Interiorização do instituto e mudanças climáticas marcaram a semana de V&I

Estes são alguns dos temas que têm mobilizado a equipe no sentido de disseminar a causa da boa governança corporativa

  • 24/03/2023
  • Angelina Martins, Fernando Damasceno e Lucas Legnares
  • Relações Institucionais e Governamentais

Encontros e reuniões no período, refletem o engajamento do instituto em temas que envolvem mudanças climáticas e direcionamento de ações em Capítulos para difundir a governança corporativa em todo o país.

Mudanças climáticas
Inserir a emergência climática na pauta dos conselhos de administração é um dos objetivos do Chapter Zero Brazil, capítulo brasileiro da Climate Governance Initiative (CGI), iniciativa que o IBGC representa no país. Esse programa, além das perspectivas ambientais e sociais da agenda de políticas públicas do IBGC, dominou as conversas com duas organizações parceiras, nesta semana.

No dia 23, André Andrade, diretor do departamento de apoio ao Conselho Nacional de Mudança do Clima e ao Comitê Interministerial do Clima, e Thiago Longo, coordenador, expuseram as prioridades da Secretaria Nacional de Mudança de Clima, vinculada ao Ministério do Meio Ambiente, para a coordenadora do Chapter Zero Brazil, Lina Pimentel, e representantes da diretoria de Vocalização e Influência.

No mesmo dia, a equipe recebeu Thiago Panza de Paula, head de bussiness engagement para a América Latina do Fórum Econômico Mundial (WEF -na sigla em inglês), para tratar de pontos de interesse em comum em mudanças climáticas e impactos socioambientais.

Mercado de Capitais
Já no dia 22, a diretoria de Vocalização e Influência do IBGC, representada por Valeria Café e Danilo Gregório, levaram a Flávia Mouta e Fernando de Andrade Mota, respectivamente, diretora de emissores e superintendente de desenvolvimento de mercado para emissores da B3, assuntos que têm chamado a atenção do instituto e podem ter impacto na governança praticada por participantes do mercado de capitais, como inteligência artificial, acesso de companhias de menor porte à bolsa e mercado de carbono.

Apoio regional
O IBGC tem priorizado o estabelecimento de parcerias regionais que contribuam com sua missão de disseminar boas práticas de governança e impactar positivamente as organizações.

Federações regionais têm sido relevantes nessa frente e, ao longo da semana entre 20 e 24 de março, foram promovidas reuniões entre a gerência e os coordenadores de Capítulos e organizações como FIEP, FIEB, FIEMG e FIERGS para o planejamento de iniciativas em colaboração.

Várias das iniciativas dos capítulos serão hospedadas pelas federações, dispostas a apoiar o instituto em sua atuação regional.


Acompanhe mais notícias do blog IBGC, clicando aqui.

Confira as últimas notícias do Blog IBGC