O Chapter Zero Brazil – the IBGC Climate Forum é o capítulo brasileiro da Climate Governance Initiative (CGI). Criada em 2019, como desdobramento de um grupo de trabalho do Fórum Econômico Mundial, a CGI é uma rede internacional de conselheiros de administração que visa o enfrentamento de temas relacionados às mudanças climáticas.
O Chapter Zero Brazil apoia o posicionamento recentemente publicado pela CGI que destaca a importância da COP26 para o engajamento de conselheiros com os impactos das mudanças climáticas (veja o posicionamento ao fim desta nota).
Os impactos climáticos sobre a América do Sul e o Brasil
Além da mensagem trazida pela CGI, destacamos que em nossa região, de acordo com as projeções do último relatório do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC), é muito provável que os impactos decorrentes de secas se intensifiquem devido às temperaturas globais mais elevadas, afetando a agricultura e os ecossistemas, potencializando a aridez e as alterações pelo uso do fogo na Amazônia. Ademais, é alta a probabilidade de que o nível do mar continue subindo e contribua para o aumento de inundações nas áreas costeiras mais planas. Portanto, os impactos climáticos irão demandar aos conselheiros decisões institucionais efetivas e informadas para mitigação dos riscos.
Recomendações aos conselheiros brasileiros
Neste sentido, o Chapter Zero Brazil, em conjunto com as outras entidades parceiras abaixo subscritas, recomenda que:
i) a análise das questões climáticas, pautada em critérios científicos e objetivando o alcance das metas de mitigação de emissões seja incluída de forma prioritária nas agendas dos conselheiros de administração;
ii) o cumprimento das metas de redução de emissões resulte do esforço coletivo para a transição a uma economia de baixo carbono, com redução de pelo menos 50% dos índices até 2030 e neutralidade completa até 2050;
iii) a matriz de riscos das organizações contemple os impactos climáticos, socioambientais e econômicos como fatores prioritários;
iv) os administradores, incluindo conselheiros e executivos, busquem formação técnica, legal e institucional continuada para o endereçamento das questões climáticas nas agendas dos conselhos que integram e para orientar a tomada de decisões.
Chapter Zero Brazil - Parceiros
Instituto Capitalismo Consciente Brasil
Sistema B Brasil
Rede Brasil do Pacto Global
Comissão Brasileira de Acompanhamento do Relato Integrado (CBARI)
Posicionamento para a COP26 – Climate Governance Initiative (CGI)
O Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC) demonstrou que a ação humana está, inequivocamente, causando mudanças em nosso clima e isto já está afetando todas as regiões do mundo. A mudança climática é a maior ameaça ao sistema financeiro global e seus impactos afetarão todas as empresas. Ela representa elevados riscos no curto, médio e longo prazo, demandando que os conselhos de administração insiram a questão climática no centro de sua estratégia, avaliação de risco e processos de divulgação de informações.
Diante do aumento da regulação e das expectativas dos stakeholders, as empresas devem se preparar para uma transição sem precedentes, em termos de velocidade e escala. Portanto, deverão responder adotando uma abordagem integrada e estratégica traçada pelo seu conselho de administração.
Tendo em vista a COP26 e o cenário favorável à adoção de compromissos políticos mais ambiciosos, este é um momento crucial para os conselhos se engajarem no enfrentamento dos impactos climáticos, conduzir compromissos de longo prazo e traduzi-los em ações práticas e imediatas. Isto inclui assegurar que a estratégia de seus negócios é resiliente numa economia de baixo carbono e que o time executivo está capacitado para alcançar esta meta. As empresas também devem considerar os efeitos dessa transformação em larga-escala nos trabalhadores, fornecedores e na comunidade, que serão, em muitos casos, forçados a se reinventar ante as céleres mudanças.
A CGI é uma rede global de fóruns de conselheiros com a missão de facilitar a transição para uma economia baixa em carbono até 2050 ou antes. Juntos, estamos comprometidos a alcançar ambiciosos objetivos climáticos por meio da promoção de uma efetiva governança climática nos conselhos de administração. Nós estamos construindo uma comunidade de conselheiros conscientes das questões climáticas relevantes, comprometidos com o desenvolvimento de habilidades e reunindo os conhecimentos necessários para desempenhar, a longo prazo, os seus deveres fiduciários a serviço da empresa.
A CGI reúne no total uma rede que excede 100.000 pessoas. Esses membros podem influenciar trilhões de dólares em capital e emissões de milhares de empresas por meio dos conselhos nos quais atuam.
Se você é um membro de conselho numa empresa brasileira, esta é uma oportunidade para atuar na resposta global à emergência climática. Seu compromisso e liderança são essenciais para o sucesso da transição da sua empresa para uma economia baixa em carbono em emissões.
Sobre a Climate Governance Initiative
A Climate Governance Initiative mobiliza conselhos de administração em todo o mundo para abordarem as mudanças climáticas em seus negócios. Fazemos isso desenvolvendo e apoiando associações nacionais que capacitam seus membros com as habilidades e conhecimentos necessários para lidar com as mudanças climáticas nos conselhos com base nos Principles for Effective Climate Governance do Fórum Econômico Mundial.