Veja as publicações do Portal do Conhecimento do último mês

Composição de conselhos na América Latina e boas práticas de governança em mudanças climáticas estão entre os temas

  • 15/09/2021
  • Gabriele Alves
  • Portal do Conhecimento

No mês de agosto de 2021, o IBGC publicou em seu Portal do Conhecimento - plataforma que reúne conteúdo desenvolvido pelo instituto, por parceiros nacionais e internacionais, além de autores selecionados - 11 novos estudos sobre os temas que permeiam a governança corporativa.

Entre eles, estão o tema de mudanças climáticas, a relação entre práticas ESG e desempenho financeiro, além da composição dos conselhos na América Latina e o Factbook, da OCDE, livro que fornece informações atualizadas e facilmente acessíveis sobre as estruturas institucionais, legais e regulatórias para governança corporativa em 50 jurisdições em todo o mundo.

Veja a seguir um resumo sobre as publicações e acesse cada uma delas em nosso Portal do Conhecimento:

1. OECD Corporate Governance Factbook - 2021
O Factbook complementa os Princípios de Governança Corporativa do G20/OCDE e pode ser usado por governos, reguladores e setor privado para comparar suas próprias estruturas com as de outros países e também pode obter informações sobre práticas em jurisdições específicas. A edição de 2021 do Factbook será uma referência importante para a próxima revisão dos Princípios de Governança Corporativa do G20/OCDE.

2. Board Members Survey LATAM 2021
Estudo feito com mais de mil conselhos de administração da América Latina. Seu objetivo é contribuir para a construção de um ecossistema corporativo plural e com bases fortes para promover desenvolvimento empresarial.

3. Director FAQ Climate Governance
Este FAQ, informado pelo trabalho do NACD com a Global Climate Governance Initiative, discute como os diretores corporativos podem supervisionar e responder de forma proativa ao risco das mudanças climáticas. Este memorando oferece orientação sobre a governança da mudança climática para empresas, incluindo padrões, indicadores e práticas atuais do conselho. O FAQ fecha com um glossário de mudança climática e uma lista comentada de recursos de mudança climática.

4. Institutional Investor Survey 2021
Esta pesquisa global anual, que agora está em seu 6° ano, ressalta como o foco em ESG continua a se intensificar. As instituições pesquisadas veem uma ligação clara entre o desempenho ESG e o bom desempenho financeiro. Elas desejam que as empresas melhorem seu engajamento e relatórios sobre esses tópicos.

5. O que os funcionários estão dizendo sobre o futuro do trabalho remoto
Pesquisa da McKinsey mostra que os funcionários querem mais certeza em relação ao esquema de trabalho após a pandemia - mesmo que você ainda não saiba o que dizer a eles.

6. Diverity Strategy, Goals & Disclosure: State Street´s Expectations for Public Companies
A State Street Global Advisors (SSGA) emitiu uma carta dirigida aos presidentes do conselho, destacando o papel de um conselho forte, independente e eficaz como a força motriz do valor a longo prazo . A SSGA acredita que, para fornecer supervisão de alta qualidade, os conselhos também devem ser diversos. Como resultado, a SSGA pediu às empresas que divulgassem mais detalhes sobre a diversidade de seus conselhos e força de trabalho por meio de vários canais.

7. Como as emissões negativas podem ajudar as organizações a cumprirem suas metas climáticas
A pesquisa mostra que mesmo que todas as metas de redução de CO2 sejam cumpridas, se as emissões negativas não forem escalonadas, o mundo provavelmente excederá o orçamento de carbono de 1,5°C antes de 2040, acrescentando mais CO2 atmosférico do que os cientistas consideram permissível para uma trajetória de 1,5°C.

8. 2020-2021 Director Compensation Report
O Relatório de Compensação de Diretor 2020-2021, produzido em colaboração com Pearl Meyer, fornece uma perspectiva abrangente das práticas de remuneração de diretor em uma ampla gama de setores e tamanhos de empresa, incluindo dados das 200 maiores empresas no S&P 500. 

9. 2020 Inside the Private Company Boardroom
O relatório 2020 Inside Private the Private Company Boardroom fornece dados de pesquisa que abordam a forma do conselho da empresa privada e suas práticas de remuneração de conselheiros.

10. Nominating Governance Committee Chair Advisory Council Brief New Boardroom Practices Emerging from the Pandemic
Com o cenário de conselhos voltando para reuniões pessoais, o NACD, junto com Heidrick & Struggles e Sidley Austin, convocou presidentes de comitês de nomeação e governança da Fortune 500 para discutir as principais questões associadas a um retorno à diretoria e ao escritório. Entre os temas discutidos estavam a promoção de uma confiança renovada entre um conselho que não se reúne pessoalmente há mais de um ano, a importância do conselho não perder o foco em DE&I e a relação entre o conselho e a gestão pós-pandemia.

11. O retorno ao trabalho presencial é como adquirir um novo músculo
Uma nova pesquisa da McKinsey mostra como as organizações resilientes prosperaram durante a pandemia. Aproveite estas lições para melhorar o modo como o trabalho é executado no tempo (real e assíncrono) e no espaço (digital e físico).

Leia também: Confira as publicações do Portal do Conhecimento no mês de julho

Portal do Conhecimento

Lançado em 2018, o Portal do Conhecimento do IBGC reúne o conteúdo desenvolvido pelo instituto, por parceiros nacionais e internacionais, além de autores selecionados. Atualmente são parceiros de conteúdo do IBGC: Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Deloitte, EY, Fundação Getulio Vargas (FGV), GNDI, International Finance Corporation (IFC), Integrated Reporting, Insead, KPMG, Korn Ferry, McKinsey, NACD, Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), Rumo, PricewaterhouseCoopers (PwC), Revista de Administração Contemporânea, Revista de Administração da Universidade de São Paulo (USP), Revista RI e Spencer Stuart.

Confira as últimas notícias do Blog IBGC