Notícias da semana: conselhos devem levar a sério as questões ASG

Artigos trazem reflexões sobre a importância dos temas para o futuro das organizações; veja essa e outras matérias

  • 21/02/2020
  • Equipe IBGC
  • Na mídia

Por que os conselhos devem levar a sério os fatores ASG

Em artigo publicado pela Revista RI, a diretora de Vocalização e Influência do IBGC, Valeria Café, aponta como as principais discussões globais sobre a vocação social das companhias vêm afetando negócios dos mais diversos portes e setores.

Mesmo qualificadas, mulheres têm mais dificuldade de crescer na carreira

Valeria Café também foi destaque no jornal Correio Braziliense em reportagem mostrou que as mulheres têm cada vez mais representatividade no ensino superior e no mercado de trabalho. Porém, quando se chega nos altos cargos, a realidade é outra. Segundo Valéria, 87 empresas listadas na bolsa ainda não têm nenhuma mulher em seus conselhos.

O investimento ESG

O economista-chefe do Itaú Unibanco Mario Mesquita defende em artigo publicado pelo Valor Econômico como grandes decisões de alocação de capital serão cada vez mais influenciadas por critérios ambientais, sociais e de governança (ESG, na sigla em inglês) no futuro. Veja!

Vale sabia sobre fragilidades em barragem de Brumadinho desde 2003, conclui comitê

A mineradora Vale tinha informações sobre as fragilidades na barragem que se rompeu em Brumadinho (MG) em 2019, segundo relatório do Comitê Independente de Assessoramento Extraordinário de Apuração. O desastre deixou 259 mortos confirmados e 11 desaparecidos. Acompanhe.

Pressão força pequenos e médios negócios a investir em diversidade

Sob pressão das grandes companhias, o compromisso com a diversidade corporativa chegou para as pequenas e médias empresas, fornecedoras dos grandes conglomerados, de acordo com reportagem da Folha de S.Paulo. Leia mais!

Voto plural longe do consenso

A revista Capital Aberto trouxe reportagem sobre os novos desdobramentos da discussão sobre o voto plural o mercado brasileiro. Ainda proibido pela Lei das SAs, o cenário legislativo pode estar prestes a mudar. Entenda.

Futuro de empresa familiar exige muita inteligência emocional

Essencial para o bom desenvolvimento profissional, em empresas familiares a inteligência emocional é ainda mais importante. Especialistas ouvidos pela Folha de S.Paulo falam da importância de ter as emoções sob controle quando seus parentes também são seus sócios.

Nova geração começa a assumir o comando do agronegócio brasileiro

A sucessão familiar no agronegócio brasileiro começou a ganhar forma nos últimos anos. De acordo com reportagem do jornal Estado de S. Paulo, herdeiros de todo o país se prepararam no Brasil e no exterior para assumir os negócios da família. Saiba mais.

Compliance para partidos políticos não sai do papel

Um novo mecanismo de transparência para o combate à corrupção parece estar pronto para ser votado pelo plenário do Senado. A proposta do senador Antonio Anastasia (PSDB-MG) alteraria a Lei dos Partidos Políticos (Lei 9.096, de 1995) e submeteria programas de compliance para todas as siglas. A reportagem do Estadão entrevistou o executivo da Associação Brasileira de Integridade, Ética e Compliance (Abraecom), Rodrigo Brandão.

Caso Taurus rende punições e absolvições pela CVM 

Discussão apresentada pelo Pinheiro Neto Advogados na revista Capital Aberto, artigo expõe decisão do colegiado que estabeleceu condenações por desvio de finalidade e absolveu outros acusados.

GPA informa admissão no Novo Mercado da B3

A B3 aprovou a admissão do varejista GPA para compor o Novo Mercado. Em comunicado, a empresa diz que tem feito esforços no tema governança corporativa. “A migração para o Novo Mercado reforça o compromisso do GPA com elevados padrões de governança corporativa, além de poder permitir ao GPA ampliar sua base de potenciais investidores”. Confira.

Confira as últimas notícias do Blog IBGC

19/04/2024

Masterclass com Satish Kumar traz reflexões ao IBGC

19/04/2024

Fique por dentro das ações de Vocalização e Influência

18/04/2024

Programa Diversidade em Conselho: IBGC inicia 8ª edição

17/04/2024

Confira como foi o Seminário de Finanças e Governança em MG

17/04/2024

Deborah Wright é eleita presidente do conselho de administração do IBGC

16/04/2024

Compliance e integridade corporativa são temas de fórum no IBGC