Notícias da semana: barragem que rompeu em Brumadinho não era prioridade da Vale

Ministério Público traz lista de dez barragens da Vale em “situação inaceitável de segurança”; Brumadinho não era uma delas. Veja essa e outras notícias da semana

  • 24/01/2020
  • IBGC
  • Na mídia

Barragem que rompeu em Brumadinho não era a que mais preocupava a Vale, diz MP

Denúncia do Ministério Público (MP) de Minas Gerais traz uma lista de 10 barragens da Vale em “situação inaceitável de segurança”. A barragem de Brumadinho, onde ocorreu o desastre há um ano, não estava na lista da companhia. A real condição dessas barragens era ocultada das autoridades a fim de evitar impactos na imagem da empresa. 

Em resposta, a Vale afirma que irá analisar o “inteiro teor” da denúncia, antes de se pronunciar formalmente a respeito, e continuará contribuindo totalmente com as autoridades. 

Davos vai propor um novo capitalismo 

A 50ª reunião anual do Fórum Econômico Mundial, em Davos, propôs uma reforma no capitalismo. Segundo Klaus Schwab, fundador do evento, nunca foi tão urgente dar significado concreto à ideia de um capitalismo das partes interessadas no lugar de outros dois modelos em voga nas últimas décadas. Em reportagem especial, o UOL mostra o preço da riqueza e até que ponto esse tipo de capitalismo global é saudável, uma vez que aumenta cada vez mais a desigualdade. Entenda.

 Starbucks apresenta metas para reduzir emissão de carbono e uso de água

Com a meta de ser mais sustentável, a rede Starbucks traça objetivo de reduzir a emissão de carbono e lixo, além de economizar e reutilizar a água até 2030. A empresa pretende expandir as opções de comidas à base de plantas no menu e aumentar o uso de embalagens reutilizáveis. Veja.

BB, Cemig e Natura estão entre as 100 empresas mais sustentáveis do mundo

De acordo com a revista Corporate Knights, três empresas brasileiras estão no ranking das mais sustentáveis do mundo. O levantamento considera dimensões econômica, ambiental e social. Em 9º lugar está o BB, seguido da estatal mineira em 19ª colocação, e a Natura, em 30º lugar. Confira.

Confira as últimas notícias do Blog IBGC

17/04/2024

Confira como foi o Seminário de Finanças e Governança em MG

17/04/2024

Deborah Wright é eleita presidente do conselho de administração do IBGC

16/04/2024

Compliance e integridade corporativa são temas de fórum no IBGC

15/04/2024

Conheça os novos espaços colaborativos do IBGC

15/04/2024

“Investir na diversidade de lideranças cria um efeito positivo”

12/04/2024

Confira agenda da área de vocalização e influência