Sobre o curso

A comunidade científica tem dado alertas, há alguns anos, sobre os efeitos das mudanças climáticas no planeta. Hoje, há um consenso maior da sociedade e das organizações empresariais de que as emissões de gases de efeito estufa, promovida pela atividade humana, vem aumentando a temperatura global. Se nada for feito para frear o ritmo atual de emissões, teremos a ocorrência maior de eventos climáticos extremos e, muitas vezes, hostis.

O impacto pode parecer, à primeira vista, distante das empresas. Não se formos analisar os efeitos socioeconômicos, as consequências na produção e uso de energia, no uso de commodities agrícolas etc. Os desafios e riscos climáticos, portanto, devem ser monitorados e geridos por todas as organizações, independentemente do setor ou porte. Por outro lado, as oportunidades para transformações, inovações, disrupções e geração de valores tangíveis e intangíveis também precisam ser consideradas.

Por essas razões, a temática vem ganhando mais relevância nas discussões estratégicas dentro dos conselhos de administração. O curso é parte da iniciativa da Chapter Zero Brasil, a qual tem o IBGC como representante no país, e visa engajar os conselheiros de administração para debater o tema de forma fundamentada e contribuir para o atingimento da meta global de emissões líquidas zero até 2050 por meio de suas deliberações.

Este curso é para mim?

O curso se destina, especialmente, aos conselheiros de administração já atuantes no mercado, bem como membros de comitês que têm interesse em aprofundar seus conhecimentos no tema das Mudanças Climáticas sob a perspectiva da estratégia.

Como este curso pode me ajudar na carreira?

O curso visa preparar os conselheiros de administração para tomadas de decisões estratégicas e mais fundamentadas em um cenário de riscos climáticos e adaptabilidade, bem como prepará-los para refletir os negócios de forma mais ampliada acerca dos riscos e oportunidades desta agenda. Ao final do curso, o participante receberá certificado de conclusão do IBGC, uma referência nacional e internacional em governança corporativa.

Guarany Ipê do Sol Osório

Coordenador do curso

Doutor em Administração Pública e Governo pela FGV EAESP. Mestre em Direito, na área de Ciências Jurídico-Ambientais, pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Coordenador do Programa Política e Economia Ambiental do Centro de Estudos em Sustentabilidade (FGVces) da FGV EAESP. Professor do Mestrado Profissional em Gestão para Competitividade – Linha Sustentabilidade da FGV EAESP e dá aulas em outros cursos de pós-graduação da FGV. Advogado desde 1999, tem como foco de atuação as políticas públicas, instrumentos econômicos, divulgação científica, análise retórica, sustentabilidade e mudança do clima. Coordenou estudos e projetos em parceria, por exemplo, com Banco Mundial, empresas, Embaixada Britânica, ONGs, governos subnacionais, ministérios e órgãos do Governo Federal com o objetivo geral de apoiar o processo de desenvolvimento de políticas e estratégias de mitigação e de adaptação à mudança do clima.

Lina Pimentel

Coordenadora do Curso

Atua na área de direito ambiental e lida com diversos assuntos inerentes à prática incluindo áreas contaminadas, licenciamentos, resíduos sólidos e serviços ecossistêmicos. Dedica-se também a prática de ESG (Environmental, Social, Governance), sendo precursora da área no mercado jurídico brasileiro. Além disso, Lina atua na prática de Life sciences e Saúde, com foco em biodiversidade, gerenciamento de contaminação, recursos hídricos, mudanças climáticas e licenciamento ambiental com ênfase no setor de saúde. Presta assistência jurídica em processos administrativos e litígios envolvendo assuntos ambientais. Foi gerente da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) de 2004 a 2007. É co-presidente do Comitê de Meio Ambiente, Saúde e Segurança da International Bar Association (IBA), é coordenadora do Comitê de Direito Ambiental do Centro de Estudos das Sociedades de Advogados (Cesa) e faz parte da comissão permanente do meio ambiente da OAB de São Paulo.

Público

Conselheiros de administração, membros dos comitês de assessoramento ao conselho, conselho fiscal.

Pré-requisitos

Participação em conselhos e em seus órgãos de assessoramento. Antes de ingressar no curso, seu currículo passará por uma avaliação da equipe IBGC para garantir que sua escolha é compatível com sua experiência.

Objetivos

O curso visa orientar os membros de conselho de administração, fiscal e de comitês para uma melhor fundamentação para a toma da de decisão acerca da questão climática, bem como engajá-los na agenda para que possam contribuir para atingimento da meta global de emissões líquidas zero até 2050.

Metodologia

O curso permite aos participantes conhecer e refletir melhor sobre os impactos das mudanças climáticas nos negócios, por meio de leituras sugeridas, exposição da temática por instrutores experientes, além de apresentação de cases. 

Para uma experiência completa do curso, o participante trilhará uma jornada de aprendizado dividida em 2 etapas:

  • Atividades on-line – Assíncronas 
  • Aulas on-line – Síncronas (ao vivo)

Conheça os materiais disponibilizados pelo IBGC sobre o tema

Alguma dúvida? Converse conosco.

São Paulo e região: 11 3185 4200
Demais localidades: 4020 1733

*Em caso de força maior, o IBGC tem a prerrogativa de alterar a estrutura dos cursos.