Colegiados de Apoio ao Conselho

Colegiados de Apoio ao Conselho de Administração são compostos (i) em situações onde possa haver situação de conflito de interesses com o Conselho de Administração, por associados aprovados por este órgão, com competência para tratar de assuntos como os relacionados com o processo eleitoral e aplicação do Código de Conduta do IBGC; e (ii) em situações onde não esteja presente situação de conflito de interesses com o Conselho de Administração, por membros deste órgão e associados por ele aprovados, com competência para elaborar e rever estudos e/ou conduzir discussões sobre temas de interesse do Instituto, sugeridos pelo Conselho de Administração.

Os Colegiados de Apoio ao Conselho de Administração deverão submeter ao Conselho de Administração propostas que demandem deliberação de sua alçada. Os coordenadores serão escolhidos pelo Conselho de Administração, com exceção do Colegiado referente à aplicação do Código de Conduta do IBGC, que seguirá o processo previsto no referido Código. (Vide Estatuto)

Colegiado de Apoio ao Conselho - Conduta

O Colegiado tem como objetivo gerir o Código de Conduta do IBGC, promover sua divulgação e atualização periódica, bem como esclarecer dúvidas de interpretação. Cabe-lhe, em especial, receber e analisar denúncias de violações ao Código de Conduta.

O funcionamento do CAC-Conduta está previsto no capítulo 4 do Código de Conduta. Clique aqui para acessar o documento. 

Coordenador
Sérgio Mindlin

Secretário
Lucas Legnare

Membros          
Antonio Luiz S. Carvalho          Domingos Laudisio
Edy Kogut           Wilson Carnevalli Filho
Paulo Campos Salles de Toledo           Sandra Papaiz
         

Colegiado de Apoio ao Conselho - Governança e Indicação

Duas finalidades principais orientam as atividades deste colegiado. Uma consiste na indicação dos candidatos a conselheiros, estimulando a candidatura de associados com perfis desejáveis e posicionando-se em relação aos candidatos ao cargo de conselheiro.

Outra se centra na elaboração de análises e estudos, por demanda do Conselho ou iniciativa própria, sobre o sistema de Governança do IBGC, visando seu aprimoramento e o alinhamento em relação ao Código das Melhores Práticas de Governança Corporativa. 

Clique aqui para acessar o regimento interno. 

Coordenador
Leonardo Viegas

Secretária
Mônica Barbosa

Membros          
Emilio Carazzai          Gilberto Mifano
João Pinheiro Nogueira Batista          João Verner Juenemann
Luiz Carlos de Queiroz Cabrera          Maria Helena Santana
Roberto Faldini          Roberto Waack
  

Colegiado Independente Recursal (CIR)

O CIR – Colegiado Independente Recursal, é órgão independente do IBGC destinado a apreciar e julgar eventuais recursos de associados, pessoas físicas ou jurídicas, que venham a ser punidos pelo Conselho de Administração com pena de exclusão do quadro social do IBGC.

Foi criado na Assembleia Geral Ordinária de 29 de março de 2016 e é composto por até 7 membros, associados do IBGC, indicados pelo Conselho de Administração e ratificados pela Assembleia Geral do instituto. O Colegiado é independente hierarquicamente do Conselho de Administração. 

Clique aqui para acessar o regimento interno. 

Coordenador
Carlos Eduardo Lessa Brandão

Secretária
Caroline Gimenes

Membros          
Dietmar Frank          Gunter Eberhardt
Iêda Aparecida Patrício Novais          Josino de Almeida Fonseca
Peter Harazim