Visão estratégica e sensibilidade são alguns dos atributos destacados em publicação do IBGC
Qualquer organização, seja pequena, média ou grande, pode se beneficiar da secretaria de governança. O profissional da área é responsável pelo apoio direto a todas as atividades relacionadas ao funcionamento do sistema de governança, como facilitar a comunicação entre os agentes e os órgãos — principalmente conselho e diretoria — e identificar previamente potenciais conflitos de interesse.
A abrangência e as funções do secretário de governança podem variar de uma organização para outra. Porém, há cinco principais competências recomendadas para esse profissional, segundo a publicação Boas práticas para secretaria de governança do IBGC. Confira:
Boa comunicação, capacidade de articulação e integração
O profissional deve atuar na interface entre os agentes de governança, promovendo o diálogo e a integração entre as partes. É fundamental, para um desempenho eficaz, possuir tais competências estratégicas, além de empatia e capacidade de entender as necessidades de cada um dos agentes.
Ética e confidencialidade
As informações devem ser tratadas de forma reservada, evitando-se o uso indevido e assegurando o sigilo de dados confidenciais ou privilegiados. É fundamental o compromisso e o comportamento ético, não só em relação à equidade e à transparência das informações, mas também à forma de lidar com eventuais conflitos de interesses.
Visão estratégica e sensibilidade
O profissional poderá atuar preventivamente, caso anteveja alguma dificuldade na comunicação entre os agentes de governança, promovendo as ações necessárias para o alinhamento de interesses, o esclarecimento das dúvidas e a prestação de informações complementares.
Inteligência emocional e discernimento
Principalmente em situações de estresse, o discernimento e a inteligência emocional contribuem para evitar que conflitos ocorram nas tomadas de decisões, colaborando para que estas se realizem de maneira esclarecida, consciente e segura.
Comprometimento, credibilidade e independência
O profissional deve inspirar confiança entre os agentes, demonstrar comprometimento com os resultados a serem atingidos e independência em relação a interesses ou pressões, contribuindo, dessa forma, para que a tomada de decisão preserve e agregue valor ao negócio.
Qualificação
Para exercer o papel de secretário de governança é importante que, independentemente da formação acadêmica, ele adquira conhecimento sólido sobre o setor de negócios em que a organização atua, sua dinâmica interna e suas estratégias de curto e longos prazos. Compreender, de fato, a empresa traz resultados melhores na aplicação das melhores práticas de governança corporativa e na tomada de decisão. É necessário estar sempre atualizado e interagir com sócios e administradores, além de áreas específicas da gestão, como jurídica, recursos humanos, comunicação e auditoria.
Quer saber mais sobre o assunto? O IBGC preparou para os dias 9 e 10 de outubro, em São Paulo, um curso voltado para o secretário de governança.
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*Estagiária sob supervisão de Yuki Yokoi