Notícias da semana

Uma seleção de reportagens sobre governança corporativa e temas de interesse, publicadas nos principais veículos de imprensa

  • 11/10/2019
  • Equipe IBGC
  • Na mídia

CVM quer reduzir gatilho para ação judicial de investidor contra executivo que lesar companhia

Para que investidores possam acionar judicialmente administradores e controladores das companhias, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) quer reduzir participação acionária mínima. A proposta entrou em audiência pública essa semana e deve ser a primeira iniciativa do grupo de trabalho formado com o Ministério da Economia para fortalecer os mecanismos de proteção a acionistas minoritários. Confira.

Relator mantém novo Coaf no Banco Central, mas retira brecha para indicações políticas

O relator da Medida Provisória (MP) que alterou a estrutura da Unidade de Inteligência Financeira, antigo Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), propôs que a instância julgadora do órgão seja composta apenas por servidores ligados a órgãos como Banco Central, Receita Federal e CVM. O texto enviado pelo governo abria brecha para indicações políticas. Leia mais.

Estudo mostra que 45% das empresas da bolsa podem deixar de existir

Em matéria do Valor Investe, pesquisa realizada pela consultoria especializada em reestruturação de empresas Alvarez & Marsal mostra ponto de atenção para quem compra ações na B3. O estudo contou com a participação de 374 companhias abertas. Destas, 45% apresentaram baixo desempenho e estão vulneráveis. Veja.

Retrato das empresas aponta cenário positivo

Um estudo realizado pela KPMG em parceria com a Fundação Dom Cabral (FDC) mostrou que as empresas familiares brasileiras estão mais otimistas com os negócios, mesmo ante incertezas políticas e econômicas. Trata-se da terceira edição da pesquisa 'Retratos de família', que apontou um panorama das práticas de governança e as perspectivas das famílias empresárias. Leia a matéria completa publicada no Diário de Pernambuco.

Nissan escolhe responsável por operação na China para ser presidente executivo

Após a renúncia de Hiroto Saikawa da presidência executiva da Nissan no mês passado, o conselho de administração da montadora japonesa anunciou um novo presidente-executivo, Makoto Uchida. Segundo a companhia, ele foi escolhido por conta de sua ampla experiência cosmopolita. As informações são da agência de notícias americana Associated Press. Veja mais.

Conselho da Renault vai “discutir” substituição do chefe Thierry Bolloré

Em breve comunicado, a montadora Renault informou que seu conselho de administração se reunirá o quanto antes para discutir governança corporativa do grupo. A postura é relacionada a pressão para substituir Thierry Bolloré, executivo-chefe, que por muito tempo foi auxiliar de Carlos Ghosn, detido há um ano por utilizar recursos da companhia em benefício próprio. Entenda a posição do conselho.

Compliance impõe desafios às empresas

O jornal Correio Braziliense preparou reportagem sobre a proximidade da validade da Lei 6.308/2019 no Distrito Federal, prevista para 1º de janeiro de 2020. A nova orientação obriga que todas as empresas prestadoras de serviços e produtos ao governo federal se enquadrem em normas de compliance. Entenda as mudanças.

Compliance como principal ferramenta da governança corporativa no meio digital

O Jota destaca o papel do compliance dentro do sistema de governança corporativa. Na avaliação do portal de notícias, a conformidade cria, monitora e policia conduta, tornando a empresa um ambiente propício e facilitador para o cumprimento de regras estabelecidas. Leia mais.