Relatório da Korn Ferry sugere políticas inclusivas para mulheres

Cerca de 70% das mulheres entrevistadas concordam que programas de apoio e capacitação permitem que liberem seu potencial

  • 05/05/2023
  • Angelina Martins
  • Diversidade

A  pesquisa Journeys to the top: How Women reached the CEO role, da consultoria de gestão Korn Ferry, aponta que um em cada cinco altos executivos é do sexo feminino. Então, como mais mulheres podem ter oportunidades de liderar empresas?

Para responder a essa pergunta, a consultoria conversou com 21 CEOs mulheres, a maioria líderes de empresas da Fortune 500, e chegou a importantes tópicos que as empresas podem recomendar para ajudar profissionais a trilharem um caminho para o desenvolvimento profissional. Veja:

● O cargo de CEO é sim uma opção: crenças autolimitantes podem ser alimentadas inspirando a profissional a sentir que não está pronta ou não é boa o suficiente para determinado trabalho. Abraçar tarefas difíceis ajuda as mulheres a ter a coragem, confiança e visibilidade que precisam para impulsionar suas carreiras.

● Alavancar a resiliência necessária para assumir riscos e superar quaisquer obstáculos que surgirem no caminho: é preciso senso de propósito. Adotar uma abordagem voltada para resultados pode ajudar aspirantes a CEO a perseguir tarefas difíceis e levá-las até o fim.

● Mulheres podem liderar equipes, entregar resultados e transformar os negócios também em áreas comerciais e as relacionadas a lucros e perdas e não somente como  líderes de representantes de recursos humanos ou marketing, como tradicionalmente se estabeleceu.

● Quase três quartos (70%) das entrevistadas concordam que programas de apoio e capacitação de mulheres em início de carreira podem permitir que elas liberem seu potencial e cresçam rapidamente. Quase metade (45%) das CEOs entrevistadas acreditam que os gerentes devem ser responsáveis ​​por promover as carreiras das mulheres e progredir em direção a um pipeline mais diversificado.

● A exposição inicial ao conselho tem efeito positivo nas carreiras das mulheres, ajudando-as no desenvolvimento de habilidades de liderança e a aumentar a visibilidade, preparando-as para gerenciar seus próprios conselhos, assim que ascendem ao cargo de CEO. Construir confiança e relacionamentos faz a diferença.

● Uma rede de apoio é crucial na jornada para o cargo de CEO. Mentores, patrocinadores, colegas, líderes e amigos podem auxiliar a profissional a adquirir habilidades e oportunidades para avançar em sua carreira. A rede também pode fornecer suporte quando a profissional mais precisar.

● A organização deve apoiar a trajetória de carreira. Qualquer pessoa pode atingir seu potencial com o reconhecimento e desenvolvimento corretos.

O IBGC criou em 2014 o Programa Diversidade em Conselho (PDeC), para fortalecer e incentivar a participação de mulheres em conselhos e contribuir com a longevidade e com os resultados das organizações. Acesse a página do PDeC no site do IBGC e saiba mais sobre a iniciativa.


Clique aqui e leia a íntegra da pesquisa da Korn Ferry, disponível no Portal do Conhecimento. .

Confira as últimas notícias do Blog IBGC