Qual a função do conselho de administração em questões ESG?

Reflexão da NACD discute valor a longo prazo versus ganhos de curto prazo nas empresas

  • 06/02/2020
  • Equipe IBGC
  • Pelo Mundo

Mais da metade dos conselheiros de administração (56%) entendem que os investidores dedicam muita atenção a questões envolvendo meio ambiente e sustentabilidade, embora reconheçam que apenas 50% dos conselhos tenham pleno entendimento de como esses temas impactam seu negócio. Os dados são da pesquisa anual com conselheiros realizadas pela consultoria PwC no ano passado.

Em reflexão proposta pela americana National Association of Corporate Directors (NACD), pela consultoria Heidrick & Struggles, PwC e o escritório de advocacia Sidney Austin, o Comitê de Nomeação e Governança e o Conselho Consultivo de Supervisão de Riscos da NACD discutiram as funções de um conselho envolvendo questões ambientais, sociais e de governança (ESG, na sigla em inglês), ativismo dos acionistas e valor a longo prazo versus ganhos de curto prazo nas empresas. O debate ocorreu após a recente declaração da Business Roundtable sobre o propósito das organizações e resultou em um relatório

Segundo experiências compartilhadas por representantes da companhia Alaska Airlines na publicação, todas as partes interessadas, incluindo acionistas, devem se beneficiar com a criação de valor a longo prazo, mesmo que nem todos os investidores concordem com essa premissa.

Além disso, explorando seu papel de supervisor, o conselho de administração pode liderar esse caminho, usando temas ESG como uma oportunidade de maximização do impacto das estratégias traçadas pela empresa. Nesse contexto, o envolvimento de todo o board nas discussões e escolhas embasadas em métricas ESG foram apontadas como trajetórias ideias.

Nos casos relacionados a ativismo de acionistas, o relatório apontou a importância da preparação do colegiado em “tempos de paz”. Os conselheiros podem rever estatutos, adequar políticas, preparar planos de comunicação ou ainda formar comitês exclusivos para lidar com determinados casos.

Confira as últimas notícias do Blog IBGC