Carga horária

30

15
Créd.

Conselheiro, IPO e Companhia Aberta: Decisões e Responsabilidades

Conselheiros - Público: Profissionais de alta gestão e conselheiros atuantes

Sobre o curso

O curso Conselheiro, IPO e Companhia Aberta: Decisões e Responsabilidades tem uma abordagem atualizada feita por professores que atuam no processo de IPO, atendendo à demanda de capacitar profissionais com uma visão ampla do mercado de capitais e discutindo as decisões estratégicas e as responsabilidades dos administradores após o IPO. Este programa foi desenvolvido buscando oferecer conceitos essenciais para a tomada de decisão assertiva dos sócios e administradores baseados em exemplos de empresas que passaram pelo processo.
    

Principais temas abordados

  • Motivações para abrir o capital e arcabouço regulatório;
  • Análise comparativa da abertura de capital com alternativas de funding e alternativas de venda secundária de participação;
  • Governança, controles internos e auditoria externa;
  • Estatuto, conselho de administração e responsabilidade dos administradores;
  • Discussão em grupos para realização do trabalho de estruturação do IPO de empresas listadas na B3;
  • Definições, visão geral, prospecto, formulário de referência e período de silêncio; 
  • Diferentes perfis de investidores no mercado de ações, estatísticas do mercado brasileiro e visão prática de um investidor institucional.

Saiba o que os nossos alunos estão falando:

André Luis Fauth

Excelente curso para Conselheiros que queiram apoiar empresas que estejam pensando em abrir capital. Interação com profissionais do setor e framework do caminho estratégico para IPO. Excelentes professores com vivencia pratica. Gostei muito!

Maria Regina Navarro

A estrutura do curso e os assunto abordados foram excelentes. Os palestrantes sem exceção tinham muito conhecimento, teórico e prático, e, compartilharam suas experiências e conhecimento deste assunto complexo, de forma clara, abrangente e organizada.

Público

Conselheiros (as) de administração ou sócios (as) de empresa interessados no processo decisório de IPO.

Objetivos

Conhecer as fases de preparação de um IPO, execução e o pós-IPO além de discutir as decisões estratégicas tomadas pelo conselho de administração e sócios de empresas, bem como as responsabilidades dos administradores. 

Abordar as melhores práticas de governança corporativa aplicáveis às companhias abertas com ações negociadas em Bolsa de Valores visando a comunicação efetiva com o mercado, como a divulgação de relatórios e informações, além de contemplar questões relacionadas aos responsáveis por departamentos de relações com investidores.

Perfil da coordenação

Edna Holanda

Sócia-fundadora da ACE Governance e membro nos Comitês de Auditoria da GranBio e da One7. Confira CV completo:

"Economista com experiência de 25 anos no setor financeiro e de mercado de capitais, tendo atuado nas áreas de crédito, investimentos e na bolsa de valores. Nos últimos 15 anos orientou empresas não listadas em bolsa nos aspectos relacionados à Governança e Sustentabilidade, preparando-as para captação de recursos utilizando-se dos produtos de mercado de capitais, em especial debêntures e emissão de ações. Pós-graduada em Economia Empresarial, especializada em Administração Financeira pela Faculdade de Administração da Universidade de São Paulo (FEA/USP), com curso de Conselheiro de Administração no IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa e Pós-MBA Advanced Boardroom Program for Women pela Saint Paul. É sócia co-fundadora da ACE Governance e membro nos Comitês de Auditoria da GranBio e da One7."

Edna Holanda | Conselheiro, IPO e Companhia Aberta

Confira recado de Edna Holanda, coordenadora do curso e sócia da Ace Governance. Acesse aqui

Alguns conteúdos que podem lhe interessar:

Governança Corporativa na prática: o recente case de abertura de capital da Hapvida

Saiba como se deu o processo de desenvolvimento da governança do HAPVIDA passo a passo, ao crescimento do negócio e processo de abertura de capital.

Confira vídeo completo

A evolução da governança da ARCO, primeira empresa brasileira a ser listada na NASDAQ

Com um crescimento histórico superior a 40% ao ano, a empresa vem expandindo seu portfólio e sua abrangência territorial. A empresa cresceu seguindo etapas que podem nos ensinar bastante. Fundada em 2006, recebeu aporte de fundo de investimentos internacional em 2014 e abriu seu capital na NASDAQ em 2018, sendo a primeira startup brasileira de educação e tecnologia a abrir capital na Nasdaq.

Confira vídeo completo

Talvez você também se interesse por:

Como faço para obter o certificado?

Para recebimento do certificado é necessário mínimo de 75% de presença nas aulas ao vivo. Ele será emitido ao final do curso e ficará disponível no seu login do ibgc, mesmo local utilizado para inscrição.

Caso tenha dúvidas a respeito do limite de faltas, nossa equipe está à disposição!

Alguma dúvida? Converse conosco.

São Paulo e região: 11 3185 4200
Demais localidades: 4020 1733

*Em caso de força maior, o IBGC tem a prerrogativa de alterar a estrutura dos cursos.