Quarenta conselheiros de administração e fiscais e membros de comitês de auditoria de empresas estatais brasileiras participaram do fórum organizado pelo Capítulo Brasília/Centro-Oeste, com colaboração do Capítulo Rio de Janeiro. A área de Vocalização e Influência se mobilizou, ainda, em eventos sobre democracia e o desenvolvimento econômico em bases sustentáveis e em temas associados à transformação digital.
Governança de estatais
No dia 16 de março ocorreu o primeiro encontro do Fórum de Conselheiros de Estatais, iniciativa nacional coordenada pelo Capítulo Brasília/Centro-Oeste, com colaboração do Capítulo Rio de Janeiro.
O evento virtual contou com a participação exclusiva de quarenta conselheiros de administração e fiscais e membros de comitês de auditoria de empresas estatais de todo o País.
O encontro teve abertura e moderação de Antônio Bizzo e Cláudio Timm, coordenadores do Capítulo Brasília/Centro-Oeste, e apresentações de Vitor Oliveira, diretor da Pulso Público, e de Valeria Café e Danilo Gregório, respectivamente, diretora de Vocalização e Influência e gerente de Relações Institucionais e Governamentais do IBGC.
Na oportunidade, Valeria Café apresentou o envolvimento e os objetivos do IBGC com o tema, com base no contexto político comentado por Vítor Oliveira, diretor da Pulso Público, consultoria de relações governamentais do IBGC.
O objetivo do encontro foi apresentar e discutir com os participantes perspectivas de como o atual momento político pode impactar a governança das estatais, bem como apresentar o trabalho do IBGC na interação com stakeholders do Executivo, do Legislativo e de outras entidades de mercado.
O Fórum de Conselheiros de Estatais contará com mais três encontros ao longo de 2023.
Entidade empresarial
O IBGC apresentou a
Agenda de Governança Corporativa e indicou alguns dos temas mais estratégicos em sua atuação, para membros do Pensamento Nacional das Bases Empresariais (PNBE), entidade formada por empresários e empreendedores que promove a democracia e o desenvolvimento econômico em bases sustentáveis.
No evento, foram discutidos possíveis caminhos para cooperação em encontro virtual, em 16 de março, do qual participaram a diretora de vocalização e influência do IBGC, Valeria Café, o coordenador de relações institucionais e governamentais, Fernando Damasceno, e a coordenadora de publicações e comissões, Karina Tagata.
Inteligência artificial e privacidade de dados
Os impactos na governança corporativa de temas associados à transformação digital, como inteligência artificial, privacidade de dados pessoais e segurança cibernética, têm aproximado o IBGC de especialistas e associações setoriais para a identificação de sinergias e objetivos em comum.
Em 16 de março, a Associação Nacional dos Profissionais de Privacidade de Dados (ANPPD) apresentou seu interesse de contar com o IBGC para questões de governança envolvendo a Lei Geral de Proteção de Dados.
Em 12 de março, a equipe de Vocalização e Influência recebeu Rodolfo Fücher, presidente do conselho deliberativo da Associação Brasileira das Empresas de Software (ABES).