Carga horária

16

8
Créd.

Mercado de Carbono e Agenda de Governança

Categoria: ESG - Profissionais de alta gestão e Conselho de Administração

Sobre o curso

As mudanças climáticas já são uma realidade que afeta a todos – meio ambiente, sociedade e economia. As empresas e demais organizações, como potenciais vítimas e contribuintes para esse cenário que coloca em risco todo o planeta, devem buscar formas para mitigar o avanço e consequências das mudanças climáticas, assim como buscar oportunidades de transição para uma economia de baixo carbono. Nessa perspectiva, o mercado de carbono surge como alternativa relevante, especialmente para o Brasil. Neste curso, o participante saberá mais sobre os riscos e oportunidades desse mercado, bem como terá subsídios suficientes para fomentar o tema dentro da agenda de governança das organizações.

Saiba mais sobre a Trilha ESG

Este curso é para mim?

Sim, se você for um profissional com experiência e/ou conhecimento amplo em governança corporativa, que pretende ter uma formação sólida e criar consciência em conceitos elementares sobre os temas governança climática, soluções baseadas na natureza e mercado de carbono.

Como este curso pode me ajudar na carreira?

Este curso poderá alavancar oportunidades em um mercado crescente e carente de profissionais especializados para atuarem em organizações já comprometidas com os modelos de atuação no mercado voluntário de carbono.

Objetivos

Desenvolver profissionais comprometidos com a agenda da sustentabilidade e que tenham capacidade de identificar os riscos e, especialmente, as oportunidades estratégicas que podem ser captadas no atual cenário de mudanças climáticas.

Cinthia Caetano

Coordenadora do curso

Cinthia Caetano é VP Corporate da Future Carbon Group e líder da unidade de negócios Future Carbon Academy. Formada em Direito e Mestre em Desenvolvimento Internacional pelo Institut Barcelona d’Estudis Internacionals (2018) na Espanha, com pesquisa focada em REDD+. Sua experiência inclui a atuação em posições de liderança em players do mercado voluntário de carbono nos últimos 15 anos como especialista em certificações de sustentabilidade, legislação e políticas públicas relativas a mudanças climáticas, biodiversidade, capital natural e desenvolvimento sustentável.

Público

Conselheiros, gestores e lideranças com amplo conhecimento ou experiência em atividades ligadas à governança corporativa, sem conhecimento prévio em mercado de carbono.

Pré-requisitos

Atuação executiva em áreas de governança corporativa (ou correlatas). Antes de ingressar no curso, seu currículo passará por uma avaliação da equipe IBGC para garantir que sua escolha é compatível com sua experiência.

Metodologia

O curso permite uma imersão em temas ligados à crise e governança climática global, mercado de carbono, serviços ambientais, além de soluções baseadas na natureza. A interação com os instrutores e especialistas com ampla experiência no mercado completam o programa. A carga horária do curso é de 16 horas, sendo 4 aulas de 4 horas cada.

Para uma experiência completa do curso, o participante trilhará uma jornada de aprendizado por meio dos seguintes recursos:

  • Aulas on-line: síncronas (ao vivo)
  • Materiais didáticos
  • Estudos de casos
  • Dinâmicas de aprendizagem ativa
  • Plataforma de aprendizagem Canvas 
  • Leituras prévias


Talvez você também se interesse por ...

A jornada do "G" do ESG em negócios sustentáveis

Escute o episódio completo

A comunicação dos fatores ESG na visão da empresa e do investidor

Escute o episódio completo

A comunicação dos fatores ESG na visão da empresa e do investidor

Escute o episódio completo

Conteúdos acerca do tema

Alguma dúvida? Converse conosco!

Central de Atendimento - Diretoria de Desenvolvimento
Telefone: 11 3185-4252
Clique aqui e entre em contato com a nossa equipe através do WhatsApp +55 11 3185 4200.  

*Em caso de força maior, o IBGC tem a prerrogativa de alterar a estrutura dos cursos