IBGC Dialoga debate temas essenciais à governança corporativa

O espaço colaborativo promoveu, em 2022, discussões sobre agronegócio, empresas familiares, educação, finanças e indústria e startups

  • 09/02/2023
  • Angelina Martins
  • Você sabia?

O IBGC Dialoga é um dos espaços colaborativos exclusivos para associados idealizados pelo instituto com o objetivo de engajá-los por meio de debates qualificados sobre temas relevantes para os agentes de governança corporativa em diversos setores.

Em 2022, na 3ª edição do IBGC Dialoga, seis grupos temáticos estiveram representados: Agro, Empresas de Controle Familiar, Educação, Financeiro, Indústria e Startups e Tech. Cada grupo contou com um instrutor especialista no tema e envolveu entre 20 a 30 associados que se reuniram em quatro encontros programados mensalmente, via plataforma Zoom.

O Blog IBGC destaca, a seguir, os artigos publicados em 2022 que abordam as temáticas discutidas no IBGC Dialoga:

1- O Artigo “Transformação digital, inovação e o papel das startups  tratou os desafios de governança em empresas nascentes. Entre as questões discutidas, está o caderno Governança Corporativa para Startups & Scale-Ups lançado pelo instituto e dedicado ao tema da governança de empresas emergentes; o documento considera 4 fases das novas empresas (ideação; validação; tração e escala).

2- Como manter a liderança mundial do agronegócio de forma sustentável no Brasil?  Os autores do artigo “Quais são as oportunidades do agronegócio que batem à porta?” enfatizam que a discussão atual não é se o País deveria reduzir a atividade em prol de outros setores, mas sim, como manter a liderança mundial de forma sustentável nesse segmento e adicionalmente crescer em outros setores.

3- Após discussões e troca de experiências sobre temas chave que estão moldando o futuro do setor, o grupo temático Financeiro definiu quatro temas levantados em seus encontros: (I) resiliência cibernética; (II) transformação digital e ativos digitais; (III) ESG e (IV) remuneração. Os detalhes estão no artigo “Debates sobre o futuro do setor financeiro”.

4- Peculiaridades da conexão entre profissionais de governança corporativa e sócios fundadores de empresas de controle familiar e fundador ativo são apontadas no artigo “Em Roma, seja Romano”. O profissional precisa identificar seus valores e sem pré-julgamentos, explorar e compreender sua cultura, hábitos e motivações históricas.

5- Para além das possibilidades da governança corporativa implementada nas instituições educacionais, o artigo “Educação e governança: correlação, princípios e conceitos” apresenta como os valores se relacionam diretamente com impactos na formação de indivíduos, gestão de organizações públicas e privadas e na transformação da sociedade.

6- Os impactos da guerra da Rússia na Ucrânia e da Pandemia da Covid-19  nas cadeias globais de suprimentos e suas reações nos conselhos de administração no Brasil apresentam um cenário de instabilidade geopolítica, que são examinados no artigo “Pandemia e incertezas geopolíticas na indústria brasileira”.


Clique aqui para mais detalhes sobre os espaços colaborativos do IBGC.

Confira as últimas notícias do Blog IBGC