BB, Cemig e Natura compõem ranking global das 100 empresas mais sustentáveis

Brasileiras foram citadas em lista da revista canadense Corporate Knights

  • 23/01/2020
  • Equipe IBGC
  • Pelo Mundo

A fim de avaliar ações de sustentabilidade em negócios globais, a revista canadense Corporate Knights divulgou essa semana seu ranking 2020 das 100 companhias mais sustentáveis do mundo. A lista compartilhada durante o Fórum Econômico Mundial, em Davos, trouxe três empresas brasileiras: Banco do Brasil (9º lugar), Cemig (19º) e Natura (30ª posição). Mais de sete mil companhias foram analisadas.

De acordo com a publicação, temas como o aumento das emissões de carbono e protestos populares nunca foram tão importantes. O ranking avaliou aspectos econômicos, sociais e ambientais das companhias. O documento sugeriu ainda que evidências mostram que considerar as questões de sustentabilidade um dreno para os ganhos nos negócios é uma "percepção desatualizada".

“Devido ao fraco progresso dos países diante das negociações climáticas da COP25 [Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas], a ação corporativa sobre o tema nunca foi tão importante”, diz trecho de análise da publicação.

O primeiro lugar da lista foi da dinamarquesa do setor de energia Orsted, seguida pela também dinamarquesa de alimentos e outros agentes químicos Chr. Hansen Holding e pela petroleira finlandesa Neste Oyj, na terceira posição. Veja a lista completa

Nos últimos dias, gigantes globais como a Starbucks pareceram concordar com as premissas em questão. A rede de cafeterias anunciou que desenhará metas de redução de emissões e lixo produzido por suas lojas. Já a Avon, agora sob controle da Natura, deixará de testar produtos em animais em suas fábricas de todo o mundo.

Confira as últimas notícias do Blog IBGC

19/04/2024

Masterclass com Satish Kumar traz reflexões ao IBGC

19/04/2024

Fique por dentro das ações de Vocalização e Influência

18/04/2024

Programa Diversidade em Conselho: IBGC inicia 8ª edição

17/04/2024

Confira como foi o Seminário de Finanças e Governança em MG

17/04/2024

Deborah Wright é eleita presidente do conselho de administração do IBGC

16/04/2024

Compliance e integridade corporativa são temas de fórum no IBGC