Inscreva-se na 5ª edição do programa IBGC Dialoga

Associados interessados em participar do processo seletivo para um dos sete grupos de debates podem se inscrever de 16 a 26 de fevereiro

  • 16/02/2023
  • Angelina Martins
  • IBGC Comunica

Estão abertas as inscrições para participar da 5ª edição do IBGC Dialoga, espaço colaborativo do instituto, exclusivo para associados, que proporciona discussões e troca de informação entre profissionais que atuam no setor como agentes de promoção da governança. Inscreva-se aqui, de 16 a 26 de fevereiro.

Os temas desta edição foram escolhidos pelos próprios associados em enquete realizada no segundo semestre de 2022. São eles: Governança Climática, Governança das Famílias Empresárias no Agronegócio, Setor Energia, Setor Financeiro, Inovação e Tecnologia, Sociedade 5.0 e o futuro do trabalho e Startups.

Sempre no formato on-line, os grupos de debates contam com um instrutor especialista no tema, e até 30 associados. Cada edição é semestral e composta por quatro encontros: de março a junho e, depois, de agosto a novembro, pela plataforma Zoom.

A seguir, conheça um pouco mais sobre temas e instrutores:

Governança Climática
Os encontros deste grupo promoverão debates sobre as principais questões relacionadas ao papel dos agentes de governança corporativa em relação à incorporação dos riscos e oportunidades, a partir da materialidade das questões climáticas nas instâncias de decisão estratégica das empresas.

O tema será conduzido por Tomás Carmona, com atuação na área socioambiental e de governança há mais de 20 anos. Tomás é membro da comissão de estudos em sustentabilidade empresarial e do comitê gestor do Chapter Zero Brazil onde coordena o fórum exclusivo para conselheiros de empresas listadas.

Governança das Famílias Empresárias no Agronegócio
O grupo realizará discussões e trocas sobre assuntos pertinentes ao contexto de conselheiros e herdeiros de empresas familiares e agentes de governança do setor de Agronegócio. Este tema será patrocinado pela PwC.

Todos os encontros serão conduzidos por Patrícia Amélia Bueno, fundadora e CEO da EasyHub, que atua com curadoria e governança da inovação. Patrícia, que representa diversas startups estrangeiras no Brasil, é membro do grupo de trabalho de governança no agronegócio e integra a Woman Corporate Directors (WCD).

Inovação e Tecnologia
Este grupo tem como objetivo promover o debate sobre as principais questões relacionadas ao papel dos agentes de governança corporativa em relação a desafios e oportunidades para as instâncias de decisão estratégica das empresas, a partir de temas como cyber risk, blockchain, inteligência artificial e metaverso.

Os encontros serão conduzidos por Rodrigo Cunha, com mais de 20 anos de experiência na criação, replicação e escalabilidade de produtos de tecnologia. Sócio-fundador e CPO na Neurotech, Rodrigo é doutor em Inteligência Artificial e Big Data pela UFPE e tem formação em Stanford. 

Setor Energia
Este grupo de discussões promoverá trocas sobre assuntos pertinentes ao contexto de conselheiros de empresas e agentes de governança do setor de Energia.

Os encontros serão conduzidos por Eduardo Bernini, sócio-diretor e fundador da Tempo Giusto Consultoria Empresarial. Professor convidado em cursos do IBGC, Eduardo é membro independente do conselho de administração da Usina Coruripe Açúcar e Álcool e é vice-presidente do conselho de administração da Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança e do Adolescente (pro bono)".

Setor Financeiro
Haverá discussões e trocas sobre assuntos pertinentes ao contexto de conselheiros de empresas e agentes de governança deste setor.

Todos os encontros serão conduzidos por Fabio Coimbra, instrutor do IBGC que atua na área de fiscalização do Banco Central do Brasil (BCB) desde 2002, em temas governança corporativa, gestão de riscos e compliance em entidades reguladas. Fábio representa o BCB no Corporate Governance Task Force e no Compensation Monitoring Contact Group.

Sociedade 5.0 e o futuro do trabalho
Este grupo propõe discussões e trocas sobre assuntos pertinentes ao contexto de conselheiros de empresas e agentes de governança envolvidos com a gestão de pessoas.

Os encontros serão conduzidos por Luciana Esposito, sócia da Consultoria Better Governance, com mais de 25 anos de experiência como consultora e executiva em empresas nacionais e multinacionais de capital aberto e familiares. Luciana participa da Comissão de Pessoas do IBGC.

Startups
O IBGC Dialoga Startups propõe discussões e trocas sobre assuntos pertinentes ao contexto de conselheiros de empresas e agentes de governança do setor de startups.

Todos os encontros serão conduzidos por Marcelo Hoffman. partner da ABSeed Ventures, mentor endeavor e instrutor no IBGC para temas relacionados a startups e scale-ups. Em 20 anos de atividade profissional, atuou em mais de 200 empresas nacionais e estrangeiras em projetos de venture capital, governança corporativa e M&A.

Pré-requisitos para participar:

● Ser associado do IBGC e estar em dia com a taxa de associação.
● Ter experiência comprovada no setor escolhido - ser ou ter sido, nos últimos dez anos, agente de governança no setor de inscrição; e atender aos requisitos específicos de cada setor (quando houver).
● Preencher ou atualizar o campo ‘Mini Currículo’ no momento da inscrição. Este campo é a única fonte de informações utilizada para a análise de perfil do candidato. Em função do volume de inscrições não há outras pesquisas, portanto, é importante informar com clareza qual a vivência no(s) setor(es) escolhido(s), através da experiência profissional no tema do Dialoga desejado.
● Observar que é possível a participação em, no máximo, dois espaços colaborativos simultaneamente, ou seja, duas Comissões, uma Comissão e um Dialoga ou dois Dialoga. Aqueles que já são membros de duas Comissões não poderão participar do Dialoga.
● Possuir disponibilidade de agenda para participação em todos os encontros. Os membros que obtiverem 75% de presença ou mais receberão um certificado de participação. Não haverá lista de espera.

Leia também a retrospectiva dos artigos publicados pelos grupos do IBGC Dialoga, em 2022: "IBGC Dialoga debate temas essenciais à governança corporativa"

Confira as últimas notícias do Blog IBGC