IBGC abre processo eleitoral para conselho de administração

Em março, três novos conselheiros assumirão mandatos até 2022

  • 19/11/2019
  • Equipe IBGC
  • IBGC Comunica

O IBGC dá início na segunda-feira (18 de novembro) ao processo eleitoral de renovação de três cadeiras do conselho de administração da entidade, com mandatos previstos até março de 2022.

Os interessados em fazer parte do conselho do IBGC deverão ser associados há pelo menos dois anos, ser conselheiro de administração certificado pelo instituto e se candidatar por meio de formulário até 18 de dezembro. Também são exigidas até três declarações de apoio ao candidato com prazo final de recebimento na mesma data.

Os candidatos devem resumir qualificações como alinhamento e comprometimento com os princípios, valores da organização e seu código de conduta, capacidade de comunicação e de julgamento próprio, disponibilidade de tempo, visão estratégica, capacidade de trabalho em equipe, conhecimento das melhores práticas de governança corporativa, capacidade de interpretar relatórios gerenciais, contábeis, financeiros e não financeiros, conhecimento sobre a legislação societária e de regulação, e conhecimentos sobre o apetite e tolerância a riscos da organização.

Entre janeiro e fevereiro do ano que vem todos os candidatos ao conselho do IBGC serão convidados para entrevista com o Colegiado de Apoio ao Conselho – Governança e Indicação (CAC-GI), que enviará considerações sobre os candidatos aos associados. A divulgação dos candidatos será feita em 15 de janeiro de 2020, em lista com nome e trajetória profissional dos requerentes.

Em 5 de março, outra lista será divulgada com nome, foto, objetivo da candidatura e declarações de apoio. De acordo com a última revisão do estatuto do instituto, feita por meio de assembleia geral extraordinária (AGE) realizada em novembro deste ano, o conselho completo do IBGC é composto por nove associados com mandatos de dois anos, permitida apenas uma reeleição consecutiva. Os eleitos serão classificados pelo número de votos recebidos. O atual regime de reuniões dos conselheiros do instituto é mensal.

Confira as últimas notícias do Blog IBGC

24/04/2024

A prática do princípio da integridade em uma visão estratégica

23/04/2024

IESBA divulga consulta pública sobre novo código de ética

23/04/2024

Veja quem são os profissionais certificados pelo IBGC em março

22/04/2024

Como construir um ambiente de trabalho mais saudável?

19/04/2024

Masterclass com Satish Kumar traz reflexões ao IBGC

19/04/2024

Fique por dentro das ações de Vocalização e Influência