Na mídia

Uma seleção de notícias sobre governança corporativa e temas de interesse, publicadas ao longo da última semana, nos principais veículos de imprensa

  • 14/11/2019
  • Equipe IBGC
  • Na mídia

Sete em cada 10 empresas têm política de gestão de riscos

O portal da revista Exame publicou com exclusividade o levantamento da consultoria Deloitte em parceria com o IBGC. A reportagem destacou que a pesquisa Os cinco pilares dos riscos empresariais apontou que 73% das 165 companhias entrevistadas possuem uma política formal de gestão de riscos, um avanço de 29 pontos percentuais ante a última análise. O material também foi repercutido pelo portal Mundo RH.

Pra que te quero

Em entrevista para a revista Página 22, a diretora geral do IBGC, Heloisa Bedicks, falou como prestação de contas das companhias à sociedade não pode se restringir ao desempenho econômico financeiro dos negócios. Leia a reportagem completa.

É preciso construir a confiança

A coordenadora geral do Capítulo Minas Gerais do IBGC, Mônica Cordeiro, foi palestrante da terceira edição do evento Conexões humanas, realizado pela Associação Brasileira de Recursos Humanos de Minas Gerais (ABRH-MG). Ela destacou a sinergia entre os recursos humanos e a governança corporativa. A cobertura foi feita pelo Diário do Comércio, confira!

‘Conselhinho’ altera mais de 40% das decisões da CVM, aponta estudo

Um levantamento inédito publicado pelo portal Jota apontou que o Conselho de Recursos do Sistema Financeiro Nacional, ligado ao Ministério da Economia, alterou total ou parcialmente mais de 41% das decisões da CVM sobre companhias abertas e investidores em julgados de 2018. Veja mais detalhes.

Lei das Estatais: ampliação ilegal do âmbito da sanção de suspensão e impedimento

O Jota também repercutiu como o desrespeito endêmico à abrangência dos efeitos das penalidades previstas no artigo 83, III da Lei 13.303/2016, vem causando prejuízos à administração pública. Entenda porque.   

Previ quer incentivar prática sustentável nas fundações

O maior fundo de pensão do país, a Previ, informou que vê a recente migração de ativos da renda fixa para renda variável como uma oportunidade. Em reportagem publicada pelo jornal Valor Econômico, a entidade disse que interpreta a recente mudança como uma chance de inserção de critérios ambientais, sociais e de governança corporativa em decisões de investimento.

Fundação do BNDES adere à princípios de investimento responsável da ONU

O fundo de pensão dos funcionários do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) anunciou sua adesão aos Princípios para o Investimento Responsável (PRI) da Organização das Nações Unidas (ONU). Leia mais.

Futuro da empresa familiar desafia gerações

Em entrevista exclusiva para o Jornal do Comércio do Rio Grande do Sul, o líder global para empresas familiares da PwC, Peter Englisch, falou sobre transparência, sustentabilidade e responsabilidade social. Ele esteve em Porto Alegre a convite do IBGC, para o 5º Seminário de Governança Corporativa. Acompanhe

CVM deve bater recorde de processos de investigação de ofertas irregulares

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) bateu recorde de processos administrativos abertos por conta de denúncias e consultas de investidores. O superintendente de Proteção e Orientação aos Investidores da CVM, José Alexandre Vasco, afirmou ao Estadão/Broadcast que a estimativa do regulador é encerrar 2019 com ao menos 300 casos instaurados, próximo ao total de 369 investigações nos últimos cinco anos.

O desafio das empresas familiares: garantir a longevidade em meio às demandas de curto prazo

Em conteúdo patrocinado no Valor Econômico, a Deloitte promoveu análise sobre o estudo Global Family Business Survey 2019. De acordo com a pesquisa, em todo o mundo, 30% das companhias familiares não sobrevivem à terceira geração. Confira.

Confira as últimas notícias do Blog IBGC

19/04/2024

Masterclass com Satish Kumar traz reflexões ao IBGC

19/04/2024

Fique por dentro das ações de Vocalização e Influência

18/04/2024

Programa Diversidade em Conselho: IBGC inicia 8ª edição

17/04/2024

Confira como foi o Seminário de Finanças e Governança em MG

17/04/2024

Deborah Wright é eleita presidente do conselho de administração do IBGC

16/04/2024

Compliance e integridade corporativa são temas de fórum no IBGC