Notícias da semana: pandemia expõe falhas em gerenciamento de riscos

Pesquisa do IBGC aponta que empresas não estavam preparadas para uma crise de grandes proporções; veja essa e outras notícias

  • 24/04/2020
  • Equipe IBGC
  • Na mídia

Pandemia expõe falhas em gerenciamento de riscos

Levantamento realizado pelo IBGC com 205 profissionais apontou que as companhias brasileiras não estavam preparadas para enfrentar uma crise de grandes proporções como a atual. Destaque no jornal Valor Econômico, a pesquisa mostrou ainda a ausência de políticas formais para períodos de crise. Na avaliação do gerente de Pesquisa e Conteúdo do IBGC, Luiz Martha, “a gestão de risco e de crise estavam menos disseminadas nas empresas do que esperávamos”. Para o diretor geral do instituto, Pedro Melo, no entanto, muitas companhias estão vendo oportunidades nesse momento. Veja mais na reportagem completa.

9 dicas para organizar uma assembleia digital

Com a recente regulamentação das assembleias totalmente virtuais pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), as empresas devem ficar atentas às novas regras a fim de evitar problemas de comunicação e descumprimento de práticas de governança. O gerente de Advocacy do IBGC, Danilo Gregório, falou ao Estadão sobre esse novo formato de reuniões. Confira a matéria na íntegra. 

IRB anuncia mudanças no conselho de administração, que agora inclui ex-S&P e especialista em governança

Diante da renúncia de executivos em meio à crise do coronavírus, a resseguradora IRB Brasil anunciou novos membros para o seu conselho de administração. O colegiado da empresa conta agora com nomes como a ex-S&P Global e atual sócia fundadora da RNA Capital, Regina Nunes, e o presidente do conselho de administração do IBGC, Henrique Luz. As informações são do Estadão.

Conselho da Via Varejo propõe nova chapa sem Michael Klein na presidência

Para a nova chapa do conselho de administração, a ser votada na assembleia geral ordinária e extraordinária de 4 de junho, os conselheiros da Via Varejo propuseram um corte no colegiado, de sete para cinco membros. Além dessa mudança, o colegiado ainda contará com a saída do presidente Michael Klein do grupo e a entrada de seu filho Raphael Oscar Klein. Leia mais. 

Conselho da AES Tietê rejeita oferta para ser incorporada à Eneva

O conselho de administração da AES Tietê rejeitou a proposta de incorporação feita pela Eneva. Segundo o presidente do colegiado da geradora de energia elétrica, Julian Nebrada, as condições não eram benéficas para os acionistas da companhia. Confira.

Prada anuncia cancelamento dos dividendos em 2020

O conselho de administração da grife italiana Prada "decidiu modificar a proposta de distribuição de dividendos formulada na reunião precedente" por conta da pandemia da Covid-19. O colegiado recomendou a reserva do lucro total do exercício do ano passado. Serão alocados 51,2 milhões de euros em um reserva extraordinária e outros 197,8 milhões de euro em um reserva de lucros. Entenda o caso. 

Confira as últimas notícias do Blog IBGC