Propriedade, família e empresa: como apoiar papéis e perspectivas?

 Trilha da empresa familiar do IBGC capacita membros rumo à longevidade do ecossistema de negócios e da família empresária

  • 10/09/2021
  • Gabriele Alves
  • Cursos

As empresas de controle familiar lidam com questões que ultrapassam a esfera dos negócios. De acordo com pesquisa realizada pelo IBGC em parceria com a PWC, no ano de 2019, as práticas de governança – corporativa e familiar – adotadas por uma empresa afetam e são afetadas pela coesão da família e acabam por determinar como seus membros se envolvem no negócio e o conduzem no dia a dia, moldando a atuação da empresa e influenciando seu desempenho no longo prazo.

“O que ocorre é que algumas empresas, principalmente as de médio porte, ainda não têm certa maturidade em governança corporativa. Então, é necessário capacitar esses membros de famílias empresárias quanto às melhores práticas de governança, mas também a respeito das práticas em governança familiar”, esclarece Lívia Freitas, gerente acadêmica do IBGC, ao explicar a relevância da associação entre essas duas frentes.

Pensando nessa capacitação e outras questões que possam ser incluídas no dia a dia das empresas familiares, o IBGC oferece uma trilha de cursos chamada Trilha da Empresa Familiar que contempla os aspectos da governança considerando todas as particularidades e desafios relacionados à empresa, ao patrimônio, à família e à sucessão.

Segundo Freitas, muitas empresas de controle familiar  ainda não tomaram a decisão de ter um conselho, mesmo entendendo que esse é o principal órgão de governança para a sua organização. “Às vezes possuem um conselho de família, em um ambiente um pouco mais regularizado, mas na grande maioria das vezes não há esses conselhos. A ideia, então, é capacitar esses membros para que entendam a importância das práticas de governança e para que eles possam implementar isso no dia a dia”, comenta.

A trilha propõe que a família empresária olhe para alguns papéis que deve desempenhar e como eles podem ter ligação com suas perspectivas. Por isso, o conjunto de cursos oferecidos configuram uma verdadeira jornada de conhecimento, cuja metodologia é baseada no diagrama dos três círculos, também conhecido como “Modelo de Três Círculos da Empresa Familiar”.

Sobre os cursos

Lívia ressalta que por se tratar de uma jornada de conhecimento o conteúdo de todos os cursos foi pensado a partir do níveis de dificuldade que o público, formado pela família empresária, sucessores, acionistas, futuros acionistas e executivos de empresas familiares, possam ter. Inclusive, mesmo que os cursos possam ser escolhidos de forma independente, o IBGC recomenda que o início desta jornada aconteça a partir do curso de Governança Corporativa para Empresas Familiares.

“Esse é o curso de entrada da trilha. A partir dele, a gente consegue olhar a governança de maneira mais macro e depois, nos demais, ir afunilando os conteúdos. Neste curso, a gente tem um bloco, por exemplo, que fala sobre o processo de sucessão. Mas se a família estiver em fase do planejamento do processo sucessório, terá oportunidade de mergulhar neste conteúdo mais adiante no curso A Jornada de Sucessão”, explica Lívia.

A trilha ainda conta com uma novidade. Com objetivo de agregar mais uma etapa de conhecimento, o IBGC lançou em agosto de 2021 um workshop chamado Protocolo Familiar. Esse workshop é resultado de intensos debates e apresenta casos práticos baseados em exemplos reais de empresas familiares, em que os alunos se reúnem para elaborar seu próprio protocolo, a partir dos instrumentos apresentados por instrutores do IBGC. “O workshop mostra um conteúdo prático capaz de auxiliar os membros da família empresária a entender de forma sistêmica as ferramentas para o desenvolvimento do protocolo familiar, descreve Freitas.

Confira a seguir todos os cursos da trilha, na ordem sugerida pelo IBGC, e conheça um pouquinho de cada abordagem.

1.    Governança Corporativa em empresas familiares: apresenta e explora as aplicações das melhores práticas de governança corporativa às empresas familiares.

2.    Governança Familiar: expõe conhecimentos práticos da governança para o cotidiano dos membros da família empresária.

3.    A jornada da sucessão: auxilia a família empresária no processo de passagem de bastão, abordando o processo sucessório nos três pilares: família, gestão e patrimônio.

4.    Formação em Governança para acionistas de empresas familiares: aborda o papel e as responsabilidades dos acionistas de empresas familiares e a preparação das futuras gerações.

5.    Workshop Protocolo familiar: compreende as regras, acordos e condutas previstos no protocolo familiar, bem como o processo de desenvolvimento, implementação e vinculação do documento.

Alguns dos cursos da trilha já estão com inscrições abertas para o segundo semestre. Saiba quais são na nossa página de Cursos clicando aqui

Confira as últimas notícias do Blog IBGC