Notícias da semana

Uma seleção de reportagens sobre governança corporativa e temas de interesse, publicadas nos principais veículos de imprensa

  • 16/08/2019
  • Equipe IBGC
  • Na mídia

Alteração da Lei das SA sai do texto da MP da Liberdade Econômica

O jornal Valor Econômico repercutiu os posicionamentos do IBGC e da Associação dos Investidores do Mercado de Capitas (Amec) diante da nova proposta para a medida provisória (MP) da Liberdade Econômica, com mudança do artigo 115 da Lei das Sociedades por Ações (SA). Acompanhe!

Debate sobre eventual revisão de Lei das S.A. deve trazer clareza, diz presidente da CVM

O presidente da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), Marcelo Barbosa, comentou as mudanças propostas no artigo 115 da Lei das S.A. Segundo ele, o órgão regulador não deixará de contribuir com esse debate futuramente. Veja a cobertura do Estadão e do Valor Econômico sobre as declarações. 

S&P zera empresas sem mulher no conselho; Brasil pena para chegar lá

Para repercutir o aumento do número de mulheres nos conselhos de administração das companhias que compõem o S&P 500, o índice americano das 500 empresas de capital aberto mais líquidas, o portal Infomoney avaliou também a quantidade de mulheres em conselhos brasileiros. A diretora de Vocalização e Influência do IBGC, Valeria Café, comentou o tema

Fórum de mulheres no Ling

Em seu site, o colunista Affonso Ritter repercutiu o Fórum de Mulheres, organizado pelo Capítulo Rio Grande do Sul do IBGC na quinta-feira (14 de agosto) no Instituto Ling. 

14 estatais e subsidiárias atingem nota máxima de governança corporativa

A Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (Sest) informou o resultado do quarto ciclo do Indicador de Governança (IG-SEST). O índice avalia o nível de governança corporativa nas 61 estatais e subsidiárias do governo federal. Banco do Brasil, BB DTVM e BB Seguridade lideraram a lista.

Relatório acusa GE de fraude para esconder rombo de US$ 40 bi; ação cai 11%

O investigador de fraudes Harry Markopolos apontou em relatório que a multinacional americana GE teria mentido em balanços contábeis para esconder uma dívida de US$ 40 bilhões e uma situação de "falência iminente", segundo matéria publicada pelo portal UOL. Entenda o caso.

Vamos honrar contratos da Oi, senão governo perde credibilidade, diz Bolsonaro 

Questionado sobre a piora da situação da companhia Oi nos últimos meses, o presidente Jair Bolsonaro defendeu na sexta-feira (16 de agosto) um compromisso com contratos no país. O Estadão viu a afirmação como uma preocupação para a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), já que o governo poderia retirar a concessão sobre telefonia fixa em todos os Estados do Brasil, com exceção de São Paulo.

Petrobras revê normas de compliance adotadas após escândalo da Lava Jato

Como reação aos escândalos de corrupção deflagrados nos últimos anos pela Lava Jato, a Petrobras optou por rever seus processos de compliance. A petroleira iniciou uma série de mudanças que devem reduzir o número de reuniões do conselho de administração e a quantidade de projetos levados apara avaliação do colegiado. Leia a reportagem completa.   

Acionistas aprovam nomes indicados pela União ao conselho da Petrobras

Em assembleia extraordinária realizada na segunda-feira (12 de agosto), os acionistas da Petrobras aprovaram a eleição de Nivio Ziviani e Walter Mendes de Oliveira Filho para o conselho de administração da companhia. As indicações foram feitas pela União, seu acionista controlador.

Um novo epílogo para Eike Batista

Reportagem da revista Piauí mostrou como o ex-sétimo empresário mais rico do mundo Eike Batista enganou investidores, desviou dinheiro e mentiu sobre reservas de sua petroleira. Ele teve sua prisão revogada no último sábado (10 de agosto) em plantão da Justiça Federal. Veja a matéria completa.

CVM pode abrir novos processos contra o empresário Eike Batista

Uma nova delação pode render ao empresário Eike Batista novos processos, de acordo com o jornal O Globo. A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) irá analisar novas acusações de crime financeiro feitas pelo banqueiro Eduardo Plass.

Confira as últimas notícias do Blog IBGC