Em 8 de março, Dia internacional da Mulher, Gabriela Baumgart, presidente do conselho de administração do IBGC, participou, em Nova Iorque, do lançamento oficial do Women Led Cities (WLC), iniciativa que fomentará a realização nas cidades dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODs) da ONU, além de trabalhar diretamente o combate à desigualdade de gênero.
A WLC é uma ação global do Programa de Assentamentos Humanos das Nações Unidas (UN-Habitat), do Fundo de Investimento de Capital das Nações Unidas (UNCDF), em parceria com a ellaimpacta Alliance, um consórcio de empresas e filantropias liderado por mulheres para acelerar a igualdade de gênero e aumentar as oportunidades para mulheres em todo o mundo.
Sobre a iniciativa, Gabriela Baumgart afirmou: “Não podemos limitar ações a uma data como esta. Há muito a se fazer. Mas são iniciativas importantes para mostrar que perfis diversos no conselho de administração e na gestão permitem que a organização se beneficie da pluralidade de argumentos e de um processo de tomada de decisão com mais qualidade e segurança”.
Considerada uma parceria transformadora entre mulheres líderes empresariais e mulheres prefeitas em todo o mundo, a WLC foi apresentada durante a 67ª sessão da Comissão sobre o Estatuto da Mulher, que reuniu, entre os dias 6 e 17 de março, na sede da ONU, mulheres de todo o mundo para debater o progresso relacionado à igualdade de gênero e ao empoderamento feminino.
O Brasil foi representado pelo Grupo Mulheres do Brasil para fazer parte desta aliança com empresas e instituições globais para atuar diretamente na ação. Gabriela Baumgart, além de representar o IBGC, participou como conselheira do instituto que integra o Grupo Mulheres do Brasil.