Notícias da semana

Uma seleção de reportagens sobre governança corporativa e temas de interesse, publicadas nos principais veículos de imprensa

  • 05/07/2019
  • IBGC
  • Na mídia

Conselho de startup vira espaço para troca de experiências

Com o crescimento do universo de startups no País, muitos executivos têm se dedicado ao papel de conselheiros ou mentores desses novos negócios juntamente aos seus papéis nas companhias tradicionais. Alguns desses profissionais compartilharam suas experiências em reportagem do Valor Econômico

Escolha do colegiado depende do estágio do negócio

Já parece um consenso entre especialistas que a escolha de formar ou não um grupo de conselheiros depende do estágio de desenvolvimento das startups. O caminho mais natural é de que os fundadores se reúnam para traçar os rumos dos negócios. "Quando a vontade se materializa e se constitui uma empresa, vem a validação e uma dinâmica comum é que as startups procurem mentores", diz o coordenador da Comissão de Startups do IBGC, Marcelo Hoffmann. Para orientar as empresas nascentes, o instituto lançou o guia "Governança corporativa para startups e scale-ups".

'Há preconceito de que acionistas minoritários são 'malas', diz advogado

Em entrevista ao Estadão, o advogado que idealizou a ação coletiva de acionistas minoritários contra a Petrobras nos Estados Unidos, André Almeida, falou como muitos controladores usam as companhias como extensões de suas propriedades particulares. Para ele, há preconceito em relação aos minoritários, que na visão dele, buscam apenas transparência das empresas. 

Os conselhos de administração estão prontos para opinar sobre M&As?

Diante da delicada tarefa dos conselhos de administração de traçar e compreender os planos de fusões e aquisições (M&A) das empresas, a revista Capital Aberto promoveu um debate com pautas como os conselheiros podem evitar responsabilização futura por eventuais problemas e qual a abordagem adequada para tratar vozes dissonantes dentro do grupo. “É preciso levar em consideração o aspecto coletivo do conselho; afinal, trata-se de um órgão de deliberação colegiada”, disse o coordenador da Comissão Jurídica do IBGC, Gustavo Stolagli.

A cigarra e as formigas: a confusão familiar das Lojas Marabraz

A revista Veja detalha os bastidores do relacionamento conturbado da família Fares, dona das Lojas Marabraz. O enredo das brigas inclui fraudes, boletins de ocorrência, documentação suspeita, traição amorosa, divórcio, aids, tiros e o afastamento de um dos quatro herdeiros da rede.

A cultura da indolência gera demanda por especialistas

Em sua coluna na revista Capital Aberto, Raphael Martins explica como a contratação de serviços externos nas empresas pode significar apenas uma terceirização de responsabilidades por parte de seus administradores. 

Conselho do banco está 'praticamente empossado'

O conselho de administração do BNDES está 'praticamente empossado', de acordo com informações do Valor Econômico. O favorito para o cargo, Gustavo Franco, aguarda o governo avaliar se há conflito de interesse na escolha de seu nome. Após a Lei das Estatais, essa averiguação teria de ser feita pela Comissão de Ética Pública da Presidência da República. Entenda o caso

Ex-executivo de Eike Batista faz acordo de R$ 500 mil com CVM

O ex-presidente da CCX, empresa de mineração de carvão que pertenceu ao grupo de Eike Batista, Gunnar Gonzalez Pimentel, teve sua proposta de acordo aceita pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM). O regulador encerrou o processo contra o executivo mediante pagamento de R$ 500 mil. 

Confira as últimas notícias do Blog IBGC