No próximo dia 15 de junho,
IBGC e a
Comissão de Valores Mobiliários, a CVM, realizarão o fórum
Mercado de Carbono no Brasil: Experiências e Tendências para debater a importância deste mercado como estratégia para se atingir as metas de neutralização da emissão de gases de efeito estufa e cumprimento de agendas e compromissos globais assumidos por empresas e países, em meio à emergência climática que vivemos. O evento, 100% presencial, será realizado das 9h às 10h30, no auditório da autarquia, no Rio de Janeiro.
O
Relatório 2021 sobre a Lacuna de Emissões, produzido pela ONU, mostra que o mundo caminha para um aumento da temperatura global de 2,7°C até o final do século, o que está bem acima dos objetivos do Acordo de Paris e levaria a mudanças catastróficas no clima da Terra. Ao mesmo tempo, de acordo com
dados do Banco Mundial, as iniciativas de precificação de carbono cobrem cerca de 21,5% das emissões mundiais de gases de efeito estufa, com 64 iniciativas implementadas ou em estudo.
Os principais pilares apontados no estudo para mercados de carbono duradouros – e que a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) defende para o modelo brasileiro, são: liderança no Executivo, descentralização, criação de novas estruturas, organização dos sistemas de compensação, interface com o setor privado e formas de interação com setores não regulados.
O fórum contará com a presença de três especialistas que compartilharão experiências e lições aprendidas no mercado de carbono brasileiro, bem como os planos de governo sobre o assunto: Chicão Bulhões: diretor executivo do Instituto Casa Leme; Lúcia Veloso Aragão, sócia do Vieira Rezende Advogados e Nelson Monteiro da Rocha, secretário de Estado da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (SEPLAG RJ). A moderação ficará a cargo de João Accioly, diretor da CVM.
Os palestrantes abordarão suas experiências no mercado de carbono brasileiro, bem como os planos de governo já desenhados para que o Brasil assuma o protagonismo no tocante a este tema tão relevante. Participe e inscreva-se já
clicando aqui