Carga horária

32

16
Créd.

Avançado para Conselheiros de Administração

Categoria: Conselheiros - Público: Conselheiros experientes

Sobre o curso

O nível de dedicação e preparação requeridos aos (às) conselheiros (as) de administração tem se elevado progressivamente, tornando o treinamento e a educação continuada desses profissionais uma das maiores preocupações em governança. Cenários não previstos que desafinam o processo decisório tradicional, a velocidade com a qual a transformação digital alimenta a inovação e o empreendedorismo, o olhar cuidadoso sobre os impactos econômicos, sociais e ambientais resultantes das decisões em conselho, além de outros tantos temas emergentes são fatores a garantir que cada edição do Curso Avançado para Conselheiros seja diferente, assim como atual. Desenhado para fortalecer as competências do(a) conselheiro(a) de administração, este programa oferece ferramentas para melhorar o desempenho do órgão central do sistema de governança.  Traz também atualização sobre os temas críticos para o conselho, como forma de garantir o papel de liderança desse colegiado nas organizações e o aprimoramento das competências comportamentais do (a) conselheiro (a).

Este curso é para mim?

Se você é um(a) conselheiro (a) de administração com experiência, que deseja aperfeiçoar seus conhecimentos e habilidades, se atualizar nas tendências em Governança Corporativa, além de ter discussões de alto nível de conteúdo, então este curso é para você.

Como este curso pode me ajudar na carreira?

O Curso Avançado para Conselheiros de Administração do IBGC possibilita ao participante ampliar seus conhecimentos e discutir profundamente com outros profissionais experientes sobre a atuação do (a) conselheiro (a) de administração no contexto atual do ambiente de negócios, assim como aguçar seu olhar estratégico. Além de receber o certificado do IBGC, think tank de governança no Brasil, o (a) participante terá a oportunidade de continuar sua jornada de aprendizado.

Coordenador do curso

Oscar Boronat

Oscar Boronat é Conselheiro de Administração Independente, Especialista em Governança Corporativa e Coach de Lideranças. Foi CFO, COO e CEO da Pilkington BP na América do Sul e Europa. É Conselheiro de Administração Certificado, Membro do Conselho de Regulação e Melhores Práticas para o Programa de Certificação Continuada da ANBIMA - Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais e do Singapore Institute of Directors (MSID). Tem participado de Conselhos de Administração e Comitês em empresas multinacionais e familiares na América do Sul e Europa por mais de 30 anos. Economista pelo Mackenzie, MBA pela FIA, IEP pelo IMD/IMI e AMP pela Harvard Business School. Foi Professor Visitante da Judge Business School da Universidade de Cambridge, UK.

Perfil dos instrutores

Nossos instrutores são profissionais altamente qualificados e renomados no mercado.
Confira o perfil completo do nosso corpo docente.

Saiba mais

Público

O Programa é dirigido para Conselheiros de Administração, na categoria estatutário, com no mínimo 2 anos de atuação comprovada e com amplo conhecimento e formação, além de experiência de qualidade na prática da Governança Corporativa.

Estão pré-admitidos ao curso os Conselheiros Certificados por Experiência (CCA+) do IBGC.

Antes de ingressar no curso, seu currículo passará por uma avaliação prévia da equipe IBGC para garantir que sua escolha é compatível com sua experiência prévia, podem ser solicitadas informações adicionais ao currículo, a fim de aferir a qualidade da experiência do candidato. 

Por esse motivo, pedimos ao candidato que não se esqueça de explicitar em seu currículo o exercício da função de Conselheiro de Administração, citando as empresas em que atua, período e tipo de atuação, assim como em comitês e outras frentes de governança. Eventualmente, uma breve entrevista com a coordenação do Programa pode ser necessária

Principais temas abordados

  • Comunicação: A mecânica da comunicação no conselho e a transmissão da mensagem para os membros
  • Tomada de decisão: A importância da composição dos perfis para a tomada de decisão e o exercício do pensamento estratégico
  • Pensamento estratégico e conselhos de alta performance
  • Responsabilidade dos administradores
  • Transformação Digital
  • Liderança, Governança e Gestão - Olhos e ouvidos do conselheiro
  • Diversidade
  • Ética e Valores Corporativos

Objetivos

O curso visa fortalecer as competências do (a) conselheiro (a) de administração e instigar discussões de alto nível sobre seu papel estratégico e transformador no contexto atual do mundo dos negócios, que exige profissionais cada vez mais resilientes à atual e complexa agenda empresarial e mais comprometidos com uma governança corporativa responsável e uma sociedade melhor.

Resultados

Para atingir esses objetivos, o curso visa desenvolver profissionais capazes de:


  • Discutir com propriedade sobre a atual agenda do ambiente de negócios e tendências corporativas;
  • Tomar decisões mais bem fundamentadas;
  • Notar comportamentos nocivos e benéficos à dinâmica do conselho e agir de forma prudente e equilibrada;
  • Comunicar-se de forma efetiva e eficiente;
  • Perceber a necessidade do desenvolvimento constante do conselheiro para melhor atuação em colegiado.

