As ações da 5ª edição do Programa Mentoria para Startups, iniciativa promovida pelo IBGC, foram iniciadas na última terça-feira, dia 4 de junho – com um workshop on-line para representantes das 14 startups mentoradas.
Ao relacionar governança corporativa à estratégia de negócios, o programa apoia o crescimento sustentável das startups no que diz respeito a:
• Inserir os princípios e valores da governança corporativa desde o início desses empreendimentos.
• Aportar a visão crítica de especialistas em governança, que assumem seu papel de mentores.
• Apoiar a construção de relacionamentos de valor entre empreendedores, empresários e certificados pelo IBGC.
• Estimular a profissionalização das startups e scale-ups frente à rede de investidores e aceleradoras.
• Aprimorar o ecossistema de inovação nacional de startups e scale-ups.
Com isso, durante o programa, que tem duração média de um semestre, empreendedores e mentores realizam ao menos uma sessão individualizada de mentoria por mês e participam de encontros coletivos e eventos de relacionamento.
Como foi idealizada a Mentoria para Startups?
Antes de se chegar ao lançamento dessa quinta edição do programa, foi realizado um processo com diferentes ações, entre as quais: indicação de potenciais
startups/scale-ups; inscrição e realização do autodiagnóstico por meio da
Métrica de Governança para Startups; entrevistas; e encontros de alinhamento e confirmação das startups e dos mentores selecionados – que são profissionais indicados pelo IBGC com significativa vivência em negócios e conhecimento do ecossistema de startups e scale-ups.
Em relação à métrica, é importante salientar que trata-se de uma ferramenta de autoavaliação desenvolvida pelo IBGC em conjunto com seu grupo de trabalho (GT) formado na Comissão de Startups & Scale-ups, que reúne diversos membros do ecossistema de startups brasileiro.
A mentoria na perspectiva de uma participante
Uma das startups participantes do programa de mentoria é a Datta Büsiness, que atua em tratamento de dados e otimização de IA do tipo Machine Learning para empresas. Criada em fevereiro de 2022 no modelo SAAS, a startup tem clientes no Brasil e exterior e seu faturamento já ultrapassou a barreira de 1 milhão de reais.
Sua CEO, Cintia de Freitas, afirma estar segura de que o programa será um divisor de águas sobre governança e que “estarão ainda mais qualificados e preparados para as próximas rodadas de investimento”. E reforça a importância de integrar esta edição do programa do IBGC. "Estamos muito felizes em participar da mentoria. Desenvolvemos uma plataforma para que as empresas tenham uma visão clara de análise de dados em marketing, mas apesar de vivenciar o dia a dia das corporações, os desafios de escala e produto às vezes impossibilitam ver a governança com a maturidade e importância necessárias", destaca.
A Datta Büsiness já recebeu o prêmio Negócio Destaque pelo Capital Empreendedor do Sebrae nacional e foi finalista do programa da B2Mamy em parceria com o Google for Startups.