IBGC apoia Movimento Transparência 100% do Pacto Global da ONU Brasil

A proposta é que o setor privado brasileiro assuma compromissos públicos na busca pelos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU

  • 27/09/2022
  • Angelina Martins
  • IBGC Comunica

O Movimento Transparência 100% é a maior iniciativa de fomento à transparência corporativa do País e objetiva encorajar e capacitar as empresas para irem além das obrigações legais, fortalecendo mecanismos de transparência e integridade em empresas de destaque para torná-las mais resilientes e exemplos de sucesso para as demais empresas.

O apoio ao Movimento Transparência 100%, recentemente firmado pelo diretor-geral do IBGC, Pedro Melo, fortalece ainda mais os princípios básicos de governança corporativa propostos pelo instituto em sua Agenda Positiva de Governança, lançada em 2020.

Os princípios Transparência, Equidade, Prestação de Contas e Responsabilidade Corporativa norteiam os seis pilares da Agenda Positiva, que são: ética e integridade; diversidade e inclusão;ambiental e social; inovação e transformação; transparência e prestação de contas; e conselhos do futuro.

Especificamente, sobre transparência, a Agenda Positiva aponta que: “Os líderes devem promover a transparência e prestar contas de sua atuação a partir de um diálogo aberto com as diferentes partes interessadas, identificando seus interesses e expectativas, a fim de obter mais confiança e melhores resultados”.

Desenvolvimento sustentável com trabalho conjunto

A Rede Brasil do Pacto Global é a 3ª maior rede do mundo, com mais de 1.500 membros e reúne o setor empresarial para atuar com impacto mensurável nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS), tanto na evolução dos modelos de negócios como na implementação de projetos de parceria.

Vale ressaltar que ao assinar a carta de apoio ao Movimento Transparência 100% o IBGC se compromete a apoiar sua meta de avançar, até 2030, em direção aos objetivo, abaixo:
• 100% de transparência das interações com a Administração Pública.
• Remuneração 100% íntegra da alta administração.
• 100% da cadeia de valor de alto risco treinada em Integridade.
• 100% de transparência da estrutura de Compliance e Governança.
• 100% transparência sobre os canais de denúncias.

O apoio ao Movimento Transparência 100% é mais uma ação do IBGC em sua proposição de contribuir para o desempenho sustentável das organizações. No Portal do Conhecimento você encontra conteúdos produzidos pelo instituto e instituições parceiras sobre as metas acima citadas.