Notícias da semana

Uma seleção de reportagens sobre governança corporativa e temas de interesse, publicadas nos principais veículos de imprensa

  • 05/12/2019
  • Equipe IBGC
  • Na mídia

Regras e aprimoramento de práticas de governança corporativa

A coluna Painel SA, da Folha de S.Paulo, repercutiu na quinta-feira (5 de dezembro) a criação de um grupo com dez entidades para o aprimoramento de regras de governança em empresas abertas. A publicação cita como fundadores da iniciativa o IBGC, a Anbima, EY e o TozziniFreire. Veja.

O desafio de passar a limpo

A diretora geral do IBGC, Heloisa Bedicks, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, e o ex-ministro chefe da Controladoria Geral da União, Valdir Simão, participaram da primeira edição do Guia Exame de Compliance, realizado com Instituto FSB e com Fundação Dom Cabral. Confira mais detalhes.

Vale tenta reconquistar confiança do mercado

O encontro anual com investidores da Vale na Nyse, nos Estados Unidos, na segunda-feira (2 de dezembro) trouxe de volta o tom da tragédia de Brumadinho quase um após o rompimento da barragem. A reunião foi a primeira da companhia com Wall Street após o acontecimento. Acompanhe a repercussão em nota do Valor Econômico. A mineradora também informou recentemente a saída do conselheiro de administração e coordenador do Comitê Financeiro da empresa, Marcio Hamilton Ferreira, e do conselheiro e membro do Comitê de Conformidade e Risco, Marcelo Augusto Dutra Labuto.

Fundo soberano da Noruega retira a Petrobras de sua lista de observação

O maior fundo sustentado por petrodólares do mundo, o Fundo da Noruega, avaliou que o risco de corrupção na Petrobras foi reduzido. O fundo retirou a petroleira brasileira de sua lista de empresas que poderiam perder investimentos por risco de corrupção. Leia mais.

Relatório da CVM e secretaria sugere medidas para aperfeiçoar direitos de acionistas

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e a Secretaria de Política Econômica do Ministério da Economia apresentaram por meio de estudo algumas medidas de aperfeiçoamento dos mecanismos de proteção aos direitos dos acionistas. Um grupo de trabalho avaliou que as ferramentas de solução de conflitos societários do país são inadequadas. O diagnóstico deve impulsionar sugestões de alteração de pontos da Lei das S/A. As informações são do Estadão

GPA aprova migração para Novo Mercado e conversão de ações; convoca assembleia 

O conselho de administração do Grupo Pão de Açúcar (GPA) aprovou a proposta de migração da varejista para o segmento Novo mercado da B3, além da convocação de assembleia geral extraordinária (AGE) de acionistas para 30 de dezembro para deliberar sobre o tema.  

CVM adverte companhia por não realizar OPA por aumento de participação

Em decisão unânime, o colegiado da CVM advertiu com multa a Lajeado Energia S/A pela não realização de oferta pública de aquisição de ações (OPA) da Investco S/A por aumento de participação. O descumprimento foi considerado infração grave. Veja mais informações no portal da revista Capital Aberto.

B3 se posiciona para "era do pequeno investidor"

O Valor Econômico entrevistou o vice-presidente da B3, Juca Andrade, sobre o trabalho da bolsa para que as empresas listadas no exterior tenham autorização para emitir recibo de ações no país. 

O perigo do purpose washing

A revista Capital Aberto trouxe uma reflexão sobre a palavra do ano para o mundo corporativo: "propósito", além de uma análise de como o desalinhamento entre discurso e prática impacta o valor e a reputação das companhias. 

 Conselhos devem estar atentos à questão da saúde mental

O bem-estar psicológico dos colaboradores deve estar na pauta dos conselhos de administração? Matéria propõe o tema como reforço para assegurar o sucesso de longo prazo da organização.

O novo chairman da Braskem

Em coluna do jornal O Globo, o jornalista Lauro Jardim anunciou o novo chairman da Braskem: José Mauro Carneiro da Cunha. Ele vai ocupar o cargo de Roberto Simões. Saiba mais.

Confira as últimas notícias do Blog IBGC