo de março, a apresentação utilizada no evento e o relatório da organização para o mês de março, já contemplando o contexto da pandemia. 

NACD Resource Center: Responding to the COVID-19 Crisis 
Página especial do NACD (instituto de conselheiros dos Estados Unidos) com publicações e conteúdos relacionados à crise do novo coronavírus. Há materiais direcionados às análises constantes de cenários no curto e longo prazos, bem como sobre a avaliação e gestão da crise, e como manter a efetividade dos conselhos neste contexto.

Managing Strategic Risks in the Face of the Coronavirus
Este artigo publicado pela revista trimestral americana Directors & Boards propõe orientações sobre como gerenciar riscos estratégicos diante da pandemia do novo coronavírus e é endereçada a conselheiros e profissionais de gestão de riscos.

Safeguarding our lives and our livelihoods: the imperative of our time
Artigo especial da consultoria McKinsey reflete sobre os cenários possíveis de redução de danos da pandemia na atividade econômica global e na vida das pessoas, traçando caminhos e ações para equilibrar os esforços em combater o vírus, sem causar declínio das economias e das sociedades contemporâneas.


Ambiente regulatório e jurídico

Carta IBGC, Amec, IBRI, Anbima e Apimec Nacional à CVM
Carta do IBGC, Amec, Abima, Apimec Nacional e IBRI endereçada à CVM sobre os impactos da Covid-19 na entrega das demonstrações financeiras e assembleias gerais ordinárias no Brasil. 

Veirano Advogados Covid-19 Resource Kit
O escritório de advocacia Veirano lançou uma publicação com orientações jurídicas para empresas sobre como lidar com o surto da Covid-19, lançando uma perspectiva jurídica sobre diversos temas, como a área trabalhista.

Demarest: Covid-19 e seus impactos legais
A página especial do escritório de advocacia Demarest compila uma série de conteúdos relacionados aos impactos da Covid-19 nos negócios, trazendo análises do cenário em constante transformação e sugere estratégias de mitigação dos impactos legais aos seus clientes. 

Ofício-Circular CVM/SNC/SEP 02/20
Leia o ofício circular CVM/SEP 02/20 e veja quais são as recomendações para as companhias abertas durante a crise do novo coronavírus.

O COVID-19 e a Gestão de Contratos Empresariais
O escritório de advocacia Veirano elaborou um guia prático e objetivo sobre as principais medidas que as empresas podem implementar agora para enfrentar os desafios da pandemia.

Medida Provisória do Governo Federal
Devido à pandemia do novo coronavírus o governo federal editou recentemente uma MP com informações relevantes para as companhias acerca da realização das assembléias gerais ordinárias (AGOs). Veja a seguir os principais destaques da MP: (1) as AGOs agora podem ser realizadas até julho de 2020, (2) o conselho de administração/Diretoria podem declarar dividendos, (3) o conselho de administração pode deliberar assuntos urgentes da assembleia, que devem ser ratificado em assembleia posteriormente, (4) os mandatos dos administradores fica prorrogado até a próxima assembleia e (5) possibilidade de realização de assembleias digitais, segundo norma da CVM. O regulador deverá normatizar a possibilidade de quórum digital.

Prorrogações promovidas pela Deliberação CVM 849 relacionadas às companhias abertas
1. Primeiro formulário de ITR das companhias com exercício findo em 31.12.19: 45 dias
2. Demonstrações financeiras: 2 meses
3. Formulário DFP: 2 meses
4. Relatório do agente fiduciário: 2 meses
5. Formulário cadastral: 2 meses
6. Formulário de referência: 2 meses
7. Informe sobre o Código Brasileiro de Governança Corporativa: 2 meses

Empresas precisam adotar medidas de continuidade dos negócios, aponta guia do KLA 
Em resposta à crise causada pelo Covid-19, o escritório de advocacia KLA produziu guia com recomendações para os departamentos de compliance das organizações.

Veirano Advogados analisa o funcionamento das juntas comerciais ante a Covid-19
Confira a nota do escritório jurídico com as últimas atualizações sobre o funcionamento das juntas comerciais em meio à crise do coronavírus.


O papel dos conselhos e das lideranças

Pacto contra a Covid-19
A Rede Brasil do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU) lançou um guia para lideranças empresariais com sugestões de resposta à crise, cases empresariais e informações para enfrentar a pandemia.

NACD Confronting COVID-19: Actions Boards Should Take
Artigo do NACD propõe ações e medidas que os conselhos de administração devem realizar para lidar com a pandemia.

The Board's Role in Confronting Crisis
Este artigo da EY mostra a importância do conselho de administração no combate as crises através da construção de um programa eficaz com os principais objetivos antes, durante e depois dos períodos de crise.

O coronavírus como um novo risco sistêmico: implicações para a governança corporativa
Neste artigo, a rede internacional que congrega diversos institutos de governança de diversos países do mundo (ICGN) alerta para o risco sistêmico do novo coronavírus e suas implicações para a governança.


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