Carga horária

20

10
Créd.

Governança Corporativa em Empresas Familiares

Categoria: Empresa Familiar - Público: Membros da família e de órgãos de governança da empresa familiar

Sobre o curso

Compreender a governança das empresas familiares significa ter um conhecimento ampliado sobre os desafios em governança corporativa da maioria das empresas brasileiras. Isso devido ao fato de, aproximadamente, 90% das pessoas jurídicas no país terem controle familiar na atualidade . Assim, temas recorrentes nesse tipo de organização, tais como sucessão, conflitos geracionais e a complexa relação de interdependência entre família, negócio e propriedade são desmistificados por esse tradicional curso do IBGC, por meio de aulas ministradas pelos maiores especialistas na temática do Brasil. Além disso, o participante do curso poderá se atualizar com relação às tendências em governança corporativa que só um think tank como IBGC pode proporcionar.

Este curso é para mim?

Se você é um integrante da alta administração ou profissional envolvido na implantação ou estruturação da governança corporativa de empresas familiares ou, ainda, membro de uma família empresária que está se preparando para a sucessão na direção da organização ou que pretende compreender os possíveis caminhos para a solução de problemas relacionados à realidade dessas empresas no país, esse curso para você.

Como este curso pode me ajudar na carreira?

Através de um conteúdo robusto em boas práticas de governança corporativa voltadas para empresas familiares, o curso possibilita ao participante compreender os dilemas, conflitos, desafios atuais e comuns a essas organizações, como também apontar possíveis caminhos para a harmonia, perenidade e sustentabilidade dos negócios. O participante também terá a oportunidade de ampliar sua rede de networking, além de poder continuar sua jornada de aprendizado por meio de outros cursos da trilha de empresas familiares do IBGC.

Objetivo

O curso visa qualificar profissionais atuantes na implantação e estruturação da governança corporativa nas empresas familiares, assim como auxiliar acionistas, executivos, conselheiros e a própria família empresária na condução de seus negócios, por meio das melhores práticas de governança. Dessa forma, o instituto acredita que pode contribuir para um ambiente corporativo mais saudável e uma sociedade melhor.

Resultados

Para atingir esses objetivos, o curso visa formar profissionais capazes de:

  • Perceber os benefícios da adoção das melhores práticas de governança corporativa nas empresas familiares e engajar atores-chave dessas organizações;
  • Compreender os principais conceitos, dilemas, teorias e fatores de sucesso dessas empresas;
  • Lidar com questões que envolvem estruturação do patrimônio, sucessão e longevidade, entre outros desafios pertinentes à realidade dessas organizações;
  • Viabilizar processos sucessórios exitosos, bem como a mediação de possíveis conflitos;
  • Possibilitar a compreensão dos aspectos organizacionais e jurídicos dessas empresas;
  • Estar preparados para os desafios atuais e futuros em governança corporativa dessas organizações.

Público

Se você é um consultor ou conselheiro independente de empresas familiares e quer entender como funciona uma empresa familiar; ou precisa entender melhor conceitos como estruturação patrimonial e acordo de sócios, entre outros relativos ao tema; ou é membro de uma família empresária e gostaria de aprimorar a gestão da organização e fazer networking com alguns dos maiores especialistas brasileiros sobre o tema, então este curso é para você.

Metodologia

  • Leituras prévias com materiais indicados pelos instrutores;
    • Exercícios de fixação;
    • Discussões de cases;
    • Fóruns de discussão.

Alguns conteúdos que podem lhe interessar

Ainda não sabe se esse curso é pra você?
Conheça mais sobre o tema de Governança Corporativa em Empresas Familiares através dos nossos conteúdos. 

Acesse o nosso canal no Youtube e confira outros vídeos sobre tema. Clique aqui e confira!

Tomada de decisão em empresas familiares no momento da crise: casos práticos

As jornadas percorridas pelas famílias empresárias estão carregadas de biografias, tomadas de decisão e de legados. Dilemas reconhecidos e decisões tomadas em tempos de crise refletem e são refletidas pela governança corporativa e familiar. Conheça alguns dos dilemas e também dos casos práticos para tomadas de decisão na crise por empresas familiares.

Acesse aqui

John Davis e empresas familiares

Fundador da Cambridge Family Enterprise Group compartilha seu conhecimento sobre sucessão em empresas familiares

Acesse aqui

Talvez você também se interesse por esses conteúdos

Qual o valor da governança corporativa nas empresas familiares?

Escute o episódio completo

Como implantar a governança da família empresária?

Escute o episódio completo

E mais ...

Como faço para obter o certificado?

Para recebimento do certificado é necessário mínimo de 75% de presença nas aulas ao vivo. Ele será emitido ao final do curso e ficará disponível no seu login do ibgc, mesmo local utilizado para inscrição.

Caso tenha dúvidas a respeito do limite de faltas, nossa equipe está à disposição!

Alguma dúvida? Converse conosco.

Central de Atendimento - Diretoria de Desenvolvimento
Telefone: 11 3185-4252
Clique aqui e entre em contato com a nossa equipe através do WhatsApp +55 11 3185 4200.

*Em caso de força maior, o IBGC tem a prerrogativa de alterar a estrutura dos cursos