A primeira pesquisa, voltada para empresas de capital fechado, avalia o progresso das organizações na adoção de boas práticas de governança corporativa. Foram analisados 680 questionários de 585 empresas de todo o país e de diferentes portes, no período de 2018 a 2023.
A segunda pesquisa, que tem como foco
startups e
scale-ups, analisou 191 questionários finalizados entre 2023 e primeiro semestre de 2024, contemplando todas as regiões do país. A intenção era saber como essas empresas integram a governança em seus modelos de negócios - sempre baseada na publicação do instituto
Governança Corporativa para Startups & Scale-ups que estabelece quatro fases de maturação de uma
startup ou
scaleup (ideação, validação, tração e escala).
Antes de iniciar os debates, Danilo Gregório, gerente de conhecimento e relações institucionais do IBGC, falou aos participantes sobre os objetivos das pesquisas: “A métrica é uma ferramenta gratuita criada pelo IBGC para auxiliar empresas na autoavaliação de suas práticas de governança – e qualquer empresa pode fazer, basta preencher a métrica com informações básicas. Daí, a ferramenta gera um conteúdo que traz um diagnóstico”.
Com moderação de Danilo, participaram do debate: Diego Barboza, coordenador do MIDITEC, da Associação Catarinense de Tecnologia; e Monica Neves Cordeiro, conselheira de administração do Grupo Santa Casa BH e membro da comissão de governança em saúde do IBGC.
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