IBGC cumpre agenda em Brasília com diversos stakeholders

Instituto visitou capítulo, dialogou com entidades governamentais e compartilhou pesquisas realizadas em parceria com o Center for International Private Enterprise sobre estatais brasileiras

  • 13/05/2022
  • Gabriele Alves, Fernando Damasceno e Lucas Legnare
  • Vocalização e Influência

Nesta seção, o IBGC apresenta as principais interlocuções da agenda de Vocalização e Influência do instituto na última semana com diferentes agentes que contribuem com o desempenho sustentável das organizações e, consequentemente, com uma sociedade melhor. Veja quais foram os destaques:

Interlocuções do IBGC em Brasília
O gerente de relações institucionais e governamentais do IBGC, Danilo Gregório, cumpriu uma extensa agenda em Brasília nesta semana. Entre outros compromissos, o porta-voz do IBGC teve reuniões com assessores parlamentares e representantes da Controladoria Geral da União (CGU) e da Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais do Ministério da Economia. Ainda em Brasília, Gregório representou o IBGC na Reunião de avaliação do cumprimento pelo Brasil da Convenção da ONU contra a corrupção. Além do IBGC, o Movimento Contra a Corrupção Eleitoral, a Open Knowledge Brasil e a Transparência Internacional-Brasil participaram do evento como organizações da sociedade civil.

Visita ao Capítulo Brasília/Centro-Oeste
Entre os dias 4 e 5 de maio, Lucas Legnare e Mônica Barbosa, respectivamente, gerente e analista de Capítulos do IBGC, visitaram o capítulo Brasília/Centro-Oeste. Acompanhados do coordenador-geral do capítulo, Antonio Bizzo, e do membro da coordenação estendida, Luiz Ligabue, Legnare e Barbosa participaram de reuniões institucionais com o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), Tesouro Nacional e Banco do Brasil. Foram discutidas frentes de atuação do IBGC, como treinamentos, certificações e workshops de sensibilização sobre temas relevantes de governança. Durante a visita, foi realizada reunião de trabalho com todos os coordenadores da regional. No dia 12 de maio, o IBGC foi representado por seu diretor-geral, Pedro Melo, em painel do Congresso Nacional dos Executivos de Finanças (Conef), em Fortaleza, no Ceará. O evento teve como tema o executivo do futuro e Melo falou sobre a importância da governança no processo de transformação dos negócios.

Políticas de Propriedade Estatal
O gerente de relações institucionais e governamentais do IBGC, Danilo Gregório, participou de reuniões para divulgar as duas pesquisas mais recentes do instituto em parceria com o Center for International Private Enterprise (CIPE) sobre governança de estatais: Governança Corporativa em Empresas Estatais Brasileiras e Políticas de Propriedade Estatal. Na última terça-feira, 10 de maio, ele se reuniu com Juliana Palma, pesquisadora do Grupo de Estudos das Relações entre Estado e Empresa Privada da Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP). Na mesma data, Gregório dialogou com Tadeu Barros e Lucas Cepeda, respectivamente diretor-presidente e gerente de relações governamentais do Centro de Liderança Pública (CLP).

Acompanhe esse e outros resumos da agenda de Vocalização e Influência do IBGC aqui

Confira as últimas notícias do Blog do IBGC

20/05/2022

3 entrevistas sobre governança em startups e scale-ups para ler

20/05/2022

Governança Corporativa no setor de saúde é tema de fórum temático

19/05/2022

IBGC apresenta pesquisas sobre governança de estatais a órgão da Secretaria do Tesouro Nacional

19/05/2022

Jornada Técnica ao Canadá, reunião com instituto de governança da Colômbia e mais

16/05/2022

Quando a boa governança transforma riscos em oportunidades

13/05/2022

IBGC assina carta a Biden em apoio a fundo contra desmatamento