IBGC conta com mais espaços de colaboração

 Além das Comissões Temáticas, que receberão novos associados, o Dialoga passa a ser mais um espaço de aprendizado mútuo

  • 16/07/2021
  • Equipe IBGC
  • Você sabia?

Dando continuidade à sua visão de ser o principal centro de educação, reflexão e influência do país, o IBGC, em busca de mais agilidade, integração e capacidade de inovação, criou espaços colaborativos e revisitou os atuais.

Por meio do Dialoga, o IBGC abriu espaço para cerca de 200 associados dialogarem sobre os temas e setores: Conselheiros em Empresas Familiares; Esportes, Financeiro, Energia, Indústria e Tecnologia. O Dialoga está em sua segunda edição. A ideia é que esses 6 grupos de associados possam, durante os próximos 5 meses, se encontrar e conversar a respeito da governança corporativa em seus setores de atuação. Para se inscrever, clique aqui.

Já as Comissões Temáticas estão passando por uma evolução. Com um novo regimento interno, as comissões, que sempre foram espaços colaborativos para reflexão, debate qualificado, consulta e orientação frente às temáticas centrais de governança corporativa, terão, agora, mais agilidade para produzir conteúdo como artigos para o blog, podcasts, pílulas de vídeo, eventos e webinars.

Haverá, também, uma maior rotatividade de participantes, que poderão participar das comissões por 5 anos. Após esse período, seus integrantes poderão contribuir de outra forma, participando de outras comissões, de Dialogas ou mesmo de grupos de trabalho. Para os que tiverem interesse em saber mais sobre como participar das comissões temáticas, acessem o novo regulamento interno.

Um ponto importante é que os projetos de alta densidade (publicações, filmes longos, cursos), que antes eram produzidos por uma única comissão, terão um novo processo, visando integrar pontos de vista diferentes de comissões diversas. A ideia de construção de novos conteúdos pode ser sugerida por uma comissão temática, por meio de seu coordenador, sendo encaminhada à Curadoria, que definirá um grupo de trabalho formado por membros de diversas comissões e por outros especialistas do tema.

A Curadoria do IBGC foi criada no início deste ano e é composta por profissionais de todas as áreas da gestão. Liderada pelo gerente de Conhecimento e Pesquisa, Luiz Martha, a curadoria constrói e define, semanalmente, sobre como integrar, cada vez mais, as atividades de cursos, eventos, podcasts, artigos e publicações. Segundo Pedro Melo, diretor geral do instituto, participar da curadoria tem sido um aprendizado diário sobre os desafios do instituto em todas as frentes, inclusive buscando soluções integradas para levarmos governança corporativa de forma efetiva a todos os tipos e tamanhos de empresas.

Com essas novidades, as comissões temáticas passarão por uma movimentação muito importante no final de 2021. Os membros que tiverem 7 anos ou mais em uma mesma comissão encerrarão o ciclo e poderão se inscrever para participar de um novo grupo.

“Temos pessoas extremamente competentes e que sempre colaboraram muito para o crescimento do conceito da governança corporativa no país. Com essa mudança, teremos a oportunidade de contar com essas pessoas em outros temas e espaços também relevantes para o instituto, além de podermos incluir outros profissionais, agentes de governança, em nossas comissões, reforça Valeria Café, diretora de Vocalização e Influênicia no IBGC. As comissões têm um papel importante no objetivo estratégico do IBGC. Essas novas diretrizes serão fundamentais para tornarmos os processos mais dinâmicos, promovermos a integração de novos membros e aumentarmos a troca entre as comissões. “Estamos muito felizes em promover espaços estruturados para a participação dos associados. Todos vão ganhar com essas mudanças, principalmente a sociedade que pode contar com pessoas tão dedicadas na promoção das melhores práticas de governança corporativa”, explica Valeria.

Para Pedro Melo, por meio dessas melhorias, esperamos ganhar em agilidade, foco e integração, com uma nova dinâmica, mais colaborativa e alinhada à nossa visão, diretrizes e pilares.

Saiba mais sobre os espaços colaborativos e sobre as novidades do novo regulamento clicando aqui

Confira as últimas notícias do Blog IBGC