Jornada do aprendizado

O curso permite uma imersão em temas de governança corporativa e instiga a solucionar problemas e desafios comuns do cotidiano dos conselhos de administração por meio de atividades práticas, cujas vivências em aula demandarão habilidades não apenas técnicas como também comportamentais. A interação com instrutores e os seminários com pessoas especialistas e convidadas, com ampla experiência no mercado, completam o programa.

I. Preparação

A preparação on-line é realizada através do Canvas, plataforma de aprendizagem que possibilita a comunicação entre alunas e alunos por meio de fóruns de discussão, acesso a materiais de leitura prévia, materiais de aula e publicações IBGC, a fim de garantir o melhor aproveitamento do curso.
Essa etapa conta com preparações prévias para as dinâmicas de simulação de reunião de conselho, além da participação em reuniões de comitês, nas quais há um papel que deve ser incorporado por todas as pessoas em uma atuação (role play), trazendo a oportunidade de colocar em prática os aprendizados obtidos ao longo do curso.

II. Condução

Aulas ao vivo
As aulas são ao vivo, com a participação de profissionais atuantes como agentes do sistema de governança corporativa dando exemplos práticos de suas diferentes formas de implantação e atuação.

Simulação de reunião com presidente de conselho experiente
Em uma rica somatória de conhecimentos e experiências, as pessoas vivenciarão com seus pares as dinâmicas dos conselhos de administração sob a liderança de um presidente de conselho.
Ao final de cada simulação, a turma receberá dicas e uma avaliação do coordenador do programa.

Simulação de reunião de comitês estratégicos
Em uma rica somatória de conhecimentos e experiências, as pessoas vivenciarão com seus pares as dinâmicas de comitês e suas preparações de pautas e interações com o conselho.

Interação com palestrantes internacionais
Para complementar a grade de conteúdo e as discussões, durante o curso, haverá palestras com especialistas internacionais para ampliar os conhecimentos acerca da atuação de conselheiros e conselheiras de administração no âmbito global.

Eletiva
Durante o curso, será oferecida uma aula eletiva, com uma abordagem prática conduzida por especialistas e pelo coordenador do programa, que trata de hot topics que se somam ao conteúdo proposto, oferecendo uma oportunidade adicional para a troca de experiências e aprendizado.

III. Fechamento com feedbacks de participação

A fim de oferecer uma experiência mais completa, o curso oferece sessões de feedbacks aos(às) participantes.

Formato do curso (Semipresencial)

Neste formato, os alunos e alunas concluirão o curso de forma on-line e presencial. Nessa experiência, a pessoa participante terá interação com instrutores, alunos, alunas e staff do IBGC e acesso a materiais e aulas gravadas por meio da plataforma de aprendizagem Canvas.

Opinião dos nossos alunos

“A intensidade das interações e a qualidade dos Instrutores e Participantes, sob a ativa coordenação do Oscar Boronat, fez com que esquecêssemos que estávamos em ambiente on-line, riquíssimo o conteúdo das apresentações, uma grande oportunidade de aprendizado poder atuar nas simulações. O network é sempre um dos pontos altos dos cursos e eventos do IBGC, a criação de grupo no WhatsApp torna possível aprofundar e ampliar o relacionamento. O Curso superou minhas expectativas e o recomendo fortemente.”
Paulo Simas Abreu

“Participei do Curso Avançado para Conselheiros de Administração do IBGC em Setembro de 2020. O curso, que foi realizado integralmente online. Foi um dos melhores cursos que já fiz na minha vida, pelo muito rico e profundo conteúdo, pela qualidade dos profissionais envolvidos, começando pelo muito experiênte e didático Oscar Boronat, os outros profissionais do mais alto nível que compartilharam a sua experiência de governança conosco e a organização exemplar do curso, que conseguiu criar um ambiente de aprendizado e colaboração com os outros alunos do curso muito intenso. O curso me fez entender não só muito mais sobre como a governança funciona, mas também sobre tudo do papel cada vez mais vital que a governança tem no mundo corporativo e através dele na nossa sociedade contemporânea.”
Rafael Steinhauser

Programa Lifelong Learner IBGC

Com o proposito de aumentar o período de conexão entre os participantes, e intensificar o networking entre as diversas turmas do curso, o programa LL IBGC te oferece diversos benefícios:

backgroundImageAlt1

Publicações relacionadas a este curso

Como faço para obter o certificado?

Para recebimento do certificado é necessário mínimo de 75% de presença nas aulas ao vivo. Ele será emitido ao final do curso e ficará disponível no seu login do ibgc, mesmo local utilizado para inscrição.

Caso tenha dúvidas a respeito do limite de faltas, nossa equipe está à disposição!

Para mais informações

Central de Atendimento - Diretoria de Desenvolvimento (Cursos e Certificação)
Telefone: 11 3185-4252
Clique aqui e entre em contato com a nossa equipe através do WhatsApp +55 11 3185 4200.

*Em caso de força maior, o IBGC tem a prerrogativa de alterar a estrutura dos cursos.