Menos passado e mais futuro

Especialistas traçam perspectivas para os conselhos de administração em 2020

  • 23/01/2020
  • Giulia Landriscina
  • Pelo Mundo

Um novo ano se inicia e com ele novas expectativas serão postas para os conselhos de administração. Em meio ao turbilhão de informações, quais assuntos devem nortear os colegiados em 2020?

Em Eight priorities for boards in 2020, da EY, uma das prioridades para 2020 é o preparo estratégico para o crescimento, em meio à elevada incerteza. “Os conselhos devem elaborar estratégias para enfrentar desafios além do horizonte, ao mesmo tempo em que geram resultados em negócios atuais”.

O relatório global ainda lista outros sete pontos para os conselhos de administração. Entre eles estão o aceleramento da agenda de talentos, a condução da cultura como um ativo estratégico e a priorização da segurança cibernética e da privacidade dos dados. 

Já para o professor e autor do livro Ética empresarial na prática: soluções para a gestão e governança no século XXI, Alexandre Di Miceli, um dos papeis do conselho neste ano será focar mais no futuro e menos no passado. “Uma boa meta seria gastar ao menos 70% do tempo das reuniões com temas relacionados a riscos e direcionamentos futuros”, apontou em artigo para a revista Capital Aberto.

Além do olhar para o futuro, o colegiado precisa de novas pautas com ênfase no fator humano e na otimização do tempo. “Talvez ainda seja preciso lembrar a alguns que os resultados esperados não são gerados por robôs ou sistemas, mas por seres humanos que vivem nesses tempos de intensa transformação e sob alto grau de pressão e estresse”, completou a conselheira de administração do IBGC, Vicky Bloch, em sua coluna no jornal Valor Econômico

Na avaliação da conselheira, os colegiados precisam pensar de uma forma mais aberta ao discutirem sobre o futuro.


Confira as últimas notícias do Blog IBGC

27/03/2024

Capítulo Santa Catarina sedia Seminário Sul e comemora 10 anos

26/03/2024

Pesquisa IBGC analisa diversidade de gênero e raça

26/03/2024

Startups: recomendações práticas para enfrentar desafios

25/03/2024

Novidades no Portal do Conhecimento

25/03/2024

Jornada Técnica à China estará em Beijing, Xangai e Shenzhen

22/03/2024

É preciso deixar o conselho de administração trabalhar