O IBGC acaba de lançar para startups e scale-ups formalmente constituídas ou que estejam em processo de constituição a
Métrica de Governança Corporativa para Startups & Scale-ups (Métrica GCSS). Empreendedores, investidores, conselheiros ou consultores de organizações escaláveis e demais agentes do ecossistema poderão contar, a partir de agora, com uma ferramenta gratuita para avaliar a sua governança corporativa.
Para utilizar a ferramenta, os interessados devem acessar o site do IBGC e fazer sua inscrição gratuita. A empresa deve indicar um representante, que passará a ser o principal contato com o IBGC em relação à Métrica.
Após a inscrição, o IBGC enviará um e-mail com usuário, senha e link para preencher um formulário com base em quatro pilares alinhados à publicação Governança Corporativa para Startups & Scale-ups: Estratégia e Sociedade; Pessoas e Recursos; Tecnologia e Propriedade Intelectual; Processos e Accountability. O IBGC orienta que o preenchimento seja feito semestralmente.
Avaliação e resultados
Será avaliada a adesão a 37 práticas de governança recomendadas pela publicação Governança Corporativa para Startups & Scale-ups do instituto. Após preencher todas as informações, as empresas recebem um relatório com o resultado e, a partir desse diagnóstico, podem tomar decisões mais assertivas conforme a realidade de cada uma delas.
“A pontuação de cada startup também leva em conta sua fase de evolução (ideação, validação, tração e escala) e o seu estágio de desenvolvimento (inicial, intermediário, avançado e maduro). Com base nessa análise, a empresa pode avaliar quando, e com qual prioridade, as lacunas identificadas serão endereçadas, e assim definir como será a sua jornada de evolução de governança corporativa. Não ser pontuado em alguma prática pode não ser necessariamente ruim, considerando que cada empresa pode tratar determinado tema à sua maneira, tendo em vista suas necessidades e particularidades.”, afirma Luiz Martha, gerente de pesquisa do IBGC.
A Métrica GCSS é uma oportunidade das empresas seguirem boas práticas de governança e garante a novos negócios mais chances de evoluir de maneira saudável e gerar valor. “Atuar com base na transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade contribui para a longevidade das companhias e fortalece as relações com os públicos de interesse em diversos níveis, o que é essencial para a trajetória de qualquer empresa”, finaliza Martha.