Sobre o curso

A compreensão do papel e da responsabilidade dos acionistas de empresas familiares e a preparação das futuras gerações influenciam diretamente a longevidade das organizações e a unidade da família empresária.
O conhecimento dos mecanismos de governança, que permitem aos acionistas uma visão panorâmica sobre as organizações, tornam-se as principais aliadas das empresas de controle familiar.
O curso abrange aspectos que vão desde a preocupação com o desenvolvimento pessoal e as responsabilidades junto ao negócio, ao patrimônio familiar e aos aspectos jurídicos, até a ênfase na adoção das práticas de governança corporativa e familiar, considerando a particularidade, cultura e valores de cada família e organização.

Saiba mais sobre a Trilha da Empresa Familiar.

Objetivos

  • Capacitar acionistas e futuras gerações de empresas familiares, independentemente de sua qualificação, formação e atuação ou não nos negócios da família, a exercerem seu papel no melhor benefício da organização;
  • Explicitar a responsabilidade do acionista e a governança como instrumento;
  • Desenvolver competências comportamentais que facilitem a atuação como acionista; 
  • Fortalecer a relação com os demais acionistas.

Principais temas abordados

  • Desenvolvimento de acionista: Propicia a compreensão do papel do acionista e a importância da sua preparação pessoal e profissional, independentemente do papel que assumirá na estrutura de governança da empresa, na organização da família, ou mesmo fora dos negócios da família;
  • Governança Corporativa e Familiar: Apresenta as recomendações de governança corporativa como mecanismos de mitigação de conflitos, desenvolvimento e preservação da empresa e da família e como a governança familiar alinha e harmoniza a relação entre aos acionistas;
  • Visão empresarial: Desenvolver a capacidade de utilizar instrumentos que fortaleçam a visão de negócios e o monitoramento de resultados para o acionista;
  • Casos e práticas: Dinâmicas e atividades especialmente desenvolvidas para envolver o acionista nas questões apresentadas durante o treinamento.

O programa do curso inclui duas visitas técnicas à Family offices de renomadas empresas no mercados
*Salientamos que as visitas fazem parte da carga-horária do curso, portanto, são obrigatórias.

Público

Acionistas e futuras gerações de empresas familiares.

Pré-seleção

A fim de garantir a adequação do programa às necessidades do profissional, os currículos dos candidatos serão previamente analisados, sendo facultado ao IBGC o critério para garantir a melhor diversidade e perfis em cada em turma.

Nossos alunos

Confira a opnião dos nossos alunos:

Marianne Berckenhagen Baumgart, Grupo Baumgart

Tive contato com questões importantes no curso, como explicações sobre governança familiar, o papel do conselho e sobre como outras empresas familiares funcionam. Muito do que havia aprendido na faculdade de administração de forma mais geral, pude entender como se aplica no caso de uma empresa familiar. Antes eu não via muita possibilidade de participar dos negócios da família, mas o curso me mostrou que posso estar perto das empresas e ao mesmo tempo tocar meus planos pessoais.

Maria Eduarda Brennand Campos, Grupo Brennand

Acionistas contributivos bem preparados serão futuros geradores de valor e peça chave para a continuidade dos negócios familiares e da família empresária. Vale salientar que o direito de desempenhar este papel de protagonismo não é determinado pelo fato de você ter nascido em uma família empresária, mas sim é um direito que é conquistado a medida que o acionista se prepara e se capacita para assumir o papel de verdadeiro “dono”. O curso estimula este protagonismo, a troca de experiência, o networking e formação de capacidades essências ao bom desempenho destes futuros donos.

Ainda em dúvida se esse curso é para você? Participe gratuitamente do nosso evento de abertura.

Fórum de Debates: Family Enterprise - múltiplas possibilidades
Neste Webinar, Flávia Camparini irá abordar como as gerações que sucedem os fundadores das empresas familiares podem encontrar seu espaço, se preparar, agregar valor e dar sua contribuição ao negócio. Além disso, iremos apresentar o curso Formação em Governança para Acionistas de Empresas Familiares, estruturado para propiciar a compreensão do papel do acionista e a importância da sua preparação pessoal e profissional, independentemente do papel que assumirá na estrutura de governança da empresa, na organização da família, ou mesmo fora dos negócios da família.

Data: 06 de abril, das 17h30 às 19h (via Zoom). 

Palestrante:
Flávia Camparini, especialista em governança familiar e estratégia de desenvolvimento humano, fundadora do Flux Institute, conselheira e colunista de governança familiar na Forbes, coach e mentora, partner facilitator dos programas do Cambridge Family Enterprise Group e do IBGC.

Apresentação:
Livia Freitas, gerente acadêmica do IBGC.

Clique aqui e inscreva-se. 

Family Enterprise: múltiplas possibilidades

Não conseguiu acompanhar ao vivo? Veja agora evento completo. 

Acesse aqui

Carga horária

64

30
cci

Formação em Governança para Acionistas de Empresas Familiares

Categoria: Empresa Familiar - Público: Membros da família e acionistas

Publicações relacionadas a este curso

Alguma dúvida? Converse conosco.

São Paulo e região: 11 3185 4200
Demais localidades: 4020 1733

*Em caso de força maior, o IBGC tem a prerrogativa de alterar a estrutura dos cursos